O Banco de ideias do Instituto de Engenharia do Paraná, realizou no último dia 28 de janeiro, uma palestra sobre a extração de petróleo, com o especialista e precursor de operação offshore no Brasil, o engenheiro Sérgio Mueller, diretor da SM Consultoria – Engenharia do Petróleo.
Na palestra Mueller destacou como ocorreu a formação de petróleo. “Ao longo de milhares de anos, restos de plâncton, que são organismos vivos dispersos em água doce, salobra e marinha, de animais e de vegetais mortos, foram se depositando no fundo dos lagos e dos mares. Com o tempo, eles foram cobertos por sedimentos, que formaram camadas sobrepostas, transformando-se em rochas sedimentares.
Devido à pressão e temperatura serem elevadas, esses restos vegetais e animais passaram por reações químicas complexas, sendo decompostos na ausência de oxigênio e, com isso, formou-se em bolsões profundos o petróleo”.
A extração do petróleo consiste no processo pelo qual o petróleo utilizável é extraído e removido do subsolo, considerando que ele se encontra em bolsões profundos em terra e abaixo do fundo do mar.
O processo de extração do petróleo e do gás, é variável, acontece de acordo com a profundidade em que o material se encontra, considerando que ele pode estar nas primeiras camadas do solo ou em milhares de metros abaixo do nível do mar.
As reservas e campos descobertos pelo Brasil colocam nosso país entre os maiores produtores do planeta, com o terceiro maior campo do mundo no campo Pão de Açúcar, descoberto em 2008.