O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica, estabeleceu uma parceria com o CRA-PR Conselho Regional de Administração, no sentido de divulgar e apresentar o “Ciclo Paranaense de Webinários sobre Gestão”. No decorrer deste mês de setembro acontecerão uma série de webinars voltados a gestão de empresas.

No próximo dia 09 de setembro de 2020, teremos a LIVE com o tema “Administração” com a participação do vice-presidente do CRA-PR, Conselho Regional de Administração do Paraná, Renato Dorl e do presidente do CRA-PR, Sérgio Lobo.

 

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que dom Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente.

A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, d. Pedro (futuro d. Pedro I) proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.

A independência foi resultado de um processo de desgaste nas relações entre os colonos brasileiros, sobretudo da elite, com Portugal. Isso teve relação direta com a Revolução Liberal do Porto de 1820, mas podemos considerar que tudo começou com a transferência da família real portuguesa para o Brasil, em 1808.

A transferência da família real foi uma consequência da Era Napoleônica e motivada pela invasão de Portugal pelas tropas francesas. A mudança da família real portuguesa para o Rio de Janeiro foi, portanto, uma fuga. Após se instalar no Rio de Janeiro, foi iniciado o que ficou conhecido como Período Joanino.

Esse nome faz referência a d. João VI, regente que esteve à frente de Portugal e só se tornou rei português a partir de 1816. Aqui no Brasil, d. João VI realizou uma série de medidas que contribuiu para a modernização do Brasil, promovendo desenvolvimento econômico e florescimento cultural e artístico.

Duas medidas de destaque foram a abertura dos portos, em 1808, e a elevação do Brasil à condição de reino, em 1815. Com essa última medida, o Brasil deixou de ser uma colônia e tornou-se parte do reino português. Essa situação, no entanto, desagradava a muitos em Portugal. Assim, em 1820, estourou a citada Revolução Liberal do Porto.

Essa revolução mobilizou a elite de Portugal pelo desejo de reformas no país, que incluíam o retorno do rei para Lisboa. O ponto de partida para o processo de independência do Brasil foi, portanto, a intenção da Corte portuguesa (instituição à frente dessa revolução em Portugal) de revogar todas as medidas tomadas por d. João VI durante o Período Joanino.

 

Processo de independência do Brasil 

Foi por causa da possibilidade de recolonização do Brasil que o nosso processo de independência iniciou-se. A elite econômica do país – nesse caso, a elite do Sudeste – não aceitava essa possibilidade porque afetaria seus interesses econômicos. Negociações estenderam-se durante 1820 e 1821, mas, a partir de 1822, o sentimento separatista começou a ganhar força.

Quem encabeçou a independência do Brasil foi o príncipe regente d. Pedro. À medida que a situação foi tornando-se irreconciliável, o príncipe foi convencido a liderar o processo de independência do Brasil. Em 7 de setembro de 1822, a situação mostrou-se insustentável, e o regente declarou a independência.

É importante dizer que o nosso processo de independência não foi pacífico, uma vez que houve resistência, o que resultou em batalhas em locais como Bahia, Pará e Cisplatina (atual Uruguai). As tropas ditas “brasileiras” venceram e conseguiram subjugar os movimentos de resistência.

Portugal acabou reconhecendo nossa independência em 1824, depois que os ingleses mediaram um acordo entre brasileiros e portugueses. O Brasil, como nação independente, organizou-se como uma monarquia e d. Pedro foi aclamado e coroado como imperador do Brasil. Assim, a partir de 1822, ele começou a ser de D. Pedro I.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Diretoria Sociocultural, realizará, no próximo dia 16 de setembro de 2020, as 19h00, mais uma edição da LIVE “Engenheiros que Fazem Arte- Parte 5, com as presenças dos seguintes artistas na área fotográfica:

Douglas Ribas Busse: engenheiro civil formado pela Universidade do Paraná, exercendo a profissão na área de Consultoria e Engenharia de Avaliações. Apaixonado pela fotografia desde pequeno quando tirou suas primeiras fotos com a máquina da mãe uma Kodak Baby da década de 40. Depois aos 12 anos ganhou sua primeira máquina 135 mm. Hoje tem uma coleção de mais de 150 câmeras. Continua fotografando com máquinas analógicas e digitais.

Maria Elisabete Yang: Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nascida em Carazinho/ RGS e residente em Curitiba/ PR. Iniciou aos 12 anos como artista plástica no curso de Desenho infantil no Instituto de Belas Artes de Passo Fundo/ RGS. Em 1983 e 1984 frequentou o curso da pintora Ida Hannemann de Campos na Galeria Cocaco em Curitiba/ PR. Em 2018 e 2020 participou de exposições coletivas de obras de arte do IEP (Instituto de Engenharia do PR). Executa desenhos e pinturas a óleo de pessoas, coisas e lugares do mundo, como autodidata, a mais de 50 anos. Gosta de fotografia desde a infância. Em 2009 fez curso de fotografia no SENAC/ Curitiba e começou a usar equipamento profissional de fotografia. Possui acervo pessoal de 30.000 fotos em papel, catalogadas e acondicionadas bem como 300.000 fotos digitais.

