Entusiasta do Banco de Ideias do IEP, precursor das Câmaras Técnicas e associado ao Instituto de Engenharia do Paraná, o ex-governador do Paraná, engenheiro Emílio Hoffmann Gomes completou 95 anos de idade. Nascido em Ponta Grossa, Paraná, a 19 de julho de 1925, filho de Ezequiel Gomes e Maria Hoffmann Gomes. Fez o curso fundamental na cidade de Irati, transferindo-se depois para Faculdade de Engenharia do Paraná, tendo obtido grau em 1949.

Começou muito cedo na função pública como auxiliar de engenheiro do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado.

Em 1961 filiou-se ao Partido Democrata Cristão e disputou as eleições para a Câmara dos Deputados.

Eleito e reeleito duas vezes, cumpriu com eficiência três mandatos parlamentares, tendo ocupado cargos na comissão executiva daquela Casa do Congresso Nacional.

Exerceu ativa participação nas comissões técnicas. Integrou algumas comissões parlamentares de inquérito, entre as quais a que tratou das questões da Rodobrás e da indústria automobilística. Como representante da Câmara dos Deputados, em 1967, participou da Reunião Plenária do Parlamento Latino-Americano em Quito, Equador. Posteriormente, na Guatemala.

Com a vacância do governo, face a morte prematura do governador Pedro Viriato Parigot de Souza, Emílio Hoffmann Gomes foi eleito, por via indireta, pela Assembleia Legislativa, para cumprir o restante do mandato governamental. Sua eleição foi tranquila, dado o seu alto conceito na política paranaense e nacional, e porque representava a continuidade do processo de pacificação política em andamento. Foi nomeado mais tarde, auditor do Tribunal de Contas do Paraná, onde se aposentou.

Instituto de Engenharia do Paraná realizará IEP Talks sobre Indústria 4.0   

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, em parceria com a ABEMEC/PR – Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos do Estado do Paraná, realizarão o IEP Talks no próximo dia 22 de julho de 2020, com o engenheiro Antônio Carlos Nascimento Moura, que falará o que significa este novo tipo de indústria e seus impactos em tecnologia e na vida das pessoas.

Antônio Carlos Moura é Engenheiro Mecânico graduado pela UFPR (1988), com especialização em Mecatrônica (Festo Academy – 1999 a 2012), em Administração industrial pela USP (1990),em  Administração de Marketing pela PUC/FAE (1994), MBA Administração estratégica de Negócios UFPr (2003) e MBA Gestão Comercial FGV (2010).

Moura tem 31 anos experiência em automatização de manufatura e processos na indústria automobilística, autopeças, eletronic & light assembly e white line , process , food & beverage, e OEM (original equipment manufacturers)

Na indústria automotiva trabalhou na construção dos bodies & paint shops, assembly line : VW (projetos A3, Golf , Saveiro , Gol gerações 3, 4 e 5, Fox, Crox Fox, Saveiro, Amarok) , Renault (Megane sedan, Megane Scenic, Logan, Sandero, Xterra, Master , GM (Prisma e nova linha de cabeçotes e motores (Joinville), Volvo (fábrica de cabines e usinagem de motores).

Na indústria de auto peças trabalhou na fabricação de linhas de montagem de dispositivos na Robert Bosch, Krupp , Krupp Presta, Faurecia, Peguform, Brose, Delco Remi , Zen, Stinner & Binz, FPT (ex Tritec) , Comau, GME, Eurogam, etc…)

Também trabalhou na fabricação de linhas de montagem de dispositivos Electrolux, Wirhpool Embraco, Techumseh , Statomat, Draft , Astem , Rossil, Pollux.

 

Importante: Para participar, o interessado deverá fazer o cadastro via Sympla para receber as instruções de acesso.

Clique AQUI, faça sua inscrição gratuita e receba no seu e-mail as instruções de acesso.

Participe!

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná e o IBI Instituto Brasileiro de Impermeabilização realizarão no dia 15 de julho mais um IBI TALKS, ao vivo no YOUTUBE. Os palestrantes Flávio de Camargo Martins e Marcos Teixeira de Melo abordarão alguns assuntos como o histórico, qualidade da manta PVC, vantagens e sua durabilidade, além de apresentarem técnicas e métodos de aplicação e os detalhes de projeto da Manta de PVC, com o convidado José Mario Andrello, projetista de impermeabilização. Não perca!

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Química, em Parceria com a UNILIVRE – Universidade Livre do Meio Ambiente e com a Paraná Metrologia, estará realizando no próximo dia 16 de julho de 2020 uma webinar com o tema Café da Manhã Online, Gestão de Projetos; metodologias ágeis e Certificações.

O Evento contará com as presenças do Engenheiro eletricista Luciano Cartens e com o engenheiro Industrial, Carlos Flesch.

 

 

A “Confraria Viniep” estará realizando no próximo dia 24 de julho de 2020, às 19h00 horas, mais uma edição de degustação de vinhos. Desta vez os a degustação será virtual em comemoração ao terceiro Aniversário do VinIEP.

Importante: Para participar, o interessado deverá fazer o cadastro via Sympla para receber as instruções de acesso.

Clique AQUI, faça sua inscrição gratuita e receba no seu e-mail as instruções de acesso.

Participe!

Em recente artigo publicado na Now Boarding, na coluna de vinhos, a diretora Cultural do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, Bete Yang, que é engenheira civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Em seu artigo ela aborda algumas experiências que vivenciou em alguns lugares do mundo.

Sempre em busca de novos sabores, Bete fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 atua como coordenadora do Viniep (Confraria de vinho do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 140 vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania.

Aproveitem os conhecimentos de Bete Yang e suas recomendações.

 

Região Vinícola da Nova Zelândia – Ilha Sul

A principal região vinícola da Nova Zelândia situa-se na Ilha Sul, na região de Marlborough.

Hospedando-se na cidade de Blenheim, o acesso de carro é muito fácil e bem agradável no mês de maio para conhecer e degustar os ótimos vinhos das vinícolas da região. Em 2017, quando estive lá, não era necessário fazer reserva para a visitação e degustação.

Recomendo visitar e tomar os vinhos das vinícolas: Cloudy Bay, Allan Scott, Highfield Terravin, Saint Clair, Gibson Bridge, Giesen, Hans Herzog e Brancott. Os vinhos da Cloudy Bay e Brancott já encontrei na Adega Brasil, Festval, Angeloni e Decanter.

O cabernet sauvignon da Brancott está na faixa de R$ 120. O Chardonnay da Cloudy Bay por volta de R$ 200.


Foto: Cloudy Bay

Um belo passeio de carro pode ser feito de Blenheim até a cidade de Nelson para experimentar os ótimos vinhos e frutos do mar servidos na cidade.

Continuando o roteiro da Ilha Sul, viaja-se para o sul com carro ou avião até a cidade Queenstown.

Pode-se conhecer um ícone neozelandês, a belíssima vinícola Rippon, situada em Wanaka e fazer degustação com um dos melhores pinot noir do mundo!!!


Foto: Saint Clair

No Brasil, podem ser encontrados em importadoras do Rio e São Paulo e os preços estão bem acima da média. Mas por que não se dar um belo presente?


Foto: Rippon

No trajeto entre Queenstown e a vinícola Rippon vale a pena visitar um museu diferenciado – o Puzzling World, em Wanaka.

Ainda nas proximidades de Queenstown, pode-se visitar as vinícolas Wooingtree, Mt Difficulty e a excelente vinícola Amisfield onde saboreia-se boa comida harmonizada com bons vinhos.

13 de julho é o Dia do Engenheiro Sanitarista. A Engenharia Sanitária é o ramo da engenharia que trata da exploração e do uso da água, dos projetos e das obras de saneamento básico e de saneamento geral, tais como sistemas de abastecimento de água, de esgotos sanitários, de limpeza urbana, aí incluídos os sistemas de tratamento.

