NOTÍCIAS IEP

1º Seminário IEP – CIGRÉ: A Transição Energética para o Desenvolvimento Sustentável

O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP e o Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRÉ, promovem o Evento “1° SEMINÁRIO IEP – CIGRÉ” com o tema central “A Transição Energética para o desenvolvimento Sustentável”, que acontecerá nos dias 18 e 19 de julho, presencialmente no Centro de Eventos do IEP.

Acompanhe abaixo a programação completa do evento.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 18/07

  • 18h00: Abertura com o Coordenador do evento Niromar A. de Rezende, MEE Diretor Técnico Científico da Academia Paranaense de Engenharia – APE.
  • 18h20: Transição Energética – Muito mais que Gerar Energia Limpa, com o Eng. Victor Ribeiro é Gerente de P&D e Inteligência de Mercado da Thymos Energia. Mestrando em Eng. Elétrica. Coordenador da CIGRÉ.
  • 19h20: A Tecnologia do Hidrogênio Produção e Uso, com Eng. Alexandre Leite é Diretor de Tecnologias PTI – ITAIPU, Pós-graduado em várias áreas relativas à operação, controle e manutenção de sistemas elétricos.
  • 20h20: Intervalo
  • 20h35: Células a Combustível e Baterias, com Patrício Rodolfo Impinnisi, PhD Pesquisador do LACTEC, professor no Programa de Pós-graduação do LACTEC e professor da UFPR.
  • 21h35: Encerramento

DIA 19/07

  • 17h30: A Energia Solar, com Jovânio Santos que é MME, Senior Member da IEEE, membro CIGRE e profissional da Thymos Energia.
  • 18h30: A Energia Eólica
  • Aspectos tecnológicos e tipos de Turbinas, com o Prof. Luiz Fernando Ortega que é Professor da UTFR e Especialista em Parques Eólicos, Geração Solar e Hidroelétrica;
  • Implantação de parques eólicos e os riscos socioambientais, com Eng. Lauro Garcia da Silva que é Especialista em Coordenação & Desenvolvimento de Projetos em Energia Eólica.
  • 20h00: A Utilização Racional da Biomassa para Geração de Energia, com Prof. Doutor Moacir Kaminski que é PhD em Química pela USP, foi prof. da Escola de Engenharia Mauá/SP e UFPR.
  • 21h00: Assinatura do Convênio IEP – CIGRÉ
  • 21h30: Encerramento e Coquetel

  • Data: 18/07 e 19/07 (quinta e sexta)
  • Horário: 17h30 às 21h30 (ver programação)
  • Local: Centro de Eventos IEP

Clique no botão acima, faça sua inscrição e participe dos dois dias do Seminário!

Compartilhe esta publicação em suas redes:

Posts Relacionados:

Comunicado: Feriado de Corpus Christi

Em virtude do feriado de Corpus Christi, informamos que o prédio do Instituto de Engenharia do Paraná permanecerá fechado no dia 04 de junho (quinta-feira). As atividades voltam ao normal sexta-feira (05/06) e sábado (06/06)

Leia Mais

IEP APOIA: Rollout 2026

No dia 18 de junho de 2026, das 19h às 21h, acontecerá o Rollout 2026 no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). O evento marcará a apresentação oficial do novo projeto da equipe, reunindo inovação,

Leia Mais

Continue sua leitura:

Arraiá do IEP 2026

No dia 27/06 (sábado), o Instituto de Engenharia do Paraná convida você e sua família para o tradicional Arraiá do IEP, que acontecerá no Centro de Eventos, a partir das 10h00. Prepare-se para viver um dia especial, repleto de tradição,

| Leia mais

30 anos do COSMO comemorados no IEP

O Corpo de Socorro em Montanha (COSMO), referência nacional em resgate voluntário em áreas de montanha, celebrou seus 30 anos de atuação com o lançamento do livro e documentário “Delírio Tropical: 30 anos do COSMO”. As obras reúnem relatos, memórias

| Leia mais

13º IEP Talks 2026

O Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Câmara Técnica Universitária, convida a todos para participar do 13° encontro de 2026 do IEP Talks, com a participação do Palestrante Alessandro Binhara. Para entrar no grupo de WhatsApp, contate: (44)

| Leia mais

Visita Técnica à Cooperativa Agrária Agroindustrial

O Instituto de Engenharia do Paraná promove a Visita Técnica à Cooperativa Agrária Agroindustrial, no dia 16 de junho, com saída do IEP às 07h30. Programação: A Agrária é uma cooperativa agroindustrial fundada em 1951, localizada em Guarapuava (PR), que

| Leia mais

Evento: Geotecnia aplicada à mineração

O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), convidam para participar do evento “Geotecnia Aplicada à Mineração” no dia 16 de junho, às 19h00, no Auditório e com transmissão

| Leia mais