Sinval Aragão: Engenheiro Sinval Aragão. Sinval Aragão nasceu na Bahia em 1957. Imigrou para a Austrália em 1989. Técnico de Eletrônica e formado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília. Cursou Mestrado na Universidade de Sydney. Sinval trabalhou em Telecomunicações na Telstra/ Austrália e se dedica a literatura, fotografia e pintura. Mora atualmente em Brisbane/ Austrália.

 

Importante: Para participar, o interessado deverá fazer o cadastro via Sympla para receber as instruções de acesso.

CLIQUE AQUI, faça sua inscrição gratuita e receba no seu e-mail as instruções de acesso.

Participe!

A Nova Era do Business Intelligence na Engenharia:  Case de Sucesso é tema do IEP TALKS 

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Diretoria Técnica e da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Mecânica, realizará no próximo dia 09 de setembro de 2020 o IEP TALKS com o tema “A Nova Era do Business Intelligence na Engenharia: Case de Sucesso”

Estarão participando do evento,  os palestrantes:

Alan Gorriz Specht: Fundador Bi Inteligência humana e empresarial; Especialista em Power BI e Python; Líder de projetos; Desenvolvendo projetos em data Science e BI para: Indústrias, Construtoras, Distribuidoras, Varejistas, Serviços Bancário, Fintechs, Startups e Saúde; Data Science: diversos cursos promovidos por Data Science Academy e Harvard University.

Alejandro Raúl Gorriz: Cientista de Dados pela Data Science Academy, diretor comercial em X[Bi] Inteligência Empresarial (Jun/2019 – atual), com conhecimento em: Microsoft Power BI para DS.; Big Data 2.0 Fundamentos; 2020 – Datas Science Courses. Big data analytics com R Azure machine learning-data science academy; Linguagem R: Mineração, manipulação, analise e clusterização de grandes bases de dados; Microsoft Azure: Plataforma destinada à execução de aplicativos baseado em conceito da computação em nuvem; Machine Learning: Aprendizado de máquina que permite automatizar respostas ao usuário a partir de Big Data e Inteligência Artificial.

 

Importante: Para participar, o interessado deverá fazer o cadastro via Sympla para receber as instruções de acesso.

CLIQUE AQUI, faça sua inscrição gratuita e receba no seu e-mail as instruções de acesso.

Participe!

Comunicamos aos associados que o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná estará fechado nos dias 07 e 08/09/2020 devido aos feriados.

Dia 07/09/2020 (segunda-feira) Feriado de Independência e 08/09/2020 (terça-feira) Feriado Municipal em homenagem a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais – Padroeira de Curitiba.

Atenciosamente,

Horácio Guimarães
Presidente do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná 

Numa parceria com o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Diretoria Sociocultural e o CLP – Centro de Letras do Paraná será realizado no próximo dia 15 de setembro de 2020, às 18 horas, via zoom e Youtube, o evento “Palavras em Destaque”, tendo como convidados os associados das duas entidades. O evento terá parceria da Academia Feminina de Letras do Paraná, Academia Paranaense da Poesia e União Brasileira de Trovadores / Seção Curitiba.

O CLP – Centro de Letras do Paraná é uma instituição cultural com sede na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná e visa contribuir para o desenvolvimento e a promoção da literatura e dos escritores paranaenses.

 

IEP TALKS vai tratar de tema sobre Ambientes Explosivos

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Mecânica e da diretoria técnica, em parceria da ABEMEC/PR – Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos do Estado do Paraná, realizou mais um IEP TALKS com o tema, “Ambientes Explosivos: A Importância dos Ambientes Classificados em Projetos”.

Na oportunidade esteve palestrando Antônio Carlos Moura, que é Engenheiro Mecânico graduado pela UFPR (1988), com especialização em Mecatrônica (Festo Academy – 1999 a 2012), em Administração industrial pela USP (1990),em Administração de Marketing pela PUC/FAE (1994), MBA Administração estratégica de Negócios UFPr (2003) e MBA Gestão Comercial FGV (2010).

Moura tem 31 anos experiência em automatização de manufatura e processos na indústria automobilística, autopeças, eletronic & light assembly e white line , process , food & beverage, e OEM (original equipment manufacturers)

Na indústria automotiva trabalhou na construção dos bodies & paint shops, assembly line : VW (projetos A3, Golf , Saveiro , Gol gerações 3, 4 e 5, Fox, Crox Fox, Saveiro, Amarok) , Renault (Megane sedan, Megane Scenic, Logan, Sandero, Xterra, Master , GM (Prisma e nova linha de cabeçotes e motores (Joinville), Volvo (fábrica de cabines e usinagem de motores).

