NOTÍCIAS IEP

IEP em Defesa das Profissões

O Instituto de Engenharia do Paraná enviou, na data de hoje, carta ao Governador do Estado, destacando a necessidade de nomeação de profissionais com conhecimento técnico e de gestão para funções e cargos pertinentes do Estado. Segue o conteúdo:

“É de notório conhecimento da sociedade e não faltam exemplos, que quando associados capacidade de gestão com conhecimento técnico, os resultados são os melhores. Na história de Curitiba e do Paraná não faltaram ótimos engenheiros e arquitetos (vários deles associados do IEP) que foram os principais responsáveis pela construção da cidade e Estado, exemplos do Brasil.

O perfil estratégico e analítico adquirido na formação dos engenheiros e arquitetos habilita-os no planejamento, raciocínio lógico e objetividade para assumir riscos resultando numa maior produtividade e na entrega de resultados.

No setor privado, os especialistas em recrutamento sabem que entre os engenheiros estão os melhores gestores. Estudo amplamente divulgado da Harvard Business Review, em 2018, mostrou que dos 100 melhores gestores do mundo, 34 eram engenheiros. No prêmio Executivo de Valor, de 2020, do Jornal Valor Econômico, dos 23 gestores premiados, 11 eram engenheiros.

Através desta, nos posicionamos e solicitamos ao Governador que considere esta realidade na condução do Governo e nomeie para posições-chave nas Secretarias, Autarquias e empresas estatais ligadas às Engenharias e Arquitetura pessoas com formação e atuação nas respectivas áreas. O benefício final será para a sociedade paranaense.”

A carta foi assinada pelo Presidente e Diretores do IEP.

Compartilhe esta publicação em suas redes:

Posts Relacionados:

Comunicado: Feriado de Corpus Christi

Em virtude do feriado de Corpus Christi, informamos que o prédio do Instituto de Engenharia do Paraná permanecerá fechado no dia 04 de junho (quinta-feira). As atividades voltam ao normal sexta-feira (05/06) e sábado (06/06)

Leia Mais

IEP APOIA: Rollout 2026

No dia 18 de junho de 2026, das 19h às 21h, acontecerá o Rollout 2026 no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). O evento marcará a apresentação oficial do novo projeto da equipe, reunindo inovação,

Leia Mais

Continue sua leitura:

Arraiá do IEP 2026

No dia 27/06 (sábado), o Instituto de Engenharia do Paraná convida você e sua família para o tradicional Arraiá do IEP, que acontecerá no Centro de Eventos, a partir das 10h00. Prepare-se para viver um dia especial, repleto de tradição,

| Leia mais

30 anos do COSMO comemorados no IEP

O Corpo de Socorro em Montanha (COSMO), referência nacional em resgate voluntário em áreas de montanha, celebrou seus 30 anos de atuação com o lançamento do livro e documentário “Delírio Tropical: 30 anos do COSMO”. As obras reúnem relatos, memórias

| Leia mais

13º IEP Talks 2026

O Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Câmara Técnica Universitária, convida a todos para participar do 13° encontro de 2026 do IEP Talks, com a participação do Palestrante Alessandro Binhara. Para entrar no grupo de WhatsApp, contate: (44)

| Leia mais

Visita Técnica à Cooperativa Agrária Agroindustrial

O Instituto de Engenharia do Paraná promove a Visita Técnica à Cooperativa Agrária Agroindustrial, no dia 16 de junho, com saída do IEP às 07h30. Programação: A Agrária é uma cooperativa agroindustrial fundada em 1951, localizada em Guarapuava (PR), que

| Leia mais

Evento: Geotecnia aplicada à mineração

O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), convidam para participar do evento “Geotecnia Aplicada à Mineração” no dia 16 de junho, às 19h00, no Auditório e com transmissão

| Leia mais