A 28ª Semana da Engenharia apresentou o evento “Seminário Paranaense Sobre Ensino de Engenharia”, dia 11 de novembro, em uma realização do IEP, IBRACON e IDD. Este seminário, é a discussão regionalizada da sua versão Nacional, realizada dentro do Congresso Brasileiro do Concreto, que possui como objetivo discutir o ensino de engenharia sob diferentes óticas no formato “Talk show”. Os convidados da noite foram:
Mauro Lacerda Santos Filho, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1979), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Civil Engineering – University of Alberta (1988) e doutorado em Civil Engineering – Colorado State University (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia das edificações, sistema de gerenciamento de pontes, performance estrutural, inspeções rotineiras e índice geométrico.
Selma Aparecida Cubas, graduada em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997) e Doutorado em Engenharia Civil com ênfase em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo (2004). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR entre 2003 e 2006 e da Universidade Positivo – UP entre 2003 e 2017. Atualmente é Professora Adjunta DE do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Chefe Suplente do Departamento de Hidráulica de Saneamento – DHS e faz parte do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental – PPGERHA. Participa da diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção Paraná, desde 2011, ocupando o cargo de presidente na Gestão 2021 – 2023. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Saneamento Básico e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturação sanitária das cidades, tratamento de água, águas residuárias e resíduos sólidos urbanos.
Carlos Alberto de Moraes Vasconcelos, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (1999). Desenvolveu pesquisas do Instituto Tecnológico SIMEPAR (2007). Trabalhou com mecânica computacional, desenvolvimento de software, mef, data mining, descargas atmosféricas e metodologias de ensino. É coordenador do curso de Engenharia Civil na Universidade Positivo desde 2016.
Adriana Tozzi, graduada em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (2000) e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2004). Como engenheira civil atuou na Implantação e Gerenciamento de Sistema de Qualidade em Obras Industriais, principalmente na área de instalações hidráulicas, elétricas e de prevenção contra incêndio. Como professora de engenharia, ministrou as disciplinas de construção civil, mecânica dos solos, estatística aplicada, ferramentas da qualidade e cálculo diferencial e integral. Atua em ensino de engenharia desde 2002, assumindo a coordenação de cursos a partir de 2014. Foi coordenadora do Colégio de Instituições de Ensino do CREA PR gestão 2019 – 2021. Atualmente coordena o curso de engenharia civil EAD do Centro Universitário Internacional Uninter.
César Henrique Daher, possui Formação Internacional Complementar em Patologia Avançada e em Concretos Especiais em instituições no Canadá, Inglaterra, Espanha, Portugal e México. Mestre em Construção Civil (2009) e Engenheiro Civil (1998) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Técnico em Edificações pela UTFPR (1995) Sócio Fundador e Diretor de Planejamento do Grupo IDD (2008). Sócio Fundador da DAHER Engenharia Consultiva (1999). Foi Professor dos cursos de Engenharia Civil na Universidade Positivo (UP – 2010-2016), na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP – 2005-2009) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001-2003). Atualmente ministra a disciplina de Concreto Armado no curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios na Faculdade IDD. Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: concretos convecionais/especiais, controle de qualidade, patologias nas obras civis e argamassas. Foi recordista mundial em controle de qualidade do concreto de alto-desempenho (fck=90MPa – Centro Empresarial Antártica) em 2006. Pioneiro em controle de qualidade do concreto de alto-desempenho no Paraná (Ed. Evolution Towers – fck = 60 MPa, 2004). Responsável técnico pelo controle de qualidade do concreto e materiais de diversas obras de vulto (residenciais, comerciais, industriais e de infra-estrutura) no Paraná e no Brasil (incluindo o edifício mais alto de Curitiba – Universe Life Square), além de laudos técnicos relacionados ao diagnóstico de manifestações patológicas e da qualidade dos materiais empregados em obras de Engenharia. Presidente da Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT Brasil) e Membro do Conselho Diretor / Diretor de Relações Institucionais no Instituto Brasileiro do Concreto – (IBRACON).
Luis César Siqueira De Luca, Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Paraná. Ainda como formação acadêmica-técnica possui cursos no exterior em renomadas instituições: (CINVESTAV – México), (FHECOR – Espanha), (FEUP – Portugal), (uOttawa – Canadá), (Lougborough University – Inglaterra) e (UPC – Espanha), Mestre em Estruturas (UFSC), Especialista em Patologia das Construções (UTFPR), Especialista em Docência do Ensino Superior (FIJ). Consultor técnico de diversas empresas: Petrobras, Vale, Bosh, Electrolux, PÖYRY, Cushman & Wakefield, dentre outras. É Palestrante convidado em diversas instituições, entidades e eventos. Foi Professor da Universidade Tuiuti e Universidade Positivo. No IDD, acumula as funções de diretor executivo; professor em nível de pós-graduação de Metodologia Científica Aplicada e Introdução a patologia nas obras civis; professor de graduação das disciplinas de Mecânica Vetorial Aplicada, Resistência dos Mateiras e Concreto armado. Engenheiro responsável pelo departamento técnico que executa Laudos Técnicos e fiscalização.
Vinicius Silva Caruso, Engenheiro Civil (2017) pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Mestrando em Engenharia Civil (2020 – ) pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui interesse em Obras Hidráulicas. Na graduação, foi um co-responsável pela criação e implementação do programa de introdução à engenharia civil “EngeCuriosos”, que consistia no estudo de uma barragem de terra. Foi, ainda, co-responsável pela criação da monitoria da disciplina “Hidráulica II – Condutos Livres” e da Liga Acadêmica “Mack Concreto”, tendo sido monitor da disciplina de Estruturas de Concreto I.
Assista ao Evento abaixo ou pelo Canal do IEP no YouTube:
.
Clique aqui e confira a programação completa da 28ª Semana de Engenharia.