IEP TALKS vai tratar de tema sobre Ambientes Explosivos

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Mecânica e da diretoria técnica, em parceria da ABEMEC/PR – Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos do Estado do Paraná, estará realizando no próximo dia 01 de setembro de 2020, mais um IEP TALKS com o tema, “Ambientes Explosivos: A Importância dos Ambientes Classificados em Projetos”.

Na oportunidade estará palestrando Antônio Carlos Moura, que é Engenheiro Mecânico graduado pela UFPR (1988), com especialização em Mecatrônica (Festo Academy – 1999 a 2012), em Administração industrial pela USP (1990),em Administração de Marketing pela PUC/FAE (1994), MBA Administração estratégica de Negócios UFPr (2003) e MBA Gestão Comercial FGV (2010).

Moura tem 31 anos experiência em automatização de manufatura e processos na indústria automobilística, autopeças, eletronic & light assembly e white line , process , food & beverage, e OEM (original equipment manufacturers)

Na indústria automotiva trabalhou na construção dos bodies & paint shops, assembly line : VW (projetos A3, Golf , Saveiro , Gol gerações 3, 4 e 5, Fox, Crox Fox, Saveiro, Amarok) , Renault (Megane sedan, Megane Scenic, Logan, Sandero, Xterra, Master , GM (Prisma e nova linha de cabeçotes e motores (Joinville), Volvo (fábrica de cabines e usinagem de motores).

Na indústria de auto peças trabalhou na fabricação de linhas de montagem de dispositivos na Robert Bosch, Krupp, Krupp Presta, Faurecia, Peguform, Brose, Delco Remi , Zen, Stinner & Binz, FPT (ex Tritec) , Comau, GME, Eurogam, etc…)

Também trabalhou na fabricação de linhas de montagem de dispositivos Electrolux, Wirhpool Embraco, Techumseh, Statomat, Draft , Astem , Rossil, Pollux.

 

Importante: Para participar, o interessado deverá fazer o cadastro via Sympla para receber as instruções de acesso.

CLIQUE AQUI, faça sua inscrição gratuita e receba no seu e-mail as instruções de acesso.

Participe!

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná realizou mais um IEP TALKS por meio da Diretoria Técnica e da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Mecânica.

O evento teve como tema a “Manutenção Preditiva: Como Utilizar a Inteligência Artificial na Indústria”, e contou com a presença do palestrante Vinicius Pantoja. Economista formado pela Universidade de Brasília e mestrado na Escola de Pós Graduação em Economia – EPGE/FGV, com especialização em Ciência de Dados pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Sua experiência profissional inclui desenvolvimento de soluções para diferentes setores como o de bebidas e alimentos, energia e montadoras, sempre com foco em previsão, seja de demanda de produtos quanto de falhas em equipamentos. Ele também participou do desenvolvimento de soluções para os governos brasileiro e americano, fazendo previsão de impacto de políticas públicas. Hoje Vinícius Pantoja é fundador e chefe de Inovação e Dados da AI Consult, empresa que utiliza Inteligência Artificial para solução de problemas de alta complexidade.

Assista o IEP Talks abaixo ou através do canal do IEP no Youtube:

O presidente do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, participou no último dia 25 de agosto de uma reunião virtual com o MPP – Movimento Pró-Paraná para tratar da Concessão de Rodovias no Paraná – Pedágios.

Participaram do evento o presidente do MPP, Marcos Domakoski, o presidente da ASSOMEC – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba e prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Cláudio Wosniak e o palestrante e assessor da presidência da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Arthur Mohr, além da participação de mais de 50 prefeituras.

Durante o evento foi apresentado as prefeituras participantes a nova modelagem de concessão das rodovias.  O projeto de remodelagem da malha rodoviária paranaense, que vai atender aos novos editais de concessão previstos para 2021, já está em fase final. Desde 2019, quando os governos federal e estadual assinaram um contrato para reestruturar o atual modelo de pedágio, o assunto avançou bastante. Entre as principais mudanças, está o fato de que o Paraná pode ganhar novos trechos de rodovias concessionadas: a PR-323 (entre Maringá e Guaíra), a PR-092 (de Jaguariaíva e Jacarezinho) e a PR-280 (de Francisco Beltrão a Palmas).

Algumas rodovias federais também devem fazer parte do novo modelo, como a BR-163 no oeste (Guaíra – Cascavel – Barracão), a BR-153 no norte pioneiro (Santo Antônio da Platina – Alto do Amparo) e a BR-476 no sul do estado (General Carneiro – União da Vitória – Lapa), esta última fazendo parte de uma concessão que corre em outro processo licitatório. Com isso, o total de trechos integrados passaria de 2.500 km para 3.800 km no novo período de concessão. A possível inclusão de 1.300 km está sendo analisada pela Empresa de Planejamento e Logística do Brasil (EPL).

João Arthur Mohr, explicou como está o projeto até o momento: “Temos um anel de integração dividido em seis lotes, administrados por seis concessionárias, totalizando 2.500 km de extensão. Destes, cerca de 1.000 km já são duplicados”, detalha.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná realizou mais um IEP TALKS. Nesta oportunidade, esteve presente o candidato a Reitor da UFPR – Universidade Federal do Paraná, engenheiro Horácio Tertuliano Filho e a candidata a vice, professora Ana Paula Mussi Szabo Cherobim. Tertuliano mostrou suas propostas, que envolvem as questões de pesquisa, ensino e extensão.

A Comissão do Conselho Universitário (Coun) para escolha de reitor(a) e de vice-reitor(a) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mandato 2020-2024, divulgou a homologação das inscrições para os respectivos cargos.

Para o mandato 2020-2024, disputam Ricardo Marcelo Fonseca e Graciela Ines Bolzón de Muniz (chapa 2), tentando reeleição. Já a chapa 1 é composta por Horácio Tertuliano Filho, diretor do Setor de Tecnologia, e Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, professora de Administração.

Assista a live abaixo ou através do nosso canal no Youtube.

O presidente do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, Horácio Guimarães e o diretor técnico do IEP, Ferrúcio Kochinski, participaram no último dia 24 de agosto de 2020, da 16ª Assembleia Geral Ordinária da ABEC – Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos, Regional do Paraná.

Na oportunidade a presidente da ABEC-PR (gestão 2019/2021), engenheira cartógrafa Taciana Achcar Malheiros Vannucci, assinou um convênio com o IEP, que tem por objeto a cooperação entre os conveniados, para desenvolver atividades de interesse mútuo, visando os interesses da Engenharia, através do planejamento e desenvolvimento de iniciativas institucionais, promovendo a oferta de serviços e atividades para o bem estar dos seus associados e a união de esforços nas atividades técnica e científica para o aperfeiçoamento e valorização profissional.

Criada em 04 de dezembro de 1987, a ABEC-PR percorreu um longo período, porém teve suas atividades interrompidas em 1993. Suas atividades foram retomadas em 2007, por iniciativa da comunidade dos Engenheiros Cartógrafos de Curitiba. O movimento aos poucos foi ganhando adeptos e, em maio daquele ano, a classe voltou a contar com uma Associação. Desde então, a ABEC-PR recomeçou o árduo trabalho de representar os Engenheiros Cartógrafos do Estado do Paraná.

Segundo o presidente do IEP, Horácio Guimarães, o convênio trará muitos subsídios para os associados do IEP, bem como poderão usufruir dos privilégios do convênio.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná realizou mais um IEP TALKS. Nesta oportunidade, esteve presente o candidato a Reitor da UFPR – Universidade Federal do Paraná, engenheiro Horácio Tertuliano Filho e a candidata a vice, professora Ana Paula Mussi Szabo Cherobim.

Tertuliano mostrou suas propostas, que envolvem as questões de pesquisa, ensino e extensão. A Comissão do Conselho Universitário (Coun) para escolha de reitor(a) e de vice-reitor(a) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mandato 2020-2024, divulgou a homologação das inscrições para os respectivos cargos.

Para o cargo de reitor da universidade, o Coun homologou as inscrições de Ricardo Marcelo Fonseca, professor de História do Direito e atual reitor e que concorre à reeleição, e Horácio Tertuliano Filho, diretor do Setor de Tecnologia da UFPR. Para vice-reitora, foram homologadas as inscrições de Graciela Ines Bolzón de Muniz, professora da área de Engenharia Florestal e atual vice-reitora e Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, ex-diretora do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR.

Assista ao IEP TALKS abaixo ou pelo canal do IEP no Youtube.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, realizará no próximo dia 26 de agosto de 2020, mais um IEP TALKS por meio da Diretoria Técnica e da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Mecânica.

O evento terá como tema a “Manutenção Preditiva: Como Utilizar a Inteligência Artificial na Indústria”, e contará com o palestrante Vinicius Pantoja. Economista formado pela Universidade de Brasília e mestrado na Escola de Pós Graduação em Economia – EPGE/FGV, com especialização em Ciência de Dados pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Sua experiência profissional inclui desenvolvimento de soluções para diferentes setores como o de bebidas e alimentos, energia e montadoras, sempre com foco em previsão, seja de demanda de produtos quanto de falhas em equipamentos.

Também participou de desenvolvimento de soluções para os governos brasileiro e americano, fazendo previsão de impacto de políticas públicas. Hoje Vinícius Pantoja é fundador e chefe de Inovação e Dados da AI Consult, empresa que utiliza Inteligência Artificial para solução de problemas de alta complexidade.

Importante: Para participar, o interessado deverá fazer o cadastro via Sympla para receber as instruções de acesso.

CLIQUE AQUI, faça sua inscrição gratuita e receba no seu e-mail as instruções de acesso.

Participe!

Numa iniciativa da ZIGURAT Global Institute of Technology através do Master Internacional em BIM Management para Infraestruturas, Engenharia Civil e GIS, com o apoio do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica e do Governo do Estado do Paraná através da SEIL, será realizado no próximo dia 09 de setembro de 2020, a palestra online “Estratégia BIM PR: Paraná Rumo a Inovação Digital nas Obras Públicas”, com as palestrantes e servidoras públicas da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná Nicolle de Souza e Lucimara Ferreira de Lima.

O BIM vem impactando fortemente a execução de obras de infraestruturas no setor público. O Infra BIM 4.0 Brasil reunirá os especialistas das mais importantes entidades e instituições de Infraestrutura do setor, para discutir a evolução do BIM na área de infraestruturas e o novo paradigma que essas mudanças apresentam na Legislação.

A implementação do BIM ocorrerá de forma gradual em todos os projetos de obras públicas.  A partir de 1 de janeiro de 2021, o BIM será utilizado para a elaboração dos modelos de todos projetos de arquitetura e engenharia, sejam novas construções, extensões ou reformas.

A partir de 1 de janeiro de 2024, o uso do BIM também será estendido à fase de implementação – direta ou indireta – e ao orçamento, planejamento e controle da execução de obras.

A partir de 1 de janeiro de 2028, o BIM também será adicionado ao gerenciamento e a manutenção de obras incluindo todas as fases do ciclo de vida de cada projeto.

Em 25 de junho deste ano, o Senado brasileiro aprovou também um novo marco do saneamento básico para a universalização do serviço com um investimento planejado de até R$ 700 bilhões.

 

Clique AQUI e faça sua inscrição!

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná comunica aos seus associados que a partir do dia 24 de agosto de 2020, realizará novo horário de atendimento presencial, das 09h00 às 12h00 horas e das 13h00 às 17h00, de segunda à sexta-feira.

Para maiores informações acesse os seguintes contatos:

Secretaria: (41) 98527-2639 e e-mail [email protected] (para questões gerais);
Plano de Saúde: (41) 98527-2637 e e-mail [email protected];
Consórcio: e-mail [email protected];
Eventos: (41) 98527-2640 e e-mail [email protected].

Horário de funcionamento do edifício e estacionamento: das 07h00 às 20h30 horas de segunda à sexta-feira.

Atenciosamente,

Horácio Guimarães
Presidente do IEP Instituto de Engenharia do Paraná

 

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná realizará no próximo dia 24 de agosto de 2020, mais um IEP TALKS. Nesta oportunidade estará presente o candidato a Reitor da UFPR – Universidade Federal do Paraná, engenheiro Horácio Tertuliano Filho e a candidata a vice, professora Ana Paula Mussi Szabo Cherobim.

Tertuliano vai mostrar suas propostas que envolvem as questões de pesquisa, ensino e extensão. A Comissão do Conselho Universitário (Coun) para escolha de reitor(a) e de vice-reitor(a) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mandato 2020-2024, divulgou a homologação das inscrições para os respectivos cargos.

Para o cargo de reitor da universidade, o Coun homologou as inscrições de Ricardo Marcelo Fonseca, professor de História do Direito e atual reitor e que concorre à reeleição, e Horácio Tertuliano Filho, diretor do Setor de Tecnologia da UFPR. Para vice-reitora, foram homologadas as inscrições de Graciela Ines Bolzón de Muniz, professora da área de Engenharia Florestal e atual vice-reitora e Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, ex-diretora do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR.

 

Importante: Para participar, o interessado deverá fazer o cadastro via Sympla para receber as instruções de acesso.

CLIQUE AQUI, faça sua inscrição gratuita e receba no seu e-mail as instruções de acesso.

Participe!