O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, a ASSOMEC – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba realizam o 2º ENCONTRO METROPOLITANO DE GESTORES DE MEIO AMBIENTE, que acontecerá no dia 21 de setembro, das 08h30 às 18h00 no Centro de Eventos do IEP.
O evento, que será híbrido, é uma promoção da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento e conta com o apoio da APEAM – Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais.
• Data: 21/09 (quinta)
• Horário: 08h30 às 18h00
• Local: Centro de Eventos do IEP / YouTube
.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:
08h30: RECEPÇÃO/CAFÉ
09h00: ABERTURA – Diretor da Secretaria para o Desenvolvimento da RMC e Cerimonialista do Evento – Luiz Ribeiro / Diretor Executivo da ASSOMEC – Neco Prado / Secretário de Estado das Cidades do Paraná – SECID – Eduardo Pimentel Slaviero / Secretário Municipal Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da RMC – Leverci Silveira / Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná – Engº José Carlos Dias Lopes da Conceição.
.
PAINEL SOBRE MUDANÇAS CLIMATICAS:
09h30: PROJETOS DE CREDITOS DE CARBONO EM CIDADES com CARLOS ROBERTO SANQUETTA – Formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1985). Concluiu o mestrado em Manejo Florestal pela UFPR (1990) e cursou também o mestrado em Silvicultura e Ecologia pela Ehime University, Japão (1990). Possui doutorado (Ph.D.) em Ecologia e Manejo de Recursos Florestais pela United Graduate School of Agricultural Sciences, Japão (1994). Possui pós-doutorado pela Japan Society for the Promotion of Science, Japão (1995) em Manejo de Ecossistemas. Possui pós-doutorado em Manejo Florestal e Mudanças Climáticas na Universidade de Lisboa, Portugal. É Professor Titular da UFPR, lotado no Departamento de Ciências Florestais. Membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e especialista da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCCC). É autor de 24 livros e mais de 500 trabalhos técnico-científicos. Tem experiência nas áreas de Florestas, Ecologia, Mudanças Climáticas, Certificações Florestais, Agropecuárias e Ambientais.
09h50: PLANCLIMA – PLANO MUNICIPAL DE MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS DE CURITIBA, com GISELE MEDEIROS, Arquiteta e Urbanista, servidora municipal do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, atuando com planejamento urbano na área de uso do solo, desenvolvimento urbano, implementação e acompanhamento de projetos e programas estratégicos, análise e desenvolvimento de projetos multissetoriais e elaboração de projetos para captação de recursos junto a organismos nacionais e internacionais. Atua como Coordenadora do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas – PlanClima pelo IPPUC na coordenação compartilhada com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Doutora em Gestão Urbana.o tema: PlanClima – Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba.
10h10 – GEOTECNOLOGIAS APLICADAS NA PREVENÇÃO E RESPOSTA ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS com LUÍS ALBERTO MIGUEZ, Engenheiro Cartógrafo, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1992. Possui especialização em: Administração, Controle e Monitoramento da Qualidade de Vida Urbana (2001); Emergências Ambientais (2007); Educação e Planejamento Ambiental (2009); Sustentabilidade e Gestão de Cidades (2012). Atua como coordenador de Geoprocessamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba desde 1992. Coordenou o Sistema de Informações Georreferenciadas do ORBIS – Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade de 2005 a 2011. Ministrou aulas e palestras na área de sistemas de informação em cursos de especialização. Participou de missões técnicas internacionais pela Agência Brasileira de Cooperação para apresentar projetos da cidade de Curitiba na área ambiental. É coordenador da Câmara Técnica de Cartografia, Geociências e Geotecnologias do Instituto de Engenharia do Paraná.
10h30: DEFESA CIVIL NA CONSTRUÇÃO DA RESILIÊNCIA E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS com NELSON DE LIMA RIBEIRO, Consultor, professor e palestrante, possui mais de 20 anos de experiência em Gestão de Riscos e Gerenciamento de Desastres; e mais de 34 anos como Inspetor da Guarda Municipal de Curitiba, tema: Palestra: “Defesa Civil na Construção da Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas”.
