A Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento do IEP, Instituto de Engenharia do Paraná, realizou no último dia 05 de maio, uma videoconferência sobre a Crise Hídrica no Paraná: Aspectos hidro meteorológicos, institucionais e de Abastecimento Público.

Estiveram presentes a videoconferência o engenheiro Eduardo Felga Gobbi, coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento do IEP, o geólogo Everton Luiz da Costa Souza, presidente do Instituto Água e Terra, o engenheiro Eduardo Alvim Leite e o presidente do Simepar.

O evento teve a participação de mais de 100 pessoas, onde tiveram a oportunidade de debater todos os aspectos da crise que assola o estado com a falta das chuvas.

Esta data foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) em homenagem ao mais antigo trabalho cartográfico feito no Brasil, registrado pelo Mestre João, astrônomo pertencente à frota de Pedro Álvares Cabral.

Em 27 de abril de 1500 (calendário Juliano), Mestre João determinou a latitude da então Baía de Cabrália (atual Porto Seguro, no estado da Bahia).

O documento com o registro cartográfico foi enviado para Portugal juntamente com a carta de Pero Vaz de Caminha, com a data corrigida para o calendário Gregoriano (utilizado atualmente), que corresponde ao dia 6 de maio.

O Engenheiro Cartógrafo tem na sua formação, conceitos e metodologias para levantar dados das superfícies, processar e ajustar os mesmos e representa-los por meio de gráficos e relatórios geoespaciais, facilitando o entendimento das atividades de engenharia e afins.

Com a evolução da informática, das tecnologias de levantamentos e de coleta de dados, a atuação dos profissionais ficou ampla no cenário da montagem e simulação das obras de engenharia e suas atividades em tempo real, assim como nos diferentes momentos de controle.

O IEP, neste dia, por meio de sua Diretoria Técnica congratula-se com os profissionais da Engenharia Cartográfica.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da diretoria técnica e da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística do IEP, realizará no próximo dia 13 de maio de 2020, às 19h00, a videoconferência “Geração de Empregos no Cenário Pós-Pandemia – o Papel da Infraestrutura, com o economista Roberto Figueiredo Guimarães.

Guimarães tem mestrado pela Universidade de São Paulo – USP. No setor público, foi Chefe da Dívida Pública da Secretaria do Tesouro Nacional e Secretário do Tesouro Nacional. Participou das negociações da dívida externa brasileira junto aos bancos privados, FMI e Clube de Paris. Foi consultor do BID e Banco Mundial. Na iniciativa privada, foi administrador de projetos de infraestrutura nas áreas de saneamento básico, aeroportos, óleo e gás e mobilidade urbana. Atuou também como Perito Judicial na Justiça Federal e Comum do Distrito Federal. Atualmente, é consultor especializado em finanças públicas e projetos de infraestrutura.

Entre os temas que serão abordados na videoconferência estão:

  1. Conjuntura econômica atual e a Dívida Pública Mobiliária Federal;
  2.  A importância do Orçamento de Guerra;
  3. Os dois extremos dos caminhos disponíveis para evitar a estagflação:
  4. A visão de Milton Friedman frente à um país destroçado pelas “Despesas Correntes”;
  5. A visão de John Maynard Keynes frente à iniciativa privada combalida pelos efeitos perversos do isolamento social.
  6. Porque a solução tem que ser intermediária; as OUTORGAS são realmente necessárias nesse momento da economia?
  7. Como o ESTADO e a INICIATIVA PRIVADA devem atuar para impulsionar o desenvolvimento dos projetos e a geração de empregos? Pontos fortes e fracos;
  8. Conclusões.

 

• Data: 13 de maio de 2020
• Horário: 19h00
• Local:
 VIDEOCONFERÊNCIA através do Google Hangouts

Importante: Para participar, o interessado deverá:
1 – Fazer o cadastro via Sympla (link abaixo) para receber as instruções de acesso à VIDEOCONFERÊNCIA.
2 – Caso deseje participar via Smartphone ou Tablet, também deverá instalar o aplicativo Google Hangouts, localizado no Google Play.

 

Clique AQUI e faça sua inscrição gratuita. Participe!

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná e a UFTM – Universidade do Triangulo Mineiro, estarão realizando no próximo dia 06 de março, às 14h00, uma entrevista ao vivo no Youtube,  com o assessor especial da reitoria da UTFM, Antônio Luiz Veneu Jordão, que falará sobre estratégias para superação da crise da COVID 19 e sobre as perspectivas para a economia após o pico da doença.

