O projeto de remodelagem da malha rodoviária paranaense, que vai atender aos novos editais de concessão previstos para 2021, já está em fase final. Desde 2019, quando os governos federal e estadual assinaram um contrato para reestruturar o atual modelo de pedágio, o assunto avançou bastante. Um dos pontos mais debatidos pela população e pelos empresários paranaenses é a redução das tarifas de pedágio.
Ainda está em discussão qual modelo será adotado para a definição do vencedor do processo licitatório. No modelo tradicional a escolha é pelo consórcio que apresentar o maior desconto sobre uma tarifa estabelecida no edital. O governo federal tem proposto um modelo híbrido, no qual o vencedor seria escolhido de acordo com a oferta de um desconto máximo pré-fixado sobre a tarifa do edital e, em seguida, em caso de empate de propostas, o segundo critério de escolha recairia sobre aquele que oferecesse a maior outorga (valor em dinheiro pela concessão).
O IEP Instituto de Engenharia do Paraná em parceria com o MPP Movimento Pró Paraná está coordenando o Comitê de Infraestrutura do MPP, onde participam as entidades do Estado, (FIEP, FAEP, OCEPAR, FETRANSPAR, ACP, FECOMERCIO, CNA, ANUT, IEP, MPP, entre outras), vem tratando do assunto desde novembro de 2019, por meio de sua Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística para que a sociedade Paranaense tenha um contrato compatível e com preço justo, visto que o maior usuário e maior indústria do estado é o Agronegócio.
Segundo o presidente do IEP-Instituto de Engenharia do Paraná, Horácio Guimarães, este novo contrato de concessão deverá conceder a iniciativa privada em torno de 4.100 km de rodovias paranaense com prazo de trinta anos.
Guimarães ressalta que tarifa mais justa, é a pauta da sociedade organizada do Paraná. “O estado passará pelo processo de novos leilões de concessões rodoviárias no ano que vem. E, assim como em Santa Catarina, onde a CCR ganhou a disputa, quem ditará as regras da disputa é o governo federal. Estamos trabalhando para que os paranaenses sejam atendidos em suas reivindicações”. Ele diz que bancada paranaense na Câmara Federal, está reforçando a posição de que não abrem mão de um leilão de menor tarifa para as rodovias do Anel de Integração paranaense.
As reuniões deste Grupo de Trabalho coordenadas pelo IEP e MPP acontecem semanalmente, trazendo a EPL, ANTT, Secretaria de Infraestrutura, Associação de Prefeitos, Câmara de Vereadores e o líder da bancada paranaense na Câmara Federal.