Por meio de sua capacitação profissional que o engenheiro agrícola projeta e administra todas as técnicas e equipamentos usados nas criações e lavouras. Responsável por cuidar dos processos de produção agropecuária.
Ser engenheiro agrícola é estudar sobre métodos de armazenagem, construção de silos, armazéns e estufas e colocar tudo isso em prática. Mas sempre preocupado em inovar e nunca se esquecendo de que o desenvolvimento precisa ser sustentável.
Um fator importante no trabalho desse profissional é adotar medidas que impeçam a erosão e o esgotamento do solo. Além da poluição de mananciais. Construir açudes, barragens, sistemas de irrigação e de drenagem são tarefas atribuídas a essa área de trabalho.
Ao engenheiro agrícola também compete os projetos de mecanização e eletrificação rural. A formação possibilita ainda que o engenheiro trabalhe com a distribuição e a comercialização do produto. O engenheiro agrícola também pode ser um agricultor e cuidar de suas próprias terras.
Por isso, nesta data, o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná homenageia o profissional que, com seu trabalho e profissionalismo, faz com que a produção rural se desenvolva cada vez mais e facilite o trabalho do agricultor, a fim de que o alimento chegue à mesa com qualidade.