É um órgão executivo, será composto por 5 (cinco) Diretores eleitos em Assembleia Geral, podendo criar até 10 diretorias de apoio. Tendo dentre suas competências cumprir e fazer cumprir este Estatuto e seu Regimento Interno; planejar, executar, administrar e controlar os serviços e as atividades técnicas institucionais; elaborar a proposta orçamentária anual até dia 15 (quinze) de outubro; regulamentar os procedimentos técnicos, administrativos, financeiros e atividades institucionais; promover e executar a decisão da Assembleia e dos Conselhos e demais competências previstas no Estatuto do IEP.
IEP um novo olhar para o futuro (Gestão 2023/2025)
Presidente | Engº. Civil José Carlos Dias Lopes da Conceição
Engenheiro Civil, pela Universidade Federal do Paraná-1987, com especialização em Gestão e Engenharia Ambiental, pela UFPR-2006, atua no ramo de Engenharia Consultiva no setor de transportes-1988/2023, gerente de contratos e projetos desenvolvendo atividades de coordenação, planejamento, no gerenciamento de projetos, na fiscalização, assessoramento e apoio técnico a contratos de concessões, na supervisão de obras e serviços rodoviários, na elaboração e revisão de projetos de engenharia rodoviária, ferroviária e metroviária. Possui uma visão sistêmica e experiências práticas nas áreas administrativa, financeira, comercial, recursos humanos, suprimentos, produção e área técnica. Entidades de classe SINAENCO – Regional/PR -2004/2019, VP de Ética e de Proteção à Consultoria, de Engenharia e de Arquitetura. Diretor Adm. do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP-2017/19. Conselheiro no CREA/PR pelo IEP-2020/22. Diretor Adm. do CREA/PR -2020 e 2021.
Vice-Presidente | Engº. Civil Rodrigo Paulo Strano Pasqual
Formação:
2005 – Engenheiro Civil – UFPR.
2007 – MBA em Gerenciamento de Projetos – FGV.
2009 – Pós-graduado em Patologias das Construções – UTFPR.
2018 – Mestre em Engenharia Civil – UFPR.
1999 – Intercâmbio na Inglaterra para conhecimento avançado da língua inglesa.
Atividade Profissional:
2002-2006 Trainee na Petrobras e na Esso participando de obras nas refinarias e Pool de Araucária/PR.
2006-atual Sócio-Proprietário da Protec Engenharia, participou de inúmeros projetos relevantes no Canadá, EUA e América do Sul para obras das maiores empresas do país e grandes multinacionais.
2006-atual – Autor de artigos publicados em periódicos e eventos na área de engenharia de estruturas e geotécnica.
2019-atual – Revisor de artigos científicos para Revista Internacional.
Atividade em Entidade:
2019 – 2020 Vice-Coordenador da Câmara Técnica de Sistemas Construtivos e Habitação do IEP.
2021-2023 – Diretor Técnico do IEP.
Distinção:
2000 – Primeiro colocado no vestibular de Engenharia Civil da UFPR.
1990 – 2005 Ao longo da vida acadêmica obteve diversos diplomas de honra ao mérito e bolsas de estudo.
Diretora Administrativa | Engª. Civil Janice Kazmierczak Soares
Formação:
Especialista em Projetos e Obras Públicas com Ênfase em Infraestrutura Viária de Transportes – Universidade Estadual de Ponta Grossa. 500 horas. Conclusão 2022.
Especialista em Infraestruturas de Transportes – Rodovias, pela Universidade Paulista – UNIP, 480H, presencial, conclusão 2019.
Graduada em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, conclusão em 2012.
Experiência Profissional:
2014 – Atual – Departamento de Estradas de Rodagem – DER/PR
• Diretora Técnica do DER/PR (abril/2022 – atual)
• Gestão de 40 contratos de obras de infraestrutura e de mais de 30 contratos de elaboração de projetos e demais serviços de consultoria em engenharia.
• Coordenadora Geral da Unidade de Gestão do Programa de Estratégico de Infraestrutura e Logística financiado pelo BID (outubro/2021 – atual)
• Coordenadora de Licitações (janeiro/2018 – abril/2022)
• Coordenadora Administrativa Financeira na Unidade de Gestão do Programa BID _ UGP (2019 – 2021)
• Engenheira Civil na Coordenadoria Técnica. (janeiro/2014 – janeiro/2018)
2013 – Secretaria de Infraestrutura e Logística – SEIL/PR Cargo: Residente Técnica em Infraestrutura
2010-2012 – Construtora Kurten Cargo: Técnica, principal atividade: elaboração de projetos de engenharia de edificações.
Diretor Financeiro | Engº. Eletricista Alexandre Mattar Sobrinho
Formação:
1971 – Engenheiro Eletricista – UFPR.
1978 – Administração de Empresas – FAE.
2000 – Engenheiro de Segurança no Trabalho – UFPR.
1971 – 2000 – Cursos e seminários diversos no Brasil e no exterior, nas áreas de manutenção, operação, gerência de manutenção e gerenciamento pela qualidade total.
Atividade Profissional:
1972 – 1999 – Copel – supervisor geral de manutenção e gerência da Usina de Figueira. Supervisor geral de manutenção elétrica das usinas da Copel. Gerente da área de manutenção e operação de subestações e linhas de transmissão da Região Metropolitana de Curitiba, mais regiões vizinhas e litoral. Gerente de Manutenção e Operação de Usinas, Subestações, Sistema de Medição, Proteção e Eletrônica.
2000 – 2000 – Camargo Correia – engenheiro de operação e manutenção de linhas de transmissão.
2006 – 2009 – Gouvêa da Costa – engenheiro consultor em sistemas de potência na área de transmissão de energia.
2013 – 2015 – Marumbi Transmissora de Energia – engenheiro de segurança.
2013 – 2015 – Costa Oeste Transmissora de Energia – engenheiro de segurança.
2019 – 2020 – Membro do Conselho Fiscal da Marumbi Transmissora de Energia.
2021 – 2023 – Membro do Conselho Fiscal do Lactec.
Atividade em Entidade:
2009 – 2013 e 2017-2023 Diretor Financeiro do IEP.
Diretor Técnico | Engº. Civil Antonio Borges dos Reis
Antonio Borges dos Reis está completando neste ano de 2023 quarenta anos de formação em engenharia civil pela Universidade Católica do Paraná.
Empreendedor desde o início de sua formação construiu casas em Blumenau-SC, mais tarde atuou no Paraná no departamento de engenharia da ESSO BRASILEIRA DE PETRÓLEO na reforma e construção de postos de gasolina e montou uma Loja de Materiais de Construção, ramo que atuou por mais de vinte anos.
Dedicou-se a vida pública tendo sido eleito vereador de Curitiba por dois mandatos em 1992 e 1996. Foi Diretor de Políticas Públicas e Planejamento Urbano do Ministério das Cidades.
Atualmente é Assessor Técnico da Prefeitura atuando na Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba.
Por três ocasiões diferentes foi eleito para o Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia do Paraná. É o atual Coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento do IEP.
REGIMENTO INTERNO DIRETORIA EXECUTIVA