O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, terá uma nova pista de pouso e decolagem, com no mínimo três mil metros de comprimento, no prazo de 5 anos, operando aeronaves da categoria 4E, e capacidade para suportar voos, sem escala, com destino à Europa e América do Norte.
Com a nova pista, as aeronaves poderão operar no Aeroporto Afonso Pena em qualquer turno com a ajuda de sistema de pouso por instrumentos. Elas também poderão decolar com carga máxima de combustível, mesmo a 900 metros de altitude.
A Secretaria Nacional de Aviação Civil decidiu incluir a obra no novo edital de concessão do aeroporto no último dia 4 de maio, depois de articulação do Governo do Estado e dos setores industrial e empresarial do Paraná.
Para o presidente do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, Horácio Guimarães, isso referenda o intenso trabalho desenvolvido no Paraná pelo Governador, pelo Secretário de Infraestrutura e Logística, e pelas entidades representativas que se uniram numa única voz, na defesa intransigente do interesse público da sociedade paranaense, no presente e no futuro, através de uma adequada, atual e inovadora infraestrutura de transporte e logística.
Guimarães diz que, a implantação da nova pista de pouso e decolagem certamente será o ponto de apoio a alavancar novas indústrias, e novos serviços, que consequentemente gerarão novos empregos e oportunidades na área de influência do aeroporto que compreende, segundo estudo de “Regiões de Influência das Cidades” do IBGE, 650 municípios no Estado do Paraná e em Santa Catarina.
“As entidades representativas do Paraná, como o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, ACP – Associação Comercial do Paraná, FACIAP – Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná. FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná, FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Fetranspar – Federação de Transportes de Cargas do Estado do Paraná, FECOMÉRCIO – Federação do Comércio do Paraná, Sistema Ocepar, Movimento Pró Paraná, e SICEPOT – Sindicato da Indústria de Construção de Estrada Pavimentação Terraplenagem do Estado do Paraná, tem atuado conjuntamente e solidariamente, na discussão, análise, proposição e busca, de alternativas e melhorias continuas na infraestrutura aeroportuária do Estado do Paraná”.
Guimarães salienta que o IEP, tem sido protagonista em prol da sociedade e do bem estar dos paranaenses e que a entidade também está trabalhando na melhoria da infraestrutura do Estado, exemplo disso são os estudos que a entidade vem fazendo para as novas concessões de pedágio.