O engenheiro Venevérito da Cunha, foi homenageado na terça-feira, 19/11, com a inauguração de um logradouro em Curitiba, que recebeu seu nome. A solenidade contou com as presenças do prefeito em exercício Eduardo Pimentel, da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias e do vereador Serginho do Posto, autor da proposta que homenageou o engenheiro falecido aos 100 anos de idade, em 2016.
Trata-se do eixo de animação Santa Catarina, localizado na Avenida Marechal Humberto Castelo Branco, no Tarumã, passou por uma série de reformas e ganhou o nome do engenheiro Venevérito da Cunha, pela lei 15.279 aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba, em 28 de setembro de 2018.
Na ocasião da inauguração, o prefeito Eduardo Pimentel manifestou seu contentamento em poder homenagear “um profissional que fez muito pelo Paraná e Curitiba, por meio de suas obras, entre as quais o prédio da Biblioteca Pública”.
O vereador Serginho do Posto, também discorreu sobre o trabalho realizado pelo engenheiro de origem catarinense durante sua carreira profissional, que virou paranaense de coração e colaborou com o crescimento da cidade com participação em vários projetos importantes.
Falando em nome dos familiares do homenageado, presentes ao evento, o neto Thiago da Cunha Medeiros agradeceu ao prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, ao prefeito Rafael Greca e ao vereador Serginho do Posto, pela escolha do nome de seu avô para nominar um local privilegiado.
Foi Thiago quem procurou o vereador para sugerir nome de seu avô, para ser lembrado pelo que realizou na cidade que adotou depois de formado pela Universidade do Paraná, em 1942, tornando-se um especialista em cálculo estrutural, uma das áreas mais difíceis da engenharia.
Também falou o engenheiro Rafael Erico Pussoli representando o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Horácio Guimarães, que discorreu sobre a vida profissional de Venevérito da Cunha que presidiu o IEP na década de 40, recebeu inúmeras homenagens quando vivo “e foi e continua sendo exemplo para várias gerações de profissionais da área”.
(Fonte: Blog Aroldo Murá)