O engenheiro sanitarista deve ter ampla formação nas áreas ambiental, de Hidráulica, de Hidrologia e de recursos hídricos, pois planeja e orienta o uso da água de bacias hidrográficas, elaborando Planos Diretores de Abastecimento de Água, de Esgotos Sanitários e de Bacias Hidrográficas.

Ele também desenvolve planos de redes de água e de esgotos, irrigação e drenagem, além de projetar canais. Este profissional também pode acompanhar a operação de Estações de Tratamento de Águas (ETA’s ) e de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE’s) que tratam águas poluídas ou contaminadas. O Patrono da Engenharia Sanitária no Brasil é o sanitarista Francisco Saturnino de Brito.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná parabeniza todos os Engenheiros Sanitários!

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Câmara Técnica de Mobilidade e Acessibilidade, em Parceria com o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizaram o Debate Online “ Soluções para o Transporte Coletivo na Pandemia”

O Debate reuniu representantes do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana, bem como especialistas em cidades, sustentabilidade, controle de contaminação e representantes do setor empresarial. O Objetivo foi discutir estratégias para o transporte coletivo durante o período pandêmico.

Acompanhe este bate-papo digital logo abaixo ou através do nosso canal no Youtube.

Independentemente do tipo de isolamento e outras medidas restritivas em razão da pandemia, o transporte coletivo precisa continuar em operação, especialmente, para atender aos trabalhadores da saúde, segurança, limpeza, supermercados e tantos outros.

De outro lado, o transporte coletivo tem sido objeto de grande preocupação. Diariamente nos horários de pico, há grande concentração de pessoas em terminais e ônibus lotados, colocando em risco os passageiros, motoristas e cobradores, entre outros trabalhadores.

As soluções adotadas tem contemplado a obrigatoriedade do uso de mascaras, redução da ocupação nos ônibus, fiscalização nas filas e outras similares. Outros também têm defendido o escalonamento de horário do comercio e de outras atividades empresariais. Porém essas medidas tem gerado mais conflito do que solução e deixaram de ter sentido com as recentes medidas que aumentaram as restrições.

Entretanto, pouco tem se debatido quanto ao incentivo de outros modais de transporte; ao acompanhamento da saúde dos motoristas e cobradores; à fiscalização da limpeza (sanitização) diária dos ônibus, terminais e estações; ao controle de temperatura dos passageiros e outras alternativas.

Enfim, o que é possível fazer além do que já está sendo feito no transporte público? O que pode diminuir o risco de contaminação dos passageiros e dos trabalhadores do transporte?

Assim, é urgente debater essas e outras questões relacionadas ao transporte que além de ser um “serviço essencial” é também um “direito constitucional”, sendo obrigação do Poder Público garantir sua prestação de forma direta ou através de terceiros.

Dentro desse contexto, o IEP – Instituto de Engenharia Paraná, o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura e o ITTI da UFPR, estão promovendo o debate online “Soluções para o Transporte Coletivo na Pandemia” no próximo dia 10 julho das 17h00 às 19h00.

Clique Aqui e faça sua inscrição para participar.

É uma oportunidade única e privilegiada, pois debate contará com os presidentes das autoridades do transporte urbano (Urbs), metropolitano (Comec) e da Associação Comercial do Paraná, além do CEO das operadoras (Metrocard), Diretor do Programa Cidades da WRI Brasil, editor da Smart Mobility News e especialistas da UFPR, PUCPR e Observatório FIEP.

No próximo dia 09 de julho de 2020, os associados ao IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, o engenheiro Roberto Seleme estará apresentando por meio de uma Webinar – IEP Talks, sua proposta ao pleito a candidatura a presidência do  CREA-PR.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, convida seus associados a conhecerem as propostas que serão apresentadas.

 

 

Importante: Para participar, o interessado deverá fazer o cadastro via Sympla para receber as instruções de acesso.

Clique AQUI, faça sua inscrição gratuita e receba no seu e-mail as instruções de acesso.

Participe!