NOTÍCIAS IEP

Assista ao IEP Live: Inovações na Área Ambiental

O Instituto de Engenharia do Paraná realizou a Live “INOVAÇÕES NA ÁREA AMBIENTAL” promovida pela Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento.

A live contou com 2 apresentações, confira:

PEGADA DE CARBONO NA CONSTRUÇÃO CIVIL – OPORTUNIDADES E DESAFIOS

Palestrante Fernando Lobo, que possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Positivo – UP (2005) e mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (2010). Pós-Graduado no Programa de Residência Técnica (RESTEC) Obras Públicas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (2010). Arquiteto e Urbanista do Quadro Próprio do Poder Executivo Estadual do Paraná, lotado na Paraná Edificações, autarquia responsável pelas edificações da administração estadual, integrante do grupo de trabalho para implantação do BIM. Conselheiro do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. Professor Universitário de Graduação e Pós–Graduação de Cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Unibrasil.

SOLUÇÕES PERMEÁVEIS PARA DRENAGEM URBANA

Palestrante Cláudio Oliveira Silva, Mestre em Engenharia – POLI/USP, Especialização Administração Industrial – POLI/USP, Especialização em Marketing – ESPM/SP, Engenheiro Civil – UnG/SP. Gerente da Área de Inovação e Sustentabilidade da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland. Responsável pelo desenvolvimento de produtos e ferramentas, focando o aumento de competitividade econômica/ambiental dos produtos à base de cimento, com 23 anos de experiências em sistemas construtivos à base de cimento.  Atuante na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, participando na elaboração e revisão de normas de pavimentos intertravado, pavimentos permeáveis, alvenaria estrutural, tubos de concreto, telhas de concreto, agregados reciclados, pré-fabricados entre outros. Autor e coautor de trabalhos, livros, manuais técnicos, entrevista e palestras ligadas ao tema dos sistemas construtivos à base de cimento. Professor convidado do Mestrado Profissional em Engenharia Civil da Universidade São Judas Tadeu.  Ex. Professor da Universidade São Judas Tadeu/SP nas disciplinas de Graduação em Engenharia Civil: Materiais de Construção Civil, Tecnologia do Concreto, Tecnologia de Construção Civil, Patologias das Construções e Projeto de Rodovias e Aeroportos.

Assista ao IEP Live abaixo ou pelo Canal do IEP no YouTube:

Compartilhe esta publicação em suas redes:

Posts Relacionados:

Comunicado: Feriado de Corpus Christi

Em virtude do feriado de Corpus Christi, informamos que o prédio do Instituto de Engenharia do Paraná permanecerá fechado no dia 04 de junho (quinta-feira). As atividades voltam ao normal sexta-feira (05/06) e sábado (06/06)

Leia Mais

IEP APOIA: Rollout 2026

No dia 18 de junho de 2026, das 19h às 21h, acontecerá o Rollout 2026 no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). O evento marcará a apresentação oficial do novo projeto da equipe, reunindo inovação,

Leia Mais

Continue sua leitura:

Arraiá do IEP 2026

No dia 27/06 (sábado), o Instituto de Engenharia do Paraná convida você e sua família para o tradicional Arraiá do IEP, que acontecerá no Centro de Eventos, a partir das 10h00. Prepare-se para viver um dia especial, repleto de tradição,

| Leia mais

30 anos do COSMO comemorados no IEP

O Corpo de Socorro em Montanha (COSMO), referência nacional em resgate voluntário em áreas de montanha, celebrou seus 30 anos de atuação com o lançamento do livro e documentário “Delírio Tropical: 30 anos do COSMO”. As obras reúnem relatos, memórias

| Leia mais

13º IEP Talks 2026

O Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Câmara Técnica Universitária, convida a todos para participar do 13° encontro de 2026 do IEP Talks, com a participação do Palestrante Alessandro Binhara. Para entrar no grupo de WhatsApp, contate: (44)

| Leia mais

Visita Técnica à Cooperativa Agrária Agroindustrial

O Instituto de Engenharia do Paraná promove a Visita Técnica à Cooperativa Agrária Agroindustrial, no dia 16 de junho, com saída do IEP às 07h30. Programação: A Agrária é uma cooperativa agroindustrial fundada em 1951, localizada em Guarapuava (PR), que

| Leia mais

Evento: Geotecnia aplicada à mineração

O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), convidam para participar do evento “Geotecnia Aplicada à Mineração” no dia 16 de junho, às 19h00, no Auditório e com transmissão

| Leia mais