O Instituto de Engenharia do Paraná realizou um café da manhã, no último dia 17 de setembro, no Centro de Eventos da Instituição. Na oportunidade foi convidado para ministrar uma palestra sobre o “Projeto de Pesquisa do Pró-Solo Paraná” o engenheiro da FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Werner Hermann Meyer Junior.
Mais uma vez, o Paraná assumiu o papel de protagonista em relação ao cuidado do bem mais precioso dos produtores rurais: o solo. Desde do ano passado, uma equipe formada por seis técnicos percorre o Estado fazendo coletas de amostras de solo e vegetação ciliar, como parte da implantação do Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos). O material irá servir de base para a elaboração de um levantamento inédito, que irá elevar o conhecimento sobre solos e as condições das florestas ciliares paranaenses.
O Paraná foi o primeiro Estado a implantar o Programa, pois viabilizou recursos para o levantamento por meio de uma ampla parceria. Caso não ocorram iniciativas inspiradas na mobilização paranaense, as outras unidades da federação terão de esperar a previsão de verbas para o Pronasolos no próximo Plano Plurianual (PPA) do governo federal. O PPA deve ser elaborado e aprovado este ano, mas começa a ser executado apenas em 2020.