Início » Último dia da Semana Acadêmica do IEP teve Universidade Positivo e palestra sobre ser extraordinário

Último dia da Semana Acadêmica do IEP teve Universidade Positivo e palestra sobre ser extraordinário

Para fechar com chave de ouro a Semana Acadêmica de Engenharia na última sexta-feira (18 de agosto), o Instituto de Engenharia do Paraná – IEP abriu suas portas para a Universidade Positivo que levou durante toda a tarde o seu ciclo de palestras. A programação começou com Logística Reversa: Um Caminho Para a Sustentabilidade (com o professor Daniel Ferreira Santos) e seguiu com A 4ª Revolução Industrial Sob a Ótica e Diretrizes de Produtores e Processos (com professor Kássio Cabral).

Na parte noturna do evento, antes do coquetel de confraternização, o IEP levou a palestra Seja Extraordinário, com o engenheiro e palestrante Marcos Sousa.

O palestrante explicou que a sua intenção é plantar a semente do extraordinário e que as pessoas gostam de experiência desta natureza – conhecer lugares fantásticos e momentos extraordinários – porém no trabalho e na vida elas são ordinárias no sentido de serem comuns e seguirem uma ordem. É comum as pessoas terem dias repetidos sem nenhuma experiência nova.
Sousa disse que dentre os temas que ele fala em seus encontros, o destaque são para a trinca de “Cs”: Crença, Competência e Consistência:

Crença

“As pessoas precisam perder as crenças limitantes, o teto mental que trava ou acomoda todo mundo onde está. Não adianta pensar que é extraordinário se não desenvolver competências seja como aluno, professor ou profissional. Em um momento a pessoa chega em um platô de conhecimento e a gente sabe que neste momento surge a estagnação.”

Competência

“Competência é conhecimento, é o que se estuda, competência é o que você aplica para aquilo que estuda. Nem todo os graduados são competentes e nem todo empresário estudou, então temos os dois casos. Competência é aquilo que se consegue fazer com o que conhecimento adquirido.”

Consistência
“É fazer alguma coisa repetidas vezes. A consistência do sucesso dá mais trabalho, mas o resultado é bem melhor. Já para a consistência do fracasso basta repetir os erros que já foram cometidos ou se acomodar e para se acomodar basta que o sucesso de ontem não se repita hoje. Só em se acomodar a pessoa já está ficando para trás. O mundo é muito rápido, na empresa, na faculdade, na cultura e em casa. As pessoas precisam ser consistentes. Para implementar um novo projeto de vida o ideal é começar agora nas próximas 72 horas e repetir este projeto nos próximos dias para poder treinar o seu cérebro na construção de sinapses para encontrar o que se deseja.”

Estudantes precisam estar atentos
A plateia formada por estudantes com a cabeça borbulhando são um desafio. Para Marcos Sousa, uma vez que estão em uma era diferente e o que estão aprendendo hoje, pode não ser tão útil em alguns anos.

O palestrante explica que eles precisam se atualizar constantemente para não ficar para trás. Os estudantes, quando se formam, são constatados pelo currículo e demitidos pela falta de inteligência emocional:

“É preciso ter competência emocional para lidar com a negativa, a frustração, o chefe chato, o cliente que não quer comprar, como lidar com problemas familiares, na empresa, a perda do primeiro amor dentre tantos outros. Tudo isso acontece quando se sai da faculdade e muitas vezes o estudante se muda de cidade. Tem as drogas, os vícios e as bebidas e, é a pessoa quem escolhe qual o caminho vai querer seguir.”

Alunos estrangeiros são destaque em todos os encontros
Durante todos os dias da Semana Acadêmica de Engenharia, quem marcou presença foram dois estudantes de engenharia de Guiné Bissau. Um deles é Ariolino Iê, estudante do último semestre de Engenharia Civil pela FAPAR, participou de todas as atividades – e sai da Semana Acadêmica muito satisfeito com o que encontrou:

“A experiência que passei aqui é de se louvar pois consegui adquirir vários conhecimentos em todas as palestras. Me livrei de algumas dúvidas que tinha no dia a dia e tivemos com os temas das palestras. Uma ótima aquisição de conhecimento.”
Quando perguntado sobre futuros eventos no IEP, Iê declarou que se aparecerem mais eventos da mesma natureza, mais ele vai participar: “Foi muito benéfico e acredito que para todos os estudantes também. O meu propósito é de crescer principalmente na Engenharia Civil” completa o estudante.