O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, através das câmaras técnicas de Gestão e Materiais, promoveu nos dias cinco e seis de março o 3º Seminário Paranaense de Obras Civis. Neste encontro, profissionais renomados da área trouxeram diversos cases e levantaram debates sobre os mais diversos temas da engenharia atual.
O engenheiro Sady Ivo Pezzi Junior, conselheiro da Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento de Projetos do IEP e responsável pelo primeiro dia do encontro, falou sobre a importância do encontro e afirmou que o IEP tem por objetivo fomentar discussões dentro da engenharia: “O seminário tem como principal objetivo desenvolver e tornar com mais propriedade a curiosidade dos engenheiros, os mais de 300 participantes do evento só reforçam este interesse. Para Sady, o IEP tem a responsabilidade de trazer a engenharia para a posição de destaque que já ocupou:
“Vivemos um momento na engenharia em que é fundamental eventos como este, precisamos despertar nas pessoas o desejo em se tornar engenheiros novamente.” reforça Sady.
Na palestra do engenheiro Eldoni Borga foi apresentado um caso prático do modo de construção de uma fábrica no Oriente Médio: “É uma cultura de engenharia diferente das que estamos habituados aqui no Brasil. A diferença de engenharia que lá fora é executada está na profundidade e nos procedimentos que sofrem forte influência da cultura britânica de construção.” Borga explica que o objetivo da palestra é trazer lições obtidas com essa construção e que estão sendo trazidas agora para o Brasil visando otimizar e aperfeiçoar todos os processos internos.
Na sequência, a palestrante Line Meireles, engenheira civil, falou sobre a importância da metodologia da gestão de projetos na engenharia civil brasileira – que ainda é pouco utilizada. A engenheira trabalhou na gerência do consórcio projetista de Belo Monte, a maior usina em construção do mundo, e é este case trazido para o encontro.
Para o take away do encontro, Line espera que todos os presentes tenham consciência da importância de padrões e estruturas em gestão de projetos. A convidada reforçou que o brasileiro ainda tem baixa cultura no planejamento:
“Não se dá tempo para este planejamento, então não há prevenção de várias falhas para o futuro que poderiam ser evitadas. A minha vontade é que todos saiam com a ideia de que uma gestão de projetos estruturada e embasada em cima de metodologias traz economia para as empresas, ajuda na assertividade de projetos e evita retrabalho. Quando se tem uma visão estruturada, o engenheiro entra no projeto muito mais consciente.” ressalta Meireles.
Câmara Técnica de Materiais
Coordenado pela Câmara Técnica de Materiais, os temas do segundo dia corroboraram com as palestras do primeiro – justamente pela necessidade de interdisciplinaridade entre os profissionais envolvidos em uma construção ou qualquer outro projeto.
O coordenador da Câmara Técnica de Materiais, Cesar Henrique Sato Daher, explica que o primeiro dia mostrou a necessidade de se trabalhar com gestão e gerenciamento enquanto que no segundo os palestrantes falaram sobre a durabilidade dos projetos e vida útil das estruturas das edificações, dentre outros:
“Foi abordado também a necessidade de uma participação mais efetiva dos profissionais tecnologistas de materiais na concepção estrutural para se dimensionar a vida útil destas estruturas. Desta maneira é possível trabalhar adequadamente nas especificações de materiais.”
Uma das palestrantes do segundo dia foi a engenheira Edna Possan, abordando sobre a influência da qualidade do concreto na vida útil das estruturas:
“O seminário foi sensacional. O Brasil precisa de mais eventos como este para discutir a qualidade das nossas obras e questões que estão interferindo na mesmas. O aprendizado que a gente teve nestes dias, até mesmo para nós palestrantes, foi de excelente qualidade para a engenharia nacional. “
Fonte: KAKOI Comunicação
Confira as transmissões deste seminário realizados via Facebook!
Primeiro dia
05/03 – Primeira Parte
05/03 – Segunda Parte
Segundo dia
06/03 – Primeira Parte
06/03 – Segunda Parte
06/03 – Terceira Parte
06/03 – Quarta Parte