NOTÍCIAS IEP

IEP recebe visita do ex-Ministro de Minas e Energia da Colômbia

O engenheiro e físico Omar Andrés Camacho Morales, ex-Ministro de Minas e Energia da Colômbia, esteve no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) nesta terça-feira, acompanhado do Gerente do LACTEC, Luciano Carstens, para uma visita técnica e de intercâmbio institucional. A agenda teve como objetivo promover a troca de conhecimentos e discutir temas relacionados à transição energética e à eletromobilidade no transporte público.

Atualmente, Camacho realiza parte de seu doutorado no LACTEC, desenvolvendo pesquisas voltadas à identificação de modelos eficientes de gestão e despacho de frotas de ônibus urbanos. O estudo compara os modais diesel, elétrico e a gás, com foco em desempenho operacional, custos e impactos ambientais, contribuindo para a formulação de estratégias para sistemas de transporte mais sustentáveis.

Com ampla trajetória nas áreas de energia, sustentabilidade e políticas públicas, Camacho atuou no governo colombiano liderando agendas estratégicas de transição energética, expansão das energias renováveis e planejamento do setor energético. É também professor da Universidade Distrital de Bogotá.
A visita contou ainda com a presença do Dr. Henry Salamanca, doutor em Engenharia e pesquisador do LACTEC, especialista em aterramentos e sistemas de energia, reforçando o caráter técnico e científico do encontro.

“A visita do engenheiro Omar Andrés Camacho Morales fortalece o papel do IEP como espaço de diálogo internacional e de intercâmbio técnico, conectando engenharia, pesquisa e políticas públicas para o avanço da mobilidade sustentável e da transição energética”, resume o presidente do IEP, Eng. Eletricista Nelson Luiz Gomez.

Na foto: Presidente do IEP Nelson Luiz Gomez, Eng. Luciano Carstens (LACTEC), Omar Andrés Camacho Morales e o pesquisador Dr Henry Salamanca (LACTEC).

Compartilhe esta publicação em suas redes:

Posts Relacionados:

Comunicado: Feriado de Corpus Christi

Em virtude do feriado de Corpus Christi, informamos que o prédio do Instituto de Engenharia do Paraná permanecerá fechado no dia 04 de junho (quinta-feira). As atividades voltam ao normal sexta-feira (05/06) e sábado (06/06)

Leia Mais

IEP APOIA: Rollout 2026

No dia 18 de junho de 2026, das 19h às 21h, acontecerá o Rollout 2026 no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). O evento marcará a apresentação oficial do novo projeto da equipe, reunindo inovação,

Leia Mais

Continue sua leitura:

Arraiá do IEP 2026

No dia 27/06 (sábado), o Instituto de Engenharia do Paraná convida você e sua família para o tradicional Arraiá do IEP, que acontecerá no Centro de Eventos, a partir das 10h00. Prepare-se para viver um dia especial, repleto de tradição,

| Leia mais

30 anos do COSMO comemorados no IEP

O Corpo de Socorro em Montanha (COSMO), referência nacional em resgate voluntário em áreas de montanha, celebrou seus 30 anos de atuação com o lançamento do livro e documentário “Delírio Tropical: 30 anos do COSMO”. As obras reúnem relatos, memórias

| Leia mais

13º IEP Talks 2026

O Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Câmara Técnica Universitária, convida a todos para participar do 13° encontro de 2026 do IEP Talks, com a participação do Palestrante Alessandro Binhara. Para entrar no grupo de WhatsApp, contate: (44)

| Leia mais

Visita Técnica à Cooperativa Agrária Agroindustrial

O Instituto de Engenharia do Paraná promove a Visita Técnica à Cooperativa Agrária Agroindustrial, no dia 16 de junho, com saída do IEP às 07h30. Programação: A Agrária é uma cooperativa agroindustrial fundada em 1951, localizada em Guarapuava (PR), que

| Leia mais

Evento: Geotecnia aplicada à mineração

O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), convidam para participar do evento “Geotecnia Aplicada à Mineração” no dia 16 de junho, às 19h00, no Auditório e com transmissão

| Leia mais