NOTÍCIAS IEP

IEP presente no lançamento de operação que reforça segurança e apoio social no Centro da cidade

A Prefeitura de Curitiba lançou nesta segunda-feira (17/2), na Praça Generoso Marques, a Operação Integrada Centro Seguro, uma iniciativa conjunta com o Governo do Paraná para ampliar a segurança e o acolhimento social na região central da cidade. A ação mobilizará cerca de 390 agentes e 120 viaturas.
A operação envolve a Guarda Municipal e as polícias Militar, Civil e Penal. Integrada ao Plano de Redesenvolvimento da Região Central, a iniciativa busca coibir crimes como roubos, furtos e tráfico de drogas.

O projeto será desenvolvido em três etapas. As obras de infraestrutura, incluindo calçadas e vias, já estão em andamento. A primeira fase contempla a substituição de 1,7 mil luminárias convencionais por LED em 52 ruas. “Temos duas prioridades: o atendimento e acolhimento de pessoas em situação de rua, com reforço do efetivo e novos veículos, e o aumento da segurança na região”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel.

O presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), José Carlos Dias Lopes da Conceição, ressaltou a importância da iniciativa. “A segurança pública é uma preocupação para nós, já que nossos associados já foram vítimas de pequenos furtos nas imediações do IEP. Essa operação beneficiará a comunidade, combatendo o tráfico de drogas e garantindo um ambiente mais seguro para moradores, comércios e turistas”, afirmou, lembrando que o IEP integra a comissão que trata da requalificação do Centro de Curitiba, lançada na última semana.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, enfatizou que a ação vai além do policiamento. “Precisamos mudar a cultura da segurança na área central, identificando pessoas em situação de vulnerabilidade e separando-as de criminosos que se aproveitam desse contexto para cometer delitos. O objetivo é acolher quem precisa de ajuda e responsabilizar quem infringe a lei”, explicou.

Como funcionará a Operação Centro Seguro

A operação terá caráter permanente, reforçando a segurança nos horários e áreas mais vulneráveis, previamente mapeadas pelas forças de segurança. Inicialmente, o foco estará na identificação de criminosos e no combate a furtos, roubos e tráfico de drogas.

As medidas incluem cumprimento de mandados, patrulhamento terrestre e aéreo, bloqueios de trânsito, abordagens policiais e fiscalização de veículos e comércios. O acolhimento de pessoas em situação de rua será feito pela Fundação de Ação Social, que oferecerá abrigo e suporte social. A Secretaria do Meio Ambiente intensificará a limpeza e a manutenção dos espaços públicos.

A Polícia Militar realizará policiamento ostensivo preventivo, a Polícia Civil atuará com a inteligência e a Polícia Penal monitorará pessoas com tornozeleira eletrônica. A Superintendência de Trânsito (Setran) fará fiscalização viária, enquanto o Ministério Público e o Conselho Comunitário de Segurança apoiarão a iniciativa.

Além disso, as Ações Integradas de Fiscalização Urbana (Aifus) serão ampliadas, garantindo que estabelecimentos comerciais cumpram normas de segurança e salubridade. A Operação Centro Seguro representa um compromisso conjunto para tornar Curitiba mais segura e acolhedora para todos.

*Com informações da Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Compartilhe esta publicação em suas redes:

Posts Relacionados:

Comunicado: Feriado de Corpus Christi

Em virtude do feriado de Corpus Christi, informamos que o prédio do Instituto de Engenharia do Paraná permanecerá fechado no dia 04 de junho (quinta-feira). As atividades voltam ao normal sexta-feira (05/06) e sábado (06/06)

Leia Mais

IEP APOIA: Rollout 2026

No dia 18 de junho de 2026, das 19h às 21h, acontecerá o Rollout 2026 no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). O evento marcará a apresentação oficial do novo projeto da equipe, reunindo inovação,

Leia Mais

Continue sua leitura:

Arraiá do IEP 2026

No dia 27/06 (sábado), o Instituto de Engenharia do Paraná convida você e sua família para o tradicional Arraiá do IEP, que acontecerá no Centro de Eventos, a partir das 10h00. Prepare-se para viver um dia especial, repleto de tradição,

| Leia mais

30 anos do COSMO comemorados no IEP

O Corpo de Socorro em Montanha (COSMO), referência nacional em resgate voluntário em áreas de montanha, celebrou seus 30 anos de atuação com o lançamento do livro e documentário “Delírio Tropical: 30 anos do COSMO”. As obras reúnem relatos, memórias

| Leia mais

13º IEP Talks 2026

O Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Câmara Técnica Universitária, convida a todos para participar do 13° encontro de 2026 do IEP Talks, com a participação do Palestrante Alessandro Binhara. Para entrar no grupo de WhatsApp, contate: (44)

| Leia mais

Visita Técnica à Cooperativa Agrária Agroindustrial

O Instituto de Engenharia do Paraná promove a Visita Técnica à Cooperativa Agrária Agroindustrial, no dia 16 de junho, com saída do IEP às 07h30. Programação: A Agrária é uma cooperativa agroindustrial fundada em 1951, localizada em Guarapuava (PR), que

| Leia mais

Evento: Geotecnia aplicada à mineração

O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), convidam para participar do evento “Geotecnia Aplicada à Mineração” no dia 16 de junho, às 19h00, no Auditório e com transmissão

| Leia mais