Descontos em escolas de idiomas fazem parte do pacote de benefícios lançados em 2021 aos associados do IEP.
O Goethe-Institut Curitiba está com as matrículas dos Cursos de Alemão de março de 2022 abertas. Este ano festivo marca o cinquentenário de história do Goethe-Institut em Curitiba. Há opções de cursos presenciais e online.
Nos dias 25/02 e 07/03 serão ofertadas duas aulas experimentais gratuitas especialmente aos associados do IEP. Aproveitem para aprimorar seu conhecimento.
Entre em contato através do e-mail: [email protected] ou do telefone: (41) 3262-8244 para saber mais.
Você tem interesse em voluntariado e engenharia? Quer usar seus conhecimentos para transformar realidades e não sabe como? Vem conhecer o Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Curitiba!
O ESF Curitiba anuncia a abertura das inscrições do Processo Seletivo 2022/1 abertas com vagas fixas e pontuais nas áreas de comunicação, projetos, gestão de pessoas e jurídico financeiro.
O PS contará com 2 etapas eliminatórias:
1) Preenchimento de formulário de interesse
2) Entrevista dos perfis selecionados
Inscrições no formulário: 07/02 a 01/03
Entrevistas: de 12 a 27/03
Fiquem atentos ao calendário e, para qualquer dúvida, estaremos disponíveis para contato pelo direct.
Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/bMcyDHfZ2ZQEiz8j9
Alunos, professores e profissionais de todas as área podem se inscrever!
Faça parte do nosso time sem fronteiras!
Mais informações: https://www.facebook.com/101968282187306/posts/153042657079868/?d=n
O Instituto de Engenharia do Paraná realizou ontem, no dia 07 de fevereiro de 2022, as 19h00, a comemoração de 96 anos e Posse da Academia Paranaense.
Estiveram presentes, o Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes, o Presidente do Movimento Pro-Paraná, Eng. Marcos Domakoski, além de diretores, conselheiros, ex-presidentes, coordenadores das câmaras técnicas, associados, convidados e amigos.
Como parte da programação, aconteceu o Lançamento do Livro “Memórias sobre a Construção da Estrada de Ferro Central do Paraná.” – autor: Engenheiro Alceu Schneider e o Lançamento do Livro “Criando Valor com Gestão de Projetos” – autor Professor Amaro dos Santos que participou de virtualmente.
No evento foi realizado o Descerramento da foto do Eng. Horácio Hilgenberg Guimarães, que será integrada à galeria dos Ex-Presidentes.
Na Academia Paranaense de Engenharia foram empossados os seus gestores liderados pelo Presidente Horácio Hilgenberg Guimarães e os integrantes dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e da Comissão de Ética, clique aqui e veja a lista completa.
Confiram as fotos do evento:
A declaração de pessoas nas mídias sociais, incluindo um Deputado Federal, no dia 4/2 (sexta-feira), associando o acidente da Linha 6 do Metrô de São Paulo ao trabalho de engenheiras, tem um teor social inaceitável de misoginia.
A Diretoria do Instituto de Engenharia do Paraná que completa 96 anos de existência sempre buscou na diversidade de sexo, cor, etnia, etc, fundar seus alicerces para o desenvolvimento da boa engenharia.
Dentre as engenheiras que participaram desta construção destacamos: a primeira engenheira agrônoma Biruta Dergint Rawicz, formada em 1936, a primeira engenheira civil negra do Brasil Enedina Alves Marques, que honraram a profissão e participaram da formação de engenheiros e das atividades do IEP.
Voltando, as palavras do texto das mídias são um afronta contra TODAS as MULHERES, não somente às engenheiras, mas as profissionais de todas as modalidades (medicina, advocacia, administração, etc). Nessas palavras há cometimento de falta grave contrariando projeto de Lei nº 1960/2021 e aviltando a função das profissionais.
O breve ensaio do Deputado, no último sábado, buscando uma interpretação diversa para as palavras que digitou, não é elemento suficiente para apagar o verdadeiro teor machista das mesmas. É necessário sim, um mea-culpa vigoroso no Plenário da Câmara dos Deputados, bem como de todos àqueles que deram eco a tal discriminação.
Curitiba, 06 de fevereiro de 2022.
Diretoria do IEP
O Instituto de Engenharia do Paraná realizará no dia 23 de fevereiro, o CAFÉ DA MANHÃ com o Secretário Márcio Nunes, que falará sobre os principais programas na área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável no Estado do Paraná. Vagas limitadas e com prioridade aos associados, presencialmente no Centro de Eventos do IEP e virtualmente via Zoom.
Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, paranaense, nascido em Campo Mourão, Márcio é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade de Bandeirantes. Em Campo Mourão, trabalhou como produtor rural, foi vice-prefeito, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente e chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Já assumiu o cargo de diretor Administrativo e Financeiro da Emater/PR, presidência do Águas Paraná e vice-presidência do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.
Na Assembleia Legislativa, Márcio entrou como Deputado Estadual em 2014 e reeleito em 2018. Na Alep, foi membro da Comissão de Agricultura, membro da Comissão de Meio Ambiente e líder do PSD.
No café da manhã o IEP tomará os seguintes cuidados contra a COVID-19: limitação no número de participantes; manutenção do distanciamento; disponibilização de álcool em gel; obrigatoriedade do uso de máscaras / uso de luvas descartáveis para servir-se no Buffet.
Pedimos a colaboração de todos os participantes presenciais para observarem essas recomendações sanitárias.
• Data: 23/02/2022 (Quarta-feira)
• Horário: 07h30 (Café da manhã) / 08h00 (Palestra)
• Local: Centro de Eventos do IEP / Zoom
IMPORTANTE! O Evento presencial tem vagas limitadas e com prioridade aos associados IEP, para não associados a adesão é de R$ 20,00, pagamento na recepção do evento.
CLIQUE AQUI e faça sua inscrição para receber os dados de acesso.
Participe!
De acordo com o artigo 33, do Estatuto do IEP, o Presidente convoca todos os Associados Titulares para Assembleia Geral Ordinária a ser realizada, no dia 12 de abril de 2022, com início às 12:00 horas, em primeira convocação ou 30 (trinta) minutos após, em segunda convocação, para:
a) pronunciar-se sobre o relatório anual, balanço e demonstrações contábeis do exercício anterior, já apreciados pelo Conselho Fiscal;
b) eleger por votação eletrônica 4 (quatro) membros titulares e 1 (um) membro suplente do Conselho Deliberativo; eleger 1 (um) membro titular e 1 (um) membro suplente do Conselho Fiscal. Conforme disposto no artigo 32, § 3º do Estatuto do IEP, o Associado Titular poderá votar online através da Internet, a partir das 12:00 horas do dia 11 de abril de 2022, até o encerramento da votação eletrônica, que ocorrerá no dia 12 de abril de 2022, às 19:00 horas.
c) deliberar sobre outros assuntos do interesse do IEP.
Confira o edital e o regulamento da eleição:
• Retificação de Edital – Eleições 2022*
• Ato da Presidência Nomeação Comissão Eleitoral
• Requerimento Candidatura Conselho Deliberativo
• Requerimento Candidatura Conselho Fiscal
• Relatório de Atividades 2021
• Balanço e Demonstrações Contábeis
A atual gestão iniciou suas atividades em meio a uma pandemia e suas restrições mas manteve o firme propósito de continuar promovendo a capacitação técnica e o aprimoramento profissional de seus associados. Dentre as diversas atividades, foram promovidos eventos online e presenciais neste período abordando temas relevantes com palestrantes de renome nacional e internacional, o que estimulou o interesse cada vez maior em acompanhar a programação. Os eventos do IEP tiveram público de vários estados e locais do País e do mundo (só na Semana Acadêmica de Engenharia do IEP foram 16 Estados do Brasil e 4 países).
As redes sociais, Facebook e Instagram tiveram um avanço acelerado e o número de seguidores acumulado nas plataformas chega a aproximadamente 7 mil pessoas. Já o canal do YouTube do IEP, batizado pela Diretoria Técnica como “Portal do Conhecimento do IEP” ultrapassou a marca de mais de 112.000 visualizações e o número de seguidores aumentou cerca de 50% em 6 meses (o canal tem mais de 8 anos de existência).
Vale ressaltar o trabalho das diversas Câmaras Técnicas do IEP, que, aliadas à atuação da Diretoria Técnica, empreenderam esforços para trazer o que há de mais relevante no mundo sobre os temas pertinentes às Engenharias, Arquitetura e Geociências. Não deixem de seguir e acompanhar nossas redes sociais para as novidades que virão neste ano de 2022.
Acesse: Facebook / Instagram / YouTube / Linkedin
Hoje é dia do profissional focado no desenvolvimento sustentável, que busca preservar os recursos naturais por meio de ações que analisam os efeitos das atividades humanas diante da natureza, elaborando ações e medidas capazes de minimizar estes impactos e garantir a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida de todos.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – felicita hoje todos os Engenheiros Ambientais.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná realizará dia 15 de fevereiro de 2022, com o apoio do Movimento Pró-Paraná, a LIVE com o tema “Viajando pela Cultura (Parte 30): Finlândia”.
Na oportunidade, palestrará o engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, Douglas Moeller Diener com Especialização na Rheinisch – Westfalische Technische Hochschule Aachen – RWTHA – Alemanha – 1975 / 76, Engenheiro de Segurança do Trabalho: PUC-PR / 1992.
Participou de Seminários Internacionais na Alemanha, Chile, Finlândia, Suécia e visitas técnicas internacionais: países acima e China. Já atuou com suas atividades profissionais: na Zanini (Equipamentos Pesados); Votorantim Cimentos; Siemens; Kvaerner (Aker Solution – Metso); Prosegur; DMD Engenharia (sócio proprietário).
Serviços internacionais na Alemanha, Argentina e Angola. Possui Trabalho técnico científico publicado na RWTHA, Alemanha e artigos publicados em veículos de comunicação de Curitiba, PR. Foi Conselheiro da CEEST – Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho – CREA/PR, foi Coordenador da CEEST – CREA/PR e atualmente é coordenador da CEEMM – Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia – CREA/PR. Tem como hobbies viajar entre outros.
• Data: 15/02/2022 (terça-feira)
• Horário: 19h00
• Local: Zoom
Clique AQUI para entrar na sala da Live!
O Instituto de Engenharia do Paraná enviou, na data de hoje, carta ao Governador do Estado, destacando a necessidade de nomeação de profissionais com conhecimento técnico e de gestão para funções e cargos pertinentes do Estado. Segue o conteúdo:
“É de notório conhecimento da sociedade e não faltam exemplos, que quando associados capacidade de gestão com conhecimento técnico, os resultados são os melhores. Na história de Curitiba e do Paraná não faltaram ótimos engenheiros e arquitetos (vários deles associados do IEP) que foram os principais responsáveis pela construção da cidade e Estado, exemplos do Brasil.
O perfil estratégico e analítico adquirido na formação dos engenheiros e arquitetos habilita-os no planejamento, raciocínio lógico e objetividade para assumir riscos resultando numa maior produtividade e na entrega de resultados.
No setor privado, os especialistas em recrutamento sabem que entre os engenheiros estão os melhores gestores. Estudo amplamente divulgado da Harvard Business Review, em 2018, mostrou que dos 100 melhores gestores do mundo, 34 eram engenheiros. No prêmio Executivo de Valor, de 2020, do Jornal Valor Econômico, dos 23 gestores premiados, 11 eram engenheiros.
Através desta, nos posicionamos e solicitamos ao Governador que considere esta realidade na condução do Governo e nomeie para posições-chave nas Secretarias, Autarquias e empresas estatais ligadas às Engenharias e Arquitetura pessoas com formação e atuação nas respectivas áreas. O benefício final será para a sociedade paranaense.”
A carta foi assinada pelo Presidente e Diretores do IEP.













