Início » Movimento Pró-Paraná realizará Assembleia Geral Ordinária Eleitoral

Movimento Pró-Paraná realizará Assembleia Geral Ordinária Eleitoral

Será realizado no próximo dia 12 de setembro, na sede social do Movimento Pró-Paraná, localizado à Rua XV de Novembro, 621 – 5 andar, a Assembleia Geral Ordinária Eleitoral, que elegerá os membros do Conselho Superior, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria, para o biênio 2019/2021. A votação terá início às 13:00 horas até às as 19:00 horas.

O Movimento Pró-Paraná nasceu embalado pela conquista dos royalties de Itaipu, compensação financeira pelo uso do potencial hidráulico do Rio Paraná para a produção de energia da hidrelétrica.

Não foi uma batalha fácil. A tese da compensação foi defendida com empenho ao longo da década de 1980 por um grupo de paranaenses liderados pelo jornalista Francisco Cunha Pereira Filho.

Em 1991, o Diário Oficial da União publicou o decreto que instituiu a Lei dos Royalties, que chegaram aos cofres locais em 1996. A vitória impulsionou o crescimento do Paraná e inspirou o grupo a permanecer unido para dar voz ao estado no cenário nacional.

Em 2001, nasceu formalmente o Movimento Pró-Paraná, tendo Cunha Pereira como primeiro presidente. O advogado, economista e professor Belmiro Valverde Jobim Castor e o empresário Jonel Chede o sucederam no cargo agora ocupado por Marcos Domakoski.