Início » Arquiteto Manoel Coelho morre, aos 80 anos, em Curitiba

Arquiteto Manoel Coelho morre, aos 80 anos, em Curitiba

É com pesar que o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná comunica o falecimento nesta manhã de quinta-feira, 4 de março de 2021, do associado, arquiteto e urbanista Manoel Coelho, de 80 aos, em Curitiba. Ele deixa a esposa Denise, três filhos e uma neta. Coelho era natural de Florianópolis. Ele formou-se em 1967, com a primeira turma do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde foi professor titular e coordenador do curso por vários anos. Participou ainda da coordenação de implantação dos Cursos de Design, em 1975. 

Como estagiário do IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba participou do planejamento urbano de Curitiba depois como arquiteto da equipe técnica e posteriormente como técnico consultor, desenvolveu uma série de projetos para a Cidade. 

Desde 1973, coordenava a área de Planejamento Físico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), onde desenvolveu os projetos de todas as instalações do Campus Curitiba, Londrina, São José dos Pinhais, Toledo e Maringá. 

Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Paraná e ocupou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Curitiba. De 1975 a 1980 coordenou um projeto de Desenvolvimento Urbano para a Cidade de Criciúma, Santa Catarina, abrangendo Projeto de Identidade Corporativa, Mobiliário Urbano, Sistema de Circulação, Paço Municipal, Centro Cultural e Centro Esportivo. 

A partir de 1999 projeta as instalações da Universidade Positivo, com 15.000 alunos, em uma área de 440.000,00 m², que abriga os edifícios didáticos, esportivos, o grande Teatro Positivo e o ExpoUnimed. 

Foi palestrante em várias cidades brasileiras e em alguns países; foi homenageado na 5 ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo com Sala Especial e recebeu vários prêmios, destacando-se pelos projetos na 3 ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo; Selo de Excelência na 2ª Bienal Brasileira de Design e o Grande Prêmio pelo Conjunto da Obra no XV Congresso de Arquitetos Oscar Niemeyer, em 1997. 

O IEP presta suas condolências à família e aos amigos.