Início » Aconteceu – Visita Técnica ao Simepar

Aconteceu – Visita Técnica ao Simepar

1-_MG_0016

Aconteceu na tarde dessa sexta-feira, dia 11 de agosto de 2017 a visita técnica ao Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná). A programação começou com a palestra do Diretor Superintendente Eng. Eduardo Alvim Leite. Após, ocorreu a visita através das instalações tecnológicas da instituição.

1-_MG_0023

Na tarde do dia 11, os associados do IEP (Instituto de Engenharia do Paraná) aproveitaram a visita técnica às instalações do Simepar, Sistema Meteorológico do Paraná, a fim de conhecer melhor a relação entre a engenharia e as medições meteorológicas ocorridas em nosso estado. Na palestra foi levantada as questões ambientais e suas relações diretas e indiretas. O Engenheiro Eduardo Alvim Leite ministrou uma palestra de 2 horas mostrando a importância da medição da meteorologia para os vários mercados econômicos em nosso país e nos países vizinhos como o Paraguai e Uruguai, além da prevenção de desastres ambientais e populacionais.

1-_MG_0024

Apresentou os diversos equipamentos envolvidos na realização do levantamento de dados olhando sempre a entrega do resultado final, pois cada equipamento é responsável por entregar uma determinada configuração de dados. Por exemplo, os dados de refletividade, vento radial e largura espectral do Radar Meteorológico Doppler do SIMEPAR estima a quantidade de precipitação de uma determinada região, abrangendo os estados do Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul, e também o estado de São Paulo. Em conjunto o Simepar trabalha com o Sistema de Detecção e Localização de Descargas Atmosféricas, designado para a detecção de raios. A aplicação da combinação desses dois sistemas de medição pode ser vista em empresas como a COPEL, onde necessita de previsões de desastres e sinistros em sua malha de cabos condutores de eletricidade.

1-_MG_0037

O Eng. Eduardo Alvim Leite levantou a importância de possuir um time de colaboradores multidisciplinares, incluindo engenheiros, com o intuito de construir uma massa de informações mais completa e entregue no momento exato aos tomadores de decisões, prevendo assim uma melhor economia e prevenção no que se refere aos assuntos meteorológicos.

1-_MG_0052

Após a esclarecedora palestra, muito bem exposta pelo Superintendente, iniciamos a nossa viagem ao mundo da meteorologia paranaense. No Prédio situado dentro do campus do Centro Politécnico da UFPR, o Simepar está instalado em um prédio de 3 andares onde funciona os centros de medições atuantes sobre a meteorologia em si, ao cuidado e monitoramento de queimadas, o monitoramento para entidades privadas e a pesquisa acadêmica com mentoria de especializações em Mestrado e Doutorado, formando assim profissionais capacitados a entregar cada vez mais informações precisas sobre meteorologia ao povo paranaense e empresas privadas.

1-_MG_0108

Até a próxima visita técnica.

1-_MG_00551-_MG_0071

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 7 =

Font Resize