IEP participa da Smart Energy CIEI&EXPO 2017

NUA_8953

O presidente do Instituto de Engenharia do Paraná ( IEP), o engenheiro civil José Rodolfo de Lacerda, participou hoje (18) de sessão solene de abertura da Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy CIEI&EXPO 2017 – ,que chega a sua quarta edição, trazendo as principais novidades do setor e ampliando o debate sobre a importância das energias sustentáveis no Brasil e no mundo.

Hoje, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a matriz energética brasileira é composta por pouco mais de 40% de energias renováveis, entre elas a energia solar e eólica. Com a escassez dos recursos naturais, cada vez mais as energias alternativas são apontadas como novas soluções.

“Neste contexto, o IEP, como entidade referência no âmbito da Engenharia, vem assumindo o compromisso de contribuir incondicionalmente para alavancar ainda mais o potencial brasileiro no que se refere às fontes de energias renováveis, como a biomassa, eólica, etanol, fotovoltaica, além dos recursos hídricos, aportando experiência e conhecimento especializado para influenciar lideranças na proposição de políticas públicas em defesa da população e do desenvolvimento sustentável do Brasil, ou seja, uma mudança de paradigma no país”, destaca Lacerda.

O evento foi aberto pelo diretor-geral da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Décio Sperandio. E na sequência, falou o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Tecpar, Reginaldo Souza. Eles agradeceram a presença ao evento e reforçaram a importância deste ambiente rico, em um momento tão favorável, para ampliar a discussão sobre energias renováveis no Brasil e no mundo.

Fizeram também parte da solenidade de abertura Carlos Evangelista, Diretor da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD); Julio Omori , superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel; Ruy Gerson Brandt, representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Celso Kloss, diretor-superintendente da Paraná Metrologia, organizadora do evento.

NUA_9059

A Smart Energy CIEI&EXPO 2017 está sendo realizada no Espaço de Exposições Horácio Coimbra, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e encerra-se no dia 20, mobilizando empresários, gestores públicos, membros de agências e entidades de governo, fabricantes, fornecedores, instaladores, consultores, professores, pesquisadores, estudantes e consumidores em uma série palestras de espaços segmentados chamados de “Ilhas Temáticas”.

Esta é a grande novidade desta edição, que foi segmentada para dar destaque a cada setor empresarial, academia e instituições públicas, no que se refere à apresentação de projetos na área de redes inteligentes, tendências e inovações.

A programação conta com painéis sobre geração distribuída e armazenamento de energia, eficiência energética em residências, comércio e indústria, além de debates sobre o futuro das energias renováveis, incentivos e políticas públicas para o setor. Os temas ressaltam a importância da expansão das fontes alternativas de energia.

A conferência contará ainda com exposição dos principais fornecedores de tecnologia, produtos e serviços do setor e apresentação de pesquisas científicas, com participação de universidades e de trabalhos desenvolvidos no IEP.

SERVIÇO: Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy.
Data: 18 a 20.

Local: Espaço de Exposições Horácio Coimbra na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), na Avenida Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba – Paraná.Site: smartenergy.org.br/2017.

Posted in:
Articles by
Published:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *