Início » Comunicado: IEP adia eventos da Instituição em virtude do novo Coronavírus

Comunicado: IEP adia eventos da Instituição em virtude do novo Coronavírus

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua diretoria, decidiu adiar a programação de eventos da instituição até o dia 31 de março de 2020, para retomar as atividades. A decisão segue as recomendações de evitar grandes aglomerações de pessoas, já que o contato é a principal forma de transmissão do novo Coronavírus.

Os casos de Sars-cov-2, como é chamado oficialmente o novo Coronavírus, têm crescido exponencialmente nos últimos dias e em meio ao avanço dos casos, classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia, o Instituto adotou esta medida preventiva.

Recomendamos aos associados do IEP que procurem evitar comparecer ao instituto e resolver suas questões por meio do telefone (41) 3068-9850 ou E-mail, dessa forma auxiliaremos para que não haja a transmissão do vírus.

Coronavírus são uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A transmissão desses vírus pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato próximo com o doente. Recentemente, um novo tipo de Coronavírus foi descoberto, o 2019-nCoV, o qual tem causado mortes e bastante preocupação.

Entre os sintomas apresentados estão a tosse; dificuldade respiratória; falta de ar e febre. Em casos de síndromes respiratórias mais graves, podem ocorrer insuficiência renal e até mesmo morte.

Para se prevenir de doenças causadas por Coronavírus, as principais medidas são: evitar contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias; lavar bem as mãos; não tocar os olhos, nariz e boca antes de higienizar as mãos; compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como copos e talheres.

 

Horácio Guimarães
Presidente do IEP