Esta data foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) em homenagem ao mais antigo trabalho cartográfico feito no Brasil, registrado pelo Mestre João, astrônomo pertencente à frota de Pedro Álvares Cabral.
Em 27 de abril de 1500 (calendário Juliano), Mestre João determinou a latitude da então Baía de Cabrália (atual Porto Seguro, no estado da Bahia).
O documento com o registro cartográfico foi enviado para Portugal juntamente com a carta de Pero Vaz de Caminha, com a data corrigida para o calendário Gregoriano (utilizado atualmente), que corresponde ao dia 6 de maio.
O Engenheiro Cartógrafo tem na sua formação, conceitos e metodologias para levantar dados das superfícies, processar e ajustar os mesmos e representa-los por meio de gráficos e relatórios geoespaciais, facilitando o entendimento das atividades de engenharia e afins.
Com a evolução da informática, das tecnologias de levantamentos e de coleta de dados, a atuação dos profissionais ficou ampla no cenário da montagem e simulação das obras de engenharia e suas atividades em tempo real, assim como nos diferentes momentos de controle.
O IEP, neste dia, por meio de sua Diretoria Técnica congratula-se com os profissionais da Engenharia Cartográfica.