Na indústria de auto peças trabalhou na fabricação de linhas de montagem de dispositivos na Robert Bosch, Krupp, Krupp Presta, Faurecia, Peguform, Brose, Delco Remi , Zen, Stinner & Binz, FPT (ex Tritec) , Comau, GME, Eurogam, etc…)

Também trabalhou na fabricação de linhas de montagem de dispositivos Electrolux, Wirhpool Embraco, Techumseh, Statomat, Draft , Astem , Rossil, Pollux.

Assista abaixo ou através do nosso canal no Youtube:

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua diretoria de Apoio Sociocultural, realizou no último dia 28 de agosto de 2020, a terceira Exposição de Artes Virtual, com mais artistas associados ao IEP. Desta vez a exposição foi de fotografias.

Apresentaram suas obras os artistas, Sinval Aragão é engenheiro, nascido na Bahia em 1957. Imigrou para a Austrália em 1989. Técnico de Eletrônica e formado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília. Cursou Mestrado na Universidade de Sydney. Sinval trabalhou em Telecomunicações na Telstra/ Austrália e se dedica a literatura, fotografia e pintura. Mora atualmente em Brisbane/ Austrália.

Mariana Medaglia Sobreira é Engenheira, nascida em São Paulo, mora em Curitiba desde sua infância. Técnica em Plásticos pela Tupy -SOCIESC e Engenheira Industrial Mecânica, graduada em 2004 na UTFPR (antigo CEFET-PR), já trabalhou na área de plásticos, indústrias químicas e na PETROBRAS, na ampliação e manutenção da REPAR. A paixão por viagens aliada ao interesse pela fotografia, a fazem colecionar fotos desde lugares corriqueiros até os mais exóticos. Em 2018 apresentou no IEP suas experiências de visitas a Feiras Mundiais (EXPOs).

Maria Elisabete Yang é engenheira civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nascida em Carazinho/ RGS e residente em Curitiba/ PR. Iniciou aos 12 anos como artista plástica no curso de Desenho infantil no Instituto de Belas Artes de Passo Fundo/ RGS. Em 1983 e 1984 frequentou o curso da pintora Ida Hannemann de Campos na Galeria Cocaco em Curitiba/ PR. Em 2018 e 2020 participou de exposições coletivas de obras de arte do IEP (Instituto de Engenharia do PR). Executa desenhos e pinturas a óleo de pessoas, coisas e lugares do mundo, como autodidata, a mais de 50 anos. Gosta de fotografia desde a infância. Em 2009 fez curso de fotografia no SENAC/ Curitiba e começou a usar equipamento profissional de fotografia. Possui acervo pessoal de 30 000 fotos em papel, catalogadas e acondicionadas bem como 300 000 fotos digitais.

Assista a live abaixo:

O presidente do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, Horácio Guimarães, participou no último dia 28 de agosto de 2020, de um Webinário da FGV – Fundação Getúlio Vargas, que abordou a visão sob a ótica jurídica para investimentos, arbitragem, tributário e trato nas relações institucionais em projetos de infraestrutura de transportes, logística e mobilidade urbana.

O evento teve como apresentador Bernardo Vieira Klüppel Carrara, Advogado no escritório Wald Antunes Vita, Longo e Blattner Advogados. Integrante do Grupo de Estudos em Arbitragem (GEA) e do Grupo de Pesquisa e Trabalho em Resolução Apropriada de Disputas (GT-RAD), ambos sediados na UnB.

Como palestrantes, Alessandro Rostagno – Advogado, professor e mestre em Direito pela PUC/SP, Conselheiro Seccional da OAB/ES e membro da Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal da AO, Riccardo Giuliano Figueira Torre, sócio do Wald, Antunes, Vita, Longo e Blattner Advogados, Tatiana Carius, sócia do Medina Osório Advogados, Ana Cândida de Mello Carvalho, sócia do escritório BMA, Barbosa Müssnich Aragão.  O Moderador foi Rodrigo Vilaça, Relações Institucionais do FGV TRANSPORTES.

Segundo Guimarães, o evento foi de alta importância para o Instituto, uma vez que esse assunto faz parte da agenda da instituição.

Assista a live abaixo transmitida pelo Youtube no canal da FGV:

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua diretoria de Apoio Cultural, realizará HOJE, às 19h, a terceira Exposição de Artes Virtual, com mais artistas associados ao IEP. Desta vez a exposição será de fotografias.

Para a diretora de Apoio Cultural, Maria Elisabete Yang, a terceira exposição se deve ao fato das duas primeiras edições terem sido um sucesso. Ela explica que o objetivo da mostra é buscar desenvolver um olhar crítico e sensível, além do desenvolvimento do gosto pela arte, explorando as possibilidades de expressão e interpretação da diversidade cultural como uma forma de ver, viver e conviver com a arte no espaço da engenharia.

 

Apresentarão trabalhos os seguintes artistas: 

 

Importante: Para participar, o interessado deverá fazer o cadastro via Sympla para receber as instruções de acesso.

CLIQUE AQUI, faça sua inscrição gratuita e receba no seu e-mail as instruções de acesso.

Participe!