10h50: DEBATE SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS com o Moderador ANTONIO BORGES DOS REIS, Engenheiro Civil formado pela Universidade Católica do Paraná em 1983. Foi membro do Conselho Fiscal do IEP por duas vezes. Vereador de Curitiba eleito em 1992 e reeleito em 1996. Exerceu a Diretoria de Políticas de Acessibilidade e Planejamento Urbano do Ministério das Cidades. Foi Chefe Regional no Paraná da FUNDACENTRO. Atuou muitos anos como empresário do ramo de materiais de construção. Foi Diretor Financeiro da Pastoral da Criança atuando ao lado de Dra. Zilda Arns por 15 anos. Membro do Conselho Curador da FEPE – Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional por 9 anos. Estruturou e foi o primeiro ouvidor do CREAPR durante seis anos. Atualmente exerce o cargo de assessor técnico da Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba. É membro do Conselho Fiscal da Pastoral da Pessoa Idosa presidida pelo arcebispo de Curitiba D. José Antonio Peruzzo. Foi Coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento e atualmente é Diretor Técnico do IEP.
.
11h50 – 13h30: INTERVALO PARA ALMOÇO
.
PAINEL SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS
13h30: GESTÃO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL com HEWERTON BARTOLI, Formado em Administração pela PUC Minas com MBA em Construção Civil pela FGV e em Resíduos Sólidos pela USP. Fundador e atual presidente da ABRECON, também empreende pela R3CICLO, empresa referência nacional em britagem móvel, demolição sustentável e gestão de resíduos.
13h50: GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA NO MUNICÍPIO DE CURITIBA com MARINA DE CAMPOS RYMSZA BALLÃO, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade Ambiental e Urbana (UTFPR), Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental (UTFPR, 2021), graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (UFSC, 2007). Experiência de 10 anos no Departamento de Limpeza Pública de Curitiba, onde foi responsável pela gestão por serviços de limpeza urbana no município. Experiência na área de gestão ambiental para certificação ISO 14001, licenciamento ambiental de indústrias, empreendimentos diversos e estudos ambientais correlatos, manutenção e monitoramento de ETE´s e aterro sanitário.
14h10: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – LIXO QUE NÃO É LIXO com FERNANDO SALINO CORTES, Engenheiro Civil, especializado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Faculdade de Engenharia da UERJ, Mestre em Saúde Pública, área de concentração Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Sócio Administrador e Responsável Técnico da Ambienge Engenharia Sanitária e Ambiental S/S Ltda desde 1994.
14h30: APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE RESÍDUOS com LUCIANO FEDALTO, Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Diretor técnico na CS Bioenergia S/A, onde coordenou a implantação do projeto de tratamento de Resíduos Orgânicos para geração de Biogás. Foi pesquisador no Institutos Lactec. Atua principalmente em rendimento de usinas hidrelétricas, elementos finitos, extensometria e energias alternativas (Eólica e Biogás). Atualmente é Consultor na L.Fedalto consultoria e LFC Máquinas onde desenvolve projetos na área de saneamento e valoração de resíduos.
14h50: DEBATE SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS com o Moderador HELDER RAFAEL NOCKO, Engenheiro Ambiental, possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2004) e Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia pela mesma Universidade (2011). Foi pesquisador assistente no Instituto Tecnológico SIMEPAR e no Laboratório de Estudos em Monitoramento e Modelagem Ambiental (UFPR). Desenvolve atividades de Engenharia desde 2005, com atuação na coordenação e execução de estudos e projetos de engenharia ambiental, de saneamento básico, recursos hídricos e planejamento urbano. Coordenou diversos planos municipais e regionais de resíduos sólidos, bem como o plano estadual de resíduos sólidos do Paraná e atualmente coordena o plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos da região metropolitana de São Paulo. Desde 2006 é sócio e Diretor de Engenharia da EnvEx Engenharia. Foi professor do Curso de Especialização em Análise Ambiental da UFPR. É conselheiro no Conselho Estadual de Meio Ambiental do Paraná, no conselho municipal de meio ambiental de Curitiba, no comitê de bacia do Alto rio Iguaçu, no CREA/PR e coordenador do comitê de estudos temáticos em meio ambiente do CREA/PR.
.
