Início » IEP promove reunião com representantes da SMMA-PMC, SINDUSCON, FECOMÉRCIO e CREA, em continuidade do DEBATE sobre LOGÍSTICA REVERSA

IEP promove reunião com representantes da SMMA-PMC, SINDUSCON, FECOMÉRCIO e CREA, em continuidade do DEBATE sobre LOGÍSTICA REVERSA

Na manhã do dia 11 de agosto o IEP promoveu uma reunião com representantes da SMMA-PMC, SINDUSCON, FECOMÉRCIO e CREA, em continuidade do DEBATE sobre LOGÍSTICA REVERSA realizado pela Câmara Técnica de Meio Ambiente. Na ocasião foi abordado um tema relevante que é o descarte na natureza de caçambas com resíduos da construção civil.

A reunião contou com a participação do Presidente Nelson Gomez, do Diretor Técnico Rodrigo Pasqual, do Coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente Antonio Borges dos Reis, do Superintendente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba Marcos Traad acompanhado do Diretor de Limpeza Pública Edélcio Marques dos Reis e dos técnicos Ricardo Bonot Taborda Ribas e Juliana Ribeiro Mishihara Pinto, do Vice-Presidente de Meio Ambiente do SINDUSCON Newton Borges dos Reis Neto acompanhado do técnico José Rossa Junior, do Vice-Presidente da FECOMÉRCIO Paulo Nauiack e do Assessor Parlamentar e Empresarial da Presidência do CREA-PR, Euclésio Manoel Finatti.

Na reunião foram debatidos os problemas e soluções do descarte irregular dos resíduos com o uso de tecnologias de monitoramento das caçambas.

Na sequência será realizada uma nova reunião sob coordenação do Superintendente Marcos Traad para fazermos o planejamento da priorização das ações a serem realizadas.

“Fico feliz com o encaminhamento dado mostrando que o IEP está sendo um mediador entre a sociedade organizada e a Prefeitura de Curitiba na busca de soluções que preservem o ambiente de Curitiba” afirmou o coordenador da CTMA-IEP engenheiro civil Antonio Borges dos Reis.

“O problema do descarte de resíduos e da logística reversa como um todo tem diversas variáveis e tanto o setor público quanto o privado encontram dificuldades. O IEP vem atuando proativamente para encontrar e propor soluções nesses temas que resultem em benefícios à sociedade como um todo.” Rodrigo Pasqual, Diretor Técnico do IEP.

“A solução de questões que envolvem o meio ambiente depende da união de esforços de toda a sociedade. Como poder público, temos a obrigação de: interagir com todos, para uma maior eficácia sobre como proceder em relação ao destino adequado dos resíduos que geramos. Mas, mais que isso, quando nos reunimos com os segmentos organizados para entendermos os processos e bem mapeá-los, estamos reduzindo o esforço para solucionar aquilo que é nossa obrigação. Ficamos felizes em poder tratar do assunto dos resíduos da construção civil com as instituições que muito têm a contribuir com o bem de todos.” Marcos Traad Superintendente de Controle Ambiental da SMMA-PMC.

A responsabilidade deve ser compartilhada, e não por força de lei, por todos os atores urbanos. A FecomercioPR e seus sindicatos de base estão empenhados na solução desse e de outros problemas que se apresentam! Paulo César Nauiack, Vice-presidente da FECOMERCIO, Presidente do CORE-PR Superintendente do Instituto Municipal de Turismo, Membro do CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente

“Depois de mais de 6 anos hoje recomeçamos um passo super importante para poder retomar a discussão sobre o residuos da construção civil em nossa capital. Com a liderança do IEP, CREA, Sinduscon, Associações comerciais e a importante presença do Superintendente Marcos Traad e demais representantes da Prefeitura, temos a esperança que juntos vamos buscar a solução para este importante problema para de verdade podermos chamar nossa capital de capital ecologica”. Euclésio Manoel Finatti, Assessor Parlamentar e Empresarial da Presidência do CREA – PR

“Parabéns a todos presentes na reunião, obrigado ao IEP pela organização. Nós como sociedade civil em conjunto com os órgãos públicos devemos e podemos caminhar para frente para encontrarmos soluções de progresso aliados a sustentabilidade. E esse tema é caríssimo a isso”. Newton Borges dos Reis, Vice-presidente de Meio Ambiente do SINDUSCON.

“O Meio Ambiente não tem dono e não pertence a uma geração. O debate na Reunião de hoje, no IEP, mostra que unidos podemos superar as dificuldades para termos os resíduos sólidos da construção civil devidamente reciclados para assegurar um meio ambiente às gerações futuras” Nelson Luiz Gomez, Presidente do IEP