O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua diretoria de Apoio Cultural, realizará no próximo dia 17 de julho de 2020, a primeira Exposição de Artes Virtual, com quatro artistas associados ao IEP.
Para a diretora de Apoio Cultural, Maria Elisabete Yang a exposição vai abordar temáticas variadas, buscando desenvolver um olhar crítico e sensível, além do desenvolvimento do gosto pela arte, explorando as possibilidades de expressão e interpretação da diversidade cultural como uma forma de ver, viver e conviver com a arte no espaço da engenharia.
- Data: 17 de julho de 2020
- Horário: 16h00
- Local: Zoom
Importante: Para participar, o interessado deverá fazer o cadastro via Sympla para receber as instruções de acesso.
Clique AQUI, faça sua inscrição gratuita e receba no seu e-mail as instruções de acesso.
Participe!
Conheça os artistas que irão participar da exposição:
Francisco Borges Laranjal
O interesse pela prática da arte foi despertado entre os treze e dezessete anos, autodidaticamente, na cidade de Ipatinga-MG. Em 1987 viajou para os E.U.A. onde realizou os primeiros estudos nas técnicas de desenho com modelo vivo, pintura à óleo, aquarela, colagem e modelagem. Posteriormente estudou um pouco de história da arte. Em 2000 estava instalado em Vila Velha, no Espírito Santo, onde realizou várias exposições Coletivas e Individuais, trabalhei um pouco com ilustração, ministrou cursos de aquarela e frequentou ateliê de três artistas: Cleber Galveas, Wagner Veiga e Loio Pérsio que nessa época fazia passagem pelo Estado.
Engenheiro Eletricista de formação, em 1990 iniciou nesta atividade, como gerente de produção em telefonia, gerente de manutenção auxiliar técnico de elétrica, engenheiro de projeto em Siderurgia e em 2001 foi seduzido a trabalhar com montagens de unidades de processo na Petrobrás.
Porém nunca abandonou a arte e por 11 anos lidou arduamente no desempenho das duas atividades. Ao dar, no entanto, como concluída, a atividade de engenharia voltou a intensificar o artístico onde o processo volta a ser a combinação das cores ou os meios de expressão. O esquadro reassume a questão do enquadrar nas divisões de espaços cromáticos com traços, símbolos e abstrações. Passada a junção dos universos onde a Engenharia foi fundamental na sua vida, a arte retornou com maior intensidade como Arte.
Maria Elisabete Yang
Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nascida em Carazinho/ RGS e residente em Curitiba/ PR desde 1975.
Iniciou aos 12 anos como artista plástica no curso de Desenho infantil no Instituto de Belas Artes de Passo Fundo/ RGS. Em 1983 e 1984 frequentou o curso da pintora Ida Hannemann de Campos na Galeria Cocaco em Curitiba/ PR. Em 2018 participou de exposição coletiva de obras de arte do IEP (Instituto de Engenharia do PR).
Executa desenhos e pinturas a óleo de pessoas, coisas e lugares do mundo, como autodidata, a mais de 50 anos.
Marinice Costa
Marinice Skalski Costa, nome artístico Marinice Costa, nasceu e mora em Curitiba/PR, Engenharia Civil pela UFPR, Bacharel em Pintura e Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), com especialização em Museologia e Teoria da Cor pela mesma instituição e Gerenciamento de Projetos pela FUNPAR/IEGE. A artista faz parte do CACEV (Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato), da APAP (Assoc. Artistas Plásticos do PR), SINAP-ESP/AIAP, da The Tube Art Gallery e do Grupo ARTE 725. Realizou diversas exposições individuais e coletivas, participando de Salões de Arte, Mostras Nacionais e Internacionais.
Destaca-se a Exposição Individual “Composição” que já foi exibida no Museu de Arte de Blumenau, no Espaço Cultural do IEP; Sesc PR, Galeria Osmar Chromiec APAP, na Galeria do Hotel Blue Tree Premium Berrini em São Paulo e na Escola Municipal Omar Sabbag no Projeto Semeando novos Olhares. Expôs coletivamente no Memorial Curitiba em 2019/2017/2016/ 2015; No MAB Blumenau em 2019/2017 e 2014, The Tube Art Gallery 2019/2020 Museu Guido Viaro 2013, Museu de Arte Contemporânea de Cascavel 2014/2013, Museu de Arte Contemporânea de Jataí,GO; Galeria Osmar Chromiec- APAP 2019/2020; Museu Atílio Rocco 2014, Espaço BRDE Palacete dos Leões 2014, Espaço da Ciência Cabo Branco, João Pessoa, PA 2009. Participou pela APAP do Circuito da Bienal de Curitiba 2019. Participou também dos Salões de Arte de Araras, SP; Vinhedo, SP; Piracicaba, SP; Salão do Clube Curitibano, PR; Salão Gracioso de Artes Plásticas, PR; ArtBrazil, Fort Lauderdale, FL, USA. Expos Internacionalmente no Museu Sempere, Buenos Aires, Argentina; Casa do Brasil, Madri, Espanha; Cialec Cordoba, Espanha.
Osmar Yang
Engenheiro Eletricista de profissão, nascido 1957 em Santa Rosa/RS, Artista Plástico, graduado em 2013 pelo curso de Artes Visuais da UDESC/SC. Iniciou como autodidata até os anos 1980, quando frequentou o curso da pintora Ida Hannemann de Campos na Galeria Cocaco em Curitiba/PR. Após estada na Europa de 1998 a 2001, onde frequentou oficinas de pintura da Volkshochschule em Munique (Alemanha), e oficina de restauração em Florença (Itália), retornou ao Brasil para Florianópolis. Frequentou ainda oficinas no CIC (Centro Integrado de Cultura) com a artista Patrícia Laus. Em 2011 teve obra selecionada para exposição na mostra de Arte Cibernética (ABCiber) no Centro de Eventos da UFSC. Desde 2015 é membro do Ateliê Alvéolo e do Urban Sketchers Florianópolis desde 2016.