Indicadores de Gerenciamento de Projetos

IMG_1231 IMG_1270 cópia

O primeiro café da manhã com palestra realizado pelo Instituto de Engenharia do Paraná trouxe o especialista Armando Terribili Filho para falar sobre “Indicadores de gerenciamento de projetos”. O Evento, realizado no dia 7 de maio, foi uma promoção conjunta com o Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) e contou com o apoio institucional do CREA-PR e do Sinduscon-PR.

Para o presidente do IEP, Nelson Luiz Gomez, a primeira edição do Café foi bastante enriquecedora e favoreceu a interação de profissionais vinculados às duas entidades organizadoras. Novos eventos nos mesmos moldes já estão sendo programados.

IMG_1228IMG_1237

IMG_1250 IMG_1276

Os indicadores de projeto medem os resultados e efetividade dos projetos; enquanto que, os Indicadores de Gerenciamento podem se transformar em ferramentas úteis para avaliação de progresso nos projetos, com utilização em qualquer etapa da execução ou ao seu final, como lição aprendida.

Há indicadores de monitoração que são padrões no mercado, por exemplo: CPI/TCPI e SPI/TSPI (respectivamente de custos e prazos) e outros propostos pelo palestrante, como: o indicador de satisfação do patrocinador (ISP), indicador de planejamento e de efetividade da comunicação (IPEC) e indicador de gestão de riscos (IGR). A avaliação periódica dos indicadores de gerenciamento permite identificar desvios e planejar ações corretivas/preventivas.

O cockpit (painel de controle) de indicadores de gerenciamento de projetos pode dar subsídios para o Escritório de Projetos (PMO) para identificar pontos de melhoria no gerenciamento dos projetos na organização.

IMG_1264

Armando Terribili Filho é pós-doutor e doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista, mestre em Administração de Empresas e bacharel em Matemática na área de Tecnologia da Informação. Tem publicações científicas nos EUA, Itália, Espanha, Portugal, Argentina, Colômbia, Costa Rica, México e Brasil. Autor dos livros: Indicadores de Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Projetos em 7 passos e Gerenciamento dos Custos em Projetos da coleção Grandes Especialistas Brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *