A “Confraria Viniep” estará realizando no próximo dia 3 de março de 2020, às 19:30 horas, no Salão Nobre do Instituto de Engenharia do Paraná, mais uma edição de degustação de vinhos. Desta vez os participantes receberão um prêmio por adivinhar qual o vinho está sendo degustado, pois a degustação será as cegas.
Cabe lembrar rapidamente que degustação às cegas é aquela em que os participantes não sabem qual o vinho que estão provando. E por quê? Porque assim estão desprovidos de qualquer preconceito com relação ao vinho que irão degustar, sendo que a avaliação/opinião/crítica resultante será baseada apenas no líquido que está sendo degustado sem levar em conta qualquer conhecimento, experiência ou expectativa existente com relação ao vinho, produtor, região ou até mesmo ao país da bebida objeto da degustação. Os concursos e principais avaliações de vinhos do mundo são realizados às cegas.
Ao contrário do que muitos imaginam, sugestionados pela interpretação literal do nome, o que deve ser completamente tapado é o rótulo da garrafa de vinho e não os olhos dos degustadores (embora haja quem faça dessa maneira). Ou seja, antes de iniciar a degustação, as garrafas cujos vinhos serão degustados, são cobertas com papel alumínio ou pardo garantindo uma avaliação/opinião/crítica isenta de qualquer influência estranha à bebida.
A degustação às cegas é muito utilizada por profissionais do vinho, confrarias e degustadores experientes, mas também pode ser uma ótima brincadeira para ser feita entre amigos.
Também será servido durante o evento, um risoto elaborado pelo engenheiro Nelson Luiz Gomez, ex-presidente do IEP.
• Evento: Degustação de Vinhos VINIEP
• Local: IEP – Instituto de Engenharia do Paraná (Salão Nobre) – Rua Emiliano Perneta, 174.
• Horário: 19h30
• Data: 03 de março de 2020
Inscrições esgotadas!
Estão abertas as inscrições para o MBA em Gestão de Fontes Renováveis de Energia 2020/2022. Modalidade Lato sensu com Duração de 360 horas e aulas quinzenais, aos sábados das 08h00 às 18h00, com um total de 12 a 13 módulos.
O Curso é uma oportunidade de especialização e atualização profissional para atuar no cenário nacional e mundial que estão indicando uma mudança de paradigma no que concerne à a gestão de fontes Renováveis de Energia
Essas mudanças atingem o país na reformulação da legislação de novas formas de produção de energia elétrica. Procura-se a introdução de produção de energia elétrica via fontes renováveis, como a solar, eólica e a biomassa mais eficientes e menos prejudiciais às condições do meio ambiente.
Para mais informações, CLIQUE AQUI!
Inscrições para a turma 2020/2022 em Curitiba
O Mestrado Profissional (stricto sensu) em Desenvolvimento de Tecnologia, recomendado pela Capes é oferecido pelo Lactec em parceria com o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba. Com caráter interdisciplinar, suas linhas de pesquisa proporcionam aos mestrandos formação, capacitação e desenvolvimento de recursos humanos com sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos, visando a aplicação do aprendizado na solução de problemas do mercado em geral.
Com ênfase nas necessidades do mercado, o Lactec estuda e encaminha soluções para atender as demandas de seus alunos. Foram inúmeros casos de sucesso, com diversas dissertações e publicações reconhecidas com prêmios nacionais e internacionais.
No curso de MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA o participante pagará o valor total de R$ 110,00 (cento e dez reais) sob o título de inscrição/matrícula, e 30 parcelas iguais de R$ 1.950,00 (um mil novecentos e cinquenta reais) mensais até a conclusão de mestrado, que poderá ser integralizado em 24 ou 30 meses.
As mensalidades pagas até o dia 10 de cada mês terão bonificação de pontualidade de R$ 100,00 (cem reais) para não associados do IEP e R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) para associados do IEP.
Informações e Inscrições:
https://www.lactec.org.br/submenu-capacitacao/mestrado-profissional/
O IDD Social realiza no dia 04 de fevereiro o 5º Seminário Paranaense de Obras Civis. Este evento possui a co-realização e patrocínio do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná. É patrocinado também pelo CREDCREA e pelo SIKA. E conta ainda com os seguintes apoiadores: IBRACON, Alconpat e ABPE.
O encontro conta com alguns dos profissionais mais renomados da área da Engenharia Civil e tem como objetivo discutir assuntos da atualidade referente às obras civis.
Acontecendo no dia 04 de fevereiro de 2020 (terça-feira), o evento é totalmente gratuito e será realizado no IEP – Instituto de Engenhara do Paraná.
As vagas são limitadas, não deixe para a última hora!
NO DIA DO EVENTO É NECESSÁRIO TRAZER 2KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL.
CRONOGRAMA
• 1ª Palestra será com o Engenheiro Rafael Êrico K. Pussoli Sobre: Desafios executivos em Pavimentação Urbana e Rodoviária.
• 2ª Palestra será com o Engenheiro Alex G. M. Alves. Sobre: Aplicações inovadoras de pré-fabricados de concreto.
• 3ª Palestra será com o Engenheiro Luis Henrique Olavo. Sobre: Forças de fundação de um barracão de 119 anos.
• Local: Instituto de Engenharia do Paraná. Rua Emiliano Perneta, 174 – Centro.
• Data: 04 de Fevereiro de 2020
• Horário: 18h30 às 22h30
Clique AQUI e faça sua inscrição gratuita. Participe!
• Informações: (41) 3333-3668 | [email protected]

O IEP- Instituto de Engenharia do Paraná e a comunidade científica brasileira estão de luto pela morte do engenheiro curitibano Ricardo Rodrigues, um dos principais cientistas do país, líder da equipe de engenharia do Projeto Sirius, acelerador de partículas que está na fase de testes em Campinas (SP), considerado o projeto científico mais ousado do Brasil na atualidade. O pesquisador tinha 68 anos e morreu no último dia 03 de janeiro de 2020, em Campinas, vítima de câncer no pulmão.
Para o presidente do IEP, Horácio Guimarães, Ricardo Rodrigues tinha a capacidade de unir entusiasmo, criatividade, conhecimento técnico e científico e encontrar soluções inéditas exigidas para construir equipamentos de alta sofisticação tecnológica. “Ainda mais importante, era um formador de pessoas. Avesso a formalidades acadêmicas, reconhecido mundialmente como um criativo solucionador de problemas, Ricardo Rodrigues deixa saudades. Sua trajetória servirá de constante inspiração para os que, no Brasil, se dedicam a ciência, tecnologia e inovação.”, diz o presidente.
Ricardo era líder da equipe de engenharia que desenvolveu o primeiro acelerador de partículas do hemisfério Sul. O projeto permitiu que o Brasil ingressasse no seleto grupo de países com aceleradores de partículas, equipamento capaz de avaliar a estrutura do átomo. Entre as possibilidades que as pesquisas feitas no Sirius podem gerar está a criação de novos remédios, o aprimoramento de materiais usados na construção civil, na exploração de petróleo, além do desenvolvimento de produtos nas mais diferentes áreas da indústria.
Ricardo Rodrigues se formou em engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1974. Cursou doutorado em física no King’s College de Londres entre 1976 e 1979. Ricardo, como era conhecido, começou a carreira de professor no curso de Física da própria UFPR. Em 1984 foi para o Instituto de Física e Química da Universidade de São Paulo (USP), na cidade de São Carlos. Pela USP, criou em 1987 o Laboratório Nacional de Luz de Síncroton (LNLS), que anos mais tarde culminaria na construção do Sirius, equipamento de alta complexidade e raro no mundo.
Testes
Uma das maiores construções científicas do mundo, com 68 mil metros quadrados em forma de anel, com 500 metros de diâmetro, o Sirius começou a ser construído em 2014 e está na fase final para operar. O custo total do equipamento é de R$ 1,8 bilhão.
Pouco antes de morrer, em dezembro de 2019, Ricardo pôde acompanhar os testes bem sucedidos no Sirius. Na ocasião, pesquisadores conseguiram obter imagens tomográficas mais detalhadas dos órgãos de um rato, bem como da parte interna de rochas. Ricardo era casado com a também cientista Liu Lin, líder do grupo de Física do Sirius. O cientista deixa também três filhos. Ele foi enterrado sábado (4) em Campinas.
O IEP deseja a você um Feliz Ano Novo!
O IEP deseja a você um Feliz Natal!
O IEP Instituto de Engenharia do Paraná, dando prosseguimento a um programa de aproximação dos Acadêmicos com a Instituição, realizou no último dia 14 de dezembro de 2019, mais uma reunião com líderes estudantis dos cursos de Engenharia da Universidade Federal Tecnológica do Paraná e da Universidade Federal do Paraná que não compareceram nas reuniões anteriores.
O objetivo do encontro foi apresentar o IEP e discutir a possibilidade da realização de eventos que possam ser organizados pelos universitários. O diretor Técnico do IEP, Ferrúcio Kochinski falou na oportunidade sobre as Câmaras Técnicas, Banco de Ideias e sobre a Semana Acadêmica de Engenharia, atividades realizadas pela instituição.
“É muito importante esse contato com os universitários, pois eles têm a chance de conhecer um pouco mais da Engenharia. Com esse encontro já reunimos cerca de 17 cursos de engenharia das Universidades Federais existentes em Curitiba”, salientou o diretor.
Estiveram presentes ao encontro, o presidente do IEP, engenheiro Horácio Guimarães, o diretor Técnico, engenheiro Ferrúcio Kochinski, o diretor adjunto da diretoria Técnica, engenheiro Ricardo Fedalto e o engenheiro Bruno Morás.
Também estiveram presentes o presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR, Bethania Ihlenfeldt, presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia Química da UFPR, Emanuele Zancan, a vice-presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia Química da UFPR, Letícia Pimentel, presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Mecatrônica da UTFPR, Patrick Costa e a estudante de mestrado de Engenharia Civil da UTFPR Clarisse di Núbila.
Informamos que o Instituto de Engenharia do Paraná, estará em recesso entre os dias 21 de dezembro de 2019 a 09 de janeiro de 2020, retornando as atividades no dia 10 de janeiro.
Acompanhe horários e datas de funcionamento do edifício neste final de ano e entrada de 2020:
• 24/12 – 08:00 às 13:00 horas
• 25/12 – Edifício fechado
• 26/12 até 30/12 – dias de semana fechamento edifício às 21:00 horas.
• 31/12 – 08:00 às 13:00 horas
• 01/01/20 – Edifício fechado
• De 02 de janeiro até o dia 23/01/2020 – fechamento edifício às 21:00 horas.
• Sábados: Funcionamento Edifício das 08:00 às 14:00 horas. (28/12/2019, 04/01, 11/01 e 18/01/2020).
• Bar da Amizade: Retorno das Atividades 08/02/2020
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, realizou no próximo dia 13 de dezembro de 2019, o 4º Encontro de Novos Associados da Instituição e aniversariantes do mês. Na oportunidade, os novos membros conheceram um pouco da história do Instituto e de toda a gama de serviços que são oferecidos aos associados.
O encontro foi realizado no Salão de Coquetel e estiveram presentes, Horácio Guimarães, Presidente do IEP, Fernando Jansen, Diretor Adjunto da Diretoria Técnica, Harry korman, conselheiro do Conselho Deliberativo do IEP.