PAINEL SOBRE MANEJO DA BIODIVERSIDADE E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
15h50: MOSAICOS INTERFLÚVIOS PUMA, com KAUÊ CACHUBA DE ABREU, Biólogo e Cinólogo, Graduação Bacharelado pela PUC-PR, Especialização pelo CBBC e Mestrado pela Universidade Federal do Paraná, Departamento de Geografia, Setor de Ciências da Terra no LAPE-CT (Laboratório de Análises de Padrões Espaciais e Cartografia Temática), Atualmente associado ao Instituto de Estudos Ambientais do Paraná – IEAP e vinculado ao Instituto Natura Medicatrix, Membro do Laboratório de Símios, do Departamento de Zoologia/UFPR. atuante e responsável pelas atividades do Programa de Pesquisa Aplicada Iniciava DONO, Mosaico Pteronuras e Programa TIGRERO, gestor pelas Reserva Floresta Rôa, RPPN Bom Jesus das Araucárias/Morretes/PR e RPPN Insularis, Marilena/PR. Membro do GEPL – Grupo de Estudos em Perícia Legal/DPF; Interesse em atvidades com desenho amostral, banco de dados, geoprocessamento e telemetria, atuando em áreas da Zoologia, Etologia, Ecologia aplicada, Museologia e coleções de referência de material biológico, Ecologia de Paisagem e Gerenciamento de conflitos com espécies de carnívoros e o envolvimento e treinamentos comunitários através da Extensão Rural. Também pelas áreas da Cinofilia técnica, principalmente rastreamento, controle, atividades cinegéticas e a guarda de rebanhos. Atuando junto ao Poder Público, comunidades tradicionais, proprietários rurais, institutos de pesquisas em atividades de manejo, monitoramento, planejamento e ações de atividades integradas e participativas.
16h10: A PRODUÇÃO DE NATUREZA COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – O EXEMPLO DA INICIATIVA GRANDE RESERVA MATA ATLÂNTICA com CLÓVIS RICARDO SCHRAPPE BORGES, formado em Medicina Veterinária em 1981 pela UFPR, Mestre em Zoologia (UFPR), fundador e diretor executivo da SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental. Conservacionista com atuação em amplo conjunto de projetos inovadores voltados à conservação do patrimônio natural com foco no Bioma Mata Atlântica. Conselheiro do Instituto LIFE, fellow da Fundação Ashoka, conselheiro técnico da Fundação Grupo Boticário.
16h30: INCENTIVOS PARA A CONSERVAÇÃO com PATRICIA ACCIOLY CALDERARI DA ROSA, Administradora, especialista em Gestão e Engenharia Ambiental pela UFPR/IEP e mestre em Meio Ambiente Urbano e Industrial pela UFPR/ Universidade de Stuttgart. Atua há mais de 15 anos nas áreas de sustentabilidade corporativa e políticas ambientais e atualmente responde como gerente de biodiversidade, na Diretoria de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra, conduzindo os programas do ICMS Ecológico por biodiversidade, Pagamento por Serviços Ambientais, Conversão de Multas Indiretas, criação de Unidades de Conservação, Áreas Estratégicas para Conservação, Espécies Exóticas Invasoras, fauna de vida livre e educação ambiental.
16h50: INVENTÁRIO DA FAUNA DE CURITIBA com JÚLIO MOURA LEITE, é licenciado em Ciências Biológicas, mestre em Ciências Biológicas – Zoologia e Doutor em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde ministra aulas nas áreas de zoologia e biogeografia. É também biólogo da Prefeitura Municipal de Curitiba, onde responde pela coleção herpetológica (anfíbios e répteis) do Museu de História Natural Capão da Imbuia, vinculado ao NAPI Taxonline da Fundação Araucária. Participou de vários trabalhos de consultoria ambiental na área de herpetologia e ministra regularmente cursos e palestras sobre diferentes temas relacionados à zoologia. É um dos editores de área do periódico Herpetologia Brasileira e sócio fundador da Sociedade Brasileira de Herpetologia. Apresenta produção bibliográfica nas áreas de herpetologia e bioética na forma de livros, capítulos de livros e artigos científicos.”
17h10: DEBATE SOBRE MANEJO DA BIODIVERSIDADE E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS com o Moderador LEVERCI SILVEIRA FILHO, biólogo, especialista em conservação da biodiversidade. Foi secretário nos municípios de Quatro Barras e de Piraquara. Também foi professor da rede pública de ensino fundamental e médio. Atuou como agente de Desenvolvimento pelo Sebrae no desenvolvimento de projetos pelo terceiro setor. Trabalhou na Unilivre com cursos de qualificação. No Governo do Estado, integrou o Conselho de Desenvolvimento do Litoral paranaense e trabalhou na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
18h00: ENCERRAMENTO
.