Com o objetivo de colaborar e conhecer os planos de expansão do Porto de Paranaguá, o Instituto de Engenharia do Paraná realizou uma reunião com as presenças do diretor presidente do Porto de Paranaguá, Luiz Fernando Garcia da Silva, do presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, engenheiro Horácio Guimarães, do vice-presidente do IEP, engenheiro José Alberto Pereira Ribeiro, do representante da FIEP, João Mohr, do vice-presidente do Movimento Pró-Paraná, engenheiro Luiz Roberto Dantas Bruel, do vice-presidente do Movimento Pró-Paraná, Wilson Portes, do representante da Agência Nacional de Transportes terrestres, dos membros do Colégio de Presidentes do IEP, engenheiros Jaime Sunye Neto e Nelson Gomes, do coordenador da Câmara Técnica de Agronegócios do IEP, engenheiro Eugênio Stefanelo.
Durante a reunião foram discutidas questões como, acessos ferroviários e aumento da capacidade de transporte por ferrovia. A utilização de trens para movimentação de cargas no Porto de Paranaguá aumentou 20% nos últimos quatro anos. Em 2018, cerca de 10 milhões de toneladas de produtos entraram ou saíram do terminal paranaense por trilhos.
De acordo com a direção do porto, a capacidade para descarga férrea no Porto de Paranaguá é de 32 milhões de toneladas/ano, o que equivale a 1.785 vagões por dia e a intenção da administração é chegar a 35 mil toneladas/ano até 2035.
Para o presidente do Instituto de Engenharia, engenheiro Horácio Guimarães a reunião foi muito produtiva. Na oportunidade Guimarães salientou que o Instituto junto com o Movimento Pró-Paraná, com a FIEP e outras entidades, estão procurando buscar alternativas técnicas, no que diz respeito aos acessos ferroviários, facilitando desta forma esse entendimento pelo Estado, buscando construir um consenso junto a sociedade, para que ele possa programar as obras que são mais adequadas e que possa atender essa demanda, especialmente no agribusiness.