Durante os dias 12 e 13 de maio, o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) foi o palco das atividades do I Encontro Regional do CreaJr-PR, uma iniciativa da Comissão Acadêmica Regional (CAR) de Curitiba, em parceria com o IEP, que faz parte das comemorações dos 20 anos do programa.
Voltado a estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências, o encontro tem como objetivo fortalecer o vínculo entre o meio acadêmico e o Sistema Confea/Crea, fomentar o protagonismo estudantil e oferecer conteúdos relevantes sobre empregabilidade, inovação, mercado financeiro e oportunidades profissionais. A programação incluiu palestras, painéis, sorteio de brindes e espaço para networking, com atividades presenciais e transmissão ao vivo pelo canal do IEP no YouTube.
A solenidade de abertura, realizada na noite do dia 12 de maio, foi marcada pela presença de representantes de instituições parceiras, além de lideranças jovens do programa.
Ao dar as boas-vindas aos participantes, o presidente do IEP, Eng. Eletricista Nelson Luiz Gomez, destacou o simbolismo do local escolhido para a realização do encontro. “O IEP sente-se honrado em receber esse evento do CreaJr do Crea-PR. E para vocês também é uma honra estar na casa precursora do Crea-PR, que está completando 100 anos. Daqui originou a primeira legislação relacionada às engenharias”, afirmou. Gomez também fez referência ao trabalho da Câmara Técnica Universitária do IEP e reforçou que a instituição é uma casa que oferece oportunidades para a realização de eventos como este. “Aqui é a casa da Engenharia e precisamos realmente desta renovação, com o trabalho dos jovens”.
O diretor-geral da Mútua-PR, Edson Luiz Dalla Vecchia, ressaltou o compromisso da entidade com a renovação. “Logo que assumimos a Mútua, um dos compromissos foi a renovação, a oxigenação. Nessa busca surgiu a ideia da Mútua Jovem, inicialmente, e em parceria com o Crea-PR, que já tinha o Programa CreaJr, criamos o Mútua Junior”, explicou. Ele destacou que, após o lançamento nacional do programa, a maioria expressiva dos jovens participantes tem origem paranaense. Dalla Vecchia também mencionou as vantagens oferecidas pela Mútua e convidou os estudantes presentes a conhecerem melhor os serviços da instituição.
Representando o Crea-PR, o gerente regional Eduardo Ramires destacou o cuidado com a organização do evento e seu papel estratégico na ampliação do Programa. “É uma satisfação enorme para o Crea estar realizando esse evento hoje, que começou a ser idealizado há seis meses, tomando como referência o Encontro Estadual, mas focado na nossa regional. A programação foi cuidadosamente pensada visando ampliar as fronteiras do próprio Programa CreaJr, que é personalizado, específico do Crea, voltado para os estudantes das Engenharias, agronomia e geociências, e que pode ter a participação de todos”, explicou.
O encontro contou com palestras de Lucas Felippe (FIEP) sobre como criar ecossistemas de inovação e desenvolver líderes para um futuro mais sustentável; de Cristóvão Neto (Mútua-Jr) – Analista Mútua-PR, sobre a Engenharia de produção e segurança do trabalho; de Rafaela Abreu Campos e Gabriel Abarno (ambos da XP); de Priscila Ferreira (Tecnoprev-PR); de Alex Romera (Construtora Romera); de Eduardo Ramires (CREA-PR); de Luana Veber (Veber Energy Light); de Miguel Donizete (CT Universitária IEP); de Lucas Zappani (CREAJR-PR) e de André Pagani (CREA-PR).
.
.


















Assista ao primeiro dia do evento abaixo ou pelo canal do IEP no YouTube:
.