Cerca de 130 convidados estiveram presentes no último dia 22 de outubro, na palestra sobre infraestrutura de portos, no Instituto de Engenharia do Paraná. Representantes do IEP, Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e do Movimento Pró-Paraná se reuniram para conhecer em detalhes o projeto de implementação do 3P Porto Pontal Paraná e seus impactos na economia e na infraestrutura do estado.
Foram convidados para o evento o senhor João Carlos Ribeiro, presidente do Conselho Administrativo do Grupo JCR, Ricardo Salcedo, diretor do Porto Pontal Paraná, Guilherme Soares de Sá Peixoto, sócio diretor da Portplan e diretor regional para a América Latina na TBA Group e Márcio Roberto Fernandes, sócio diretor da UNIDEC.
“Por meio de suas Câmaras Técnicas, o IEP está estudando diferentes projetos de infraestrutura do Paraná, com o intuito de acrescentar conhecimentos técnicos e contribuir para o desenvolvimento do Estado. A apresentação do Porto Pontal Paraná nos fará conhecer as novas e crescentes demandas do sistema portuário do Sul da América Latina, tendo em vista a necessidade de expansão do sistema de cabotagem e o processo de conteinerização global”, justifica Horácio Guimarães, presidente do IEP.
Com o início das operações previsto para o começo de 2022 e investimentos iniciais de cerca de R$ 2 bilhões, o 3P será o mais novo e mais moderno terminal de contêineres das Américas. Localizado na entrada da Baia de Paranaguá, uma das rotas marítimas mais importantes do Brasil, o 3P vai aumentar em 120% a capacidade operacional portuária do Paraná e será responsável pela movimentação de 55% de toda a carga conteinerizada do Estado.
O local possui um calado natural superior ao de todos os portos da região, com 16 metros de profundidade. O terminal terá pátio com 450 mil m², cais com mil metros de comprimento e berços de atracação para receber até três navios simultaneamente. Na fase final do empreendimento, o 3P terá capacidade para movimentar até 3 milhões de TEUs (unidade equivalente a 20 pés) por ano.
*Apresentação em 1h05h48