Na manhã desta quinta-feira (15), o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) abriu suas portas para sediar o II Fórum IEP – IRIP: “Inovações de Engenharia nos Negócios Internacionais”, em parceria com o Instituto de Relações Internacionais do Paraná (IRIP). O evento reuniu associados e Conselheiros do IEP, profissionais, acadêmicos e estudantes com o objetivo de debater as transformações da engenharia no cenário global, sustentabilidade e as novas exigências do mercado.
Na abertura, o Presidente do IEP, Engenheiro Eletricista Nelson Luiz Gomez, destacou o papel histórico e renovador da instituição. “Sejam bem-vindos à Casa da Engenharia, que é centenária e se renova a cada dia com a presença de jovens profissionais como vocês. Esta é uma casa que busca o desenvolvimento da sociedade”, afirmou. Ele alertou ainda para a crise de escassez de engenheiros no mercado, defendendo o incentivo à formação de novos profissionais: “Vamos fomentar o conhecimento e estimular a formação de novos engenheiros, pois o país precisa de talentos para enfrentar os desafios tecnológicos e sociais”, resumiu.
O Fórum foi uma iniciativa das Câmaras Técnicas de ESG (Environmental, Social and Governance) e de Construção Civil do IEP, e também marcou a abertura oficial da II Simulação da ONU, voltada a jovens estudantes e que ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio.
Durante sua participação, a Presidente do IRIP, Engenheira Maristela Parigot, chamou atenção para a necessidade de desenvolver competências além das técnicas na formação dos engenheiros. “Precisamos trabalhar as soft skills na Engenharia. A multidisciplinaridade do mercado exige profissionais preparados para atuar em ambientes colaborativos e diversos. Quanto antes houver essa miscigenação de saberes, melhor para o mercado como um todo”, destacou. Maristela também reforçou que o Fórum traz à tona discussões fundamentais sobre inovação e investimentos, especialmente na área de construções sustentáveis. “O painel de construções sustentáveis é uma das grandes oportunidades para discutirmos o que vem sendo feito em termos de investimentos para Curitiba e como podemos avançar na gestão de renovação urbana. Este evento é uma oportunidade valiosa para agregar conhecimento e pensar a engenharia com uma visão global”, completou.
Com uma programação robusta, o II Fórum promove debates sobre a integração entre Engenharia e relações internacionais, buscando aproximar os profissionais das novas tendências do mercado mundial, com ênfase em soluções sustentáveis e governança moderna.
.










.
Assista ao vídeo do evento completo abaixo ou pelo canal do IEP no YouTube:
.