O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), por meio da Câmara Técnica de ESG (Environmental, Social and Governance), da Câmara Técnica de Engenharia de Segurança do Trabalho e da Câmara Técnica de Arquitetura e Urbanismo, promoveu na manhã desta sexta-feira o evento “Carreira de Sucesso Feminina: Como chegar ao C-Level”, a fim de fomentar a discussão sobre a ascensão profissional feminina até os cargos mais altos das organizações.
O termo C-Level refere-se aos executivos de alto escalão de uma empresa, sendo a letra “C” uma abreviação para “Chief”, que significa “chefe”. Esses cargos incluem posições como CEO (Chief Executive Officer), CFO (Chief Financial Officer) e CTO (Chief Technology Officer), entre outros. No entanto, a presença feminina nesses cargos ainda é reduzida, e o evento buscou discutir as barreiras e estratégias para ampliar essa participação.
O Presidente do IEP, Eng. Civil José Carlos Dias Lopes da Conceição, destacou que, apesar da tradição e relevância histórica da instituição, ainda há um longo caminho a percorrer no que diz respeito à inclusão de mulheres na Engenharia. “Esta Casa centenária tem promovido algumas iniciativas para se modernizar. No entanto, ainda estamos atrasados na inclusão de mulheres. Em meu plano de gestão, inseri o projeto ‘Mulheres na Engenharia’, que tem como objetivo fomentar a presença e inserção de mulheres no IEP, e, consequentemente, na área da Engenharia em geral”, afirmou.
Dentre as ações elencadas pelo projeto “Mulheres na Engenharia” estão a realização de eventos e palestras sobre a participação de mulheres na Engenharia; o estabelecimento de um programa de mentoria para mulheres que estejam estudando ou iniciando suas carreiras na área; campanhas de conscientização sobre a importância da participação feminina na Engenharia; parcerias com empresas e instituições voltadas à inclusão de mulheres na Engenharia e o levantamento sobre a presença feminina na Engenharia no Paraná, identificando desafios e oportunidades para promover a inclusão.
O Presidente reforçou que o compromisso da instituição é essencial para a ampliação da participação feminina no setor. “O importante é que haja um comprometimento do IEP em promover a inclusão de mulheres na área e que sejam estabelecidas parcerias com outras instituições e empresas para alcançar esse objetivo. A participação feminina na Engenharia é fundamental para o desenvolvimento da área e para a construção de uma sociedade mais igualitária”, finalizou.
“É incrível perceber que, ao intencionalmente evitar uma chamada ‘pink’ ou centrada apenas nas mulheres, nos deparamos hoje com uma plateia quase exclusivamente feminina, um sinal claro de que ainda há um longo caminho a percorrer”, disse Maristela Parigot, Coordenadora da Câmara Técnica de ESG (Environmental, Social and Governance) do IEP. “Reunimos aqui mulheres excepcionais, cujas trajetórias nos lembram da importância de ir além do aspecto profissional e técnico, cuidando também da saúde mental. Afinal, a mulher já carrega múltiplas pressões: ser mulher, esposa, mãe e profissional. E, para enriquecer essa discussão, contamos com palestrantes brilhantes, que abordarão essa temática sob diferentes perspectivas”, resumiu.
A programação do encontro contou com as palestras “Engenheira, executiva e o poder da marca pessoal na carreira” (com Karen Volpato) e “É possível atravessar Mudanças, Crises e Transições de forma saudável? Claro que sim!” (com Juliana Bley). Também, os painéis “Liderança Feminina/Posicionamento de mercado, desenvolvimento de mulheres” (com Marielva Andrade Dias – VP Positivo; Claudia Malschitzky-Conselheira, Membro de Comitê de Pessoas e Coordenadora do IBGC Paraná; Daniella Abreu – Presidente WTC e mediação de Maristela Parigot); e “ESG” (com Janete Anelli – Coordenadora Geral do Capítulo PR-IBGC e Conselheira de Administração; Maristela Parigot Coordenadora da Câmara de ESG do IEP; Cris Alessi – Inovação Social e mediação de Lis Camila Flizikowski).
Ainda, o lançamento da 2ª edição do livro “A voz feminina da Sustentabilidade”, escrito por Daniele Ciotta, e um momento de networking e troca de experiências com a mentora de liderança feminina Lênia Luz.
.












.
Assista ao evento na íntegra abaixo ou pelo canal do IEP no YouTube:
.