Antônio Luiz Veneu Jordão é Capitão de Fragata RM1, Assessor Especial da Reitoria da UFTM, professor universitário e palestrante. Especialista em Gestão Estratégica e Gestão de Riscos. Na Marinha, no Ministério da Defesa e na Administração Pública Federal (APF) atuou nos setores de Salvamento, Aviação, Logística e Gestão Estratégica.

Foi membro do Conselho Nacional de Defesa Civil (onde participou do Plano Nacional de Enfrentamento da Pandemia de Gripe Aviária), do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira e de diversos grupos de trabalho interministeriais. Coordenou o Plano Estratégico de Promoção Comercial do Brasil (2009/2010) no MRE.

Na iniciativa privada dirigiu uma das primeiras startups de telecomunicações 4G, e coordenou projetos de inclusão digital para empresas e instituições públicas. Possui 30 anos de experiência em projetos nas Forças Armadas/APF e 10 anos na iniciativa privada. Formado na Escola Naval, possui Mestrado em Ciências Náuticas pela Escola de Guerra Naval, RJ, e MBA em Gestão Empresarial pela COPPEAD/UFRJ.

 

Data: 06 de março de 2020

Horário: 14h00

Local: Youtube – Canal radionasnuvensuftm

O IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização, que tem como finalidade principal o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento de produtos, serviços e do mercado de produtos químicos voltados para construção civil, lançou em abril o programa IBI Talks – Construindo o Mercado, no qual disponibilizou palestras online, gratuitas, trazendo especialistas não apenas da parte técnica, mas de assuntos variados e de grande interesse do mercado, como vendas, redes sociais e marketing.

No último dia 04 de maio foi realizada a palestra “Eflorescências: Causas e Soluções”, proferida pelo engenheiro Denis Capela, por meio do Youtube, que falou sobre as causas, fatores que contribuem para o surgimento, entre outros assuntos.

O Instituto de Engenharia do Paraná em parceria com o IBI Instituto Brasileiro de Impermeabilização disponibilizou a palestra e divulgou em todo o Estado.

Com uma participação intensa, a Câmara Técnica de Arquitetura e Urbanismo do IEP, realizou no último dia 30 de abril, a primeira reunião virtual, por meio do Google Hangouts. Na oportunidade discutiram vários assuntos de importância para a Câmara e definição de metas para o plano de ação.

A Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Mecânica do Instituto de Engenharia do Paraná realizou no último dia 29 de abril de 2020, a primeira reunião virtual, por meio do Google Hangouts.

Na oportunidade o coordenado da Câmara, engenheiro Giancarlo Fedalto e demais participantes discutiram questões técnicas e os próximos eventos a serem organizados pela Câmara.

No último dia 24 de abril de 2020 o IEP- Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da diretoria técnica, realizou a 70ᵒ reunião da Câmara Técnica de Energia do IEP. A reunião foi virtual através do Google Hangouts.

Participaram do evento o presidente do IEP, engenheiro Horácio Guimarães, o coordenador da Câmara Técnica de Energia, engenheiro Ricardo Vidinich e demais participantes.

Essa foi a terceira reunião virtual da Câmara Técnica. Segundo o coordenador Ricardo Vidinich essa experiência está sendo de muita valia, pois diversos assuntos são tratados nessa reunião, possibilitando dar evolução nas questões da Câmara.

Será realizado na próxima quinta-feira, dia 07 de maio de 2020, às 20h00, uma degustação virtual, com duração de uma hora e trinta minutos.

A coordenação VINIEP sugere aos participantes disporem de 1 ou 2 garrafas de vinho com os acompanhamentos que desejarem.

 

A degustação será pelo aplicativo Zoom

Entrar no link: https://us02web.zoom.us/j/89687517367

ID de acesso: 896 8751 7367

 

Evento: Degustação de Vinho Virtual

Data: 07 de maio de 2020

Horário: 20h00

Local: Aplicativo Zoom

Com o objetivo de definir metas para o plano de ação da Câmara Técnica de  Agronegócios do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, será realizada no próximo dia 06 de maio de 2020, uma reunião virtual com os membros da câmara por meio do Google Hangouts.

• Data: 06 de maio de 2020
• Horário: 18h00
• Local: VIDEOCONFERÊNCIA através do Google Hangouts

Importante: Para participar, o interessado deverá:
1 – Fazer o cadastro via Sympla (link abaixo) para receber as instruções de acesso à VIDEOCONFERÊNCIA.
2 – Caso deseje participar via Smartphone ou Tablet, também deverá instalar o aplicativo Google Hangouts, localizado no Google Play.

Clique AQUI e faça sua inscrição gratuita. Participe!