O Instituto de Engenharia do Paraná realizará no próximo dia 07 de fevereiro de 2022, as 19h00, a comemoração de 96 anos, a fundação do IEP em 06 de fevereiro de 1926 é fruto do esforço de um grupo de corajosos engenheiros com visão de futuro e que perceberam que a defesa dos interesses da classe precisava de uma entidade. Naquela época, o exercício da profissão de engenheiro estava relegado à um segundo plano, pois não havia legislação que protegesse a classe e a sociedade da atuação de leigos e práticos e até curiosos em uma atividade altamente especializada, como é a engenharia e a arquitetura em todos os seus campos de atuação.

Este esforço de nossos pioneiros na luta pelos direitos da classe e a própria história do IEP nada mais são do que uma luta constante de seus membros pela defesa da engenharia em favor da sociedade paranaense.

Programação da Comemoração dos 96 anos de IEP:

  • Lançamento do Livro “Memórias sobre a Construção da Estrada de Ferro Central do Paraná.” – autor: Engenheiro Alceu Schneider.
  • Lançamento do Livro “Gerenciamento de Projetos” – autor Professor Amaro dos Santos.
  • Descerramento da foto na Galeria de Ex-Presidentes, do Eng. Horácio Hilgenberg Guimarães.
  • Após as comemorações dos 96 anos de IEP ocorrerá a Posse da Diretoria e Conselhos da Academia Paranaense de Engenharia.
  • Coquetel.

Data: 07 de fevereiro de 2022

Local: Centro de Eventos do IEP – Rua Emiliano Perneta, 174 – 1º andar.

Horário: 19 horas

Vagas presenciais limitadas, faça sua inscrição aqui!

A comemoração será transmitida pelo Zoom.

Um novo ano se apresenta no horizonte, repleto de esperanças e perspectivas. É hora de muita união e força de vontade para projetarmos, planejarmos e construirmos um amanhã verdadeiramente melhor para todos!

Poucos momentos são tão repletos de paz, de harmonia e de felicidade como o Natal.

Por isso, viva tudo intensamente. Abrace todos que você ama e desfrute dos encontros, da troca de presentes, da união e do amor…

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – deseja a todos um Feliz Natal!

Informamos que o Instituto de Engenharia do Paraná estará em recesso entre os dias 21 de dezembro de 2021 a 09 de janeiro de 2022, retornando suas atividades normais no dia 10 de janeiro de 2022.

Acompanhe datas e horários de funcionamento do edifício neste final de ano e início do ano de 2022:

24/12: 08h00 às 13h00;
25/12 e 26/12: Edifício Fechado;
27, 28, 29 e 30/12: dias de semana fechamento Edifício às 20h00;
31/12: 08h00 às 13h00;
01/01 e 02/01/22: Edifício Fechado;
Sábados 2022: Funcionamento Edifício das 08h00 às 15h00 – 08/01/2022 e 15/01/2022.
​​​​​​​
Desejamos a Todos Um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de saúde e realizações!

Um profissional que atua incessantemente no acompanhamento de processos, produtos e serviços, controlando perdas, estabelecendo planos de ação e atuando diretamente no planejamento. Além disso, ele desenvolve, testa e supervisiona sistemas, processos e métodos produtivos.

Por tudo isso, o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – não poderia deixar de lembrar e de parabenizar a todos os Engenheiros de Produção.

Parceria com o SESC-PR para divulgação de oportunidades de negócios aos associados do IEP.

O IEP, pensando mais uma vez em trazer benéficos aos seus associados, realiza uma importante parceria com o SESC-PR, de cooperação mútua. Serão divulgadas aos associados do IEP oportunidades de negócio no âmbito das Engenharias e Arquitetura.

Como primeira ação da parceria, divulgamos aos associados a abertura de concorrência para Contratação de Empresa Especializada para Execução da Reforma do Prédio do Futuro Museu do Café (Anexo ao SESC Londrina Cadeião) em Londrina – Paraná.

Abertura da Sessão Pública: 20 de Janeiro de 2022 (Rua Visconde do Rio Branco, Nº 931, Mercês, Curitiba, Paraná). Horário: Às 14h00 (Horário de Brasília).

O Instrumento Convocatório e seus Anexos estão à disposição das empresas interessadas no site do SESC PARANÁ www.sescpr.com.br/sesc-parana/licitacoes/.

Hoje é dia de um profissional fundamental na construção do habitat humano. Ele planeja e desenvolve as cidades brasileiras, valorizando a inclusão e a sustentabilidade capazes de quebrar paradigmas e ampliar o acesso aos espaços urbanos.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – parabeniza hoje todos os Arquitetos.

No dia 11 (sábado) aconteceu a Cerimônia de Encerramento da 27ª Semana da Engenharia 2021, dia que se comemora o dia do Engenheiro. O evento que contou com público de 130 pessoas presencialmente, teve a transmissão ao vivo via YouTube.

Compareceram, diretores, conselheiros, coordenadores das câmaras técnicas, ex-presidentes, associados, homenageados e seus convidados.

Foi realizada a premiação do 14º concurso fotográfico Engenharia no Brasil, as fotos vencedoras do concurso foram escolhidas pela comissão julgadora, composta pela engenheira e artista plástica Marinice Skalski Costa, pela arquiteta Elise Bonato e pelo fotógrafo Carlos Wood. O Diretor Administrativo, o Arq. Keiro Yamawaki, entregou certificados aos 3 primeiros lugares. Foram premiados, 1º lugar: Rodolfo Rosendo de Carvalho, 2º lugar: Carlos Cesar Fracasso e 3º lugar, Marcos Marcolla. O Concurso de Fotografia, também Premiou com Menções Honrosas: Marcio Porto; Clodualdo Pinheiro Junior; Mariangela Bueno Valux; Thiago Augusto De Souza; Washington Cesar Takeuchi. Todas as fotografias ficaram expostas na entrada do Centro de Eventos durante a Semana de Engenharia.

Foram homenageados com Troféu In Memoriam os Engenheiros Emílio Hoffmann Gomes e o Engenheiro Shido Ogura.
O Troféu In Memoriam Emílio Hoffmann Gomes foi entregue pelo Vice-Presidente, Eng. Paulo Peterlini à filha, Ana Cristina Gomes Lobo.

O Troféu In Memoriam, destinado ao Eng. Shido Ogura, a filha Vanessa Ogura recebeu o troféu do Diretor Tecnico, Eng. Rodrigo Pasqual.

O Engenheiro do Ano 2020, Eng. José Eugenio Souza Bueno Gizzi homenageou com discurso, o homenageado como Engenheiro do Ano 2021, o Eng. Mário Pereira que recebeu o Troféu das mãos do Presidente do IEP, Eng. Nelson Luiz Gomez.
Após a cerimônia todos os convidados participaram do Jantar de Encerramento da 27ª Semana da Engenharia.

Confira algumas imagens do jantar:

Hoje é dia de um profissional fundamental na produção de pescados, garantindo assim geração de emprego e renda, segurança alimentar, inclusão social e preservação dos recursos hídricos e de pesqueiros.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – parabeniza hoje todos os Engenheiros de Pesca.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná agradece a todos pela participação na 27ª Edição da Semana de Engenharia e, em especial, a seus patrocinadores que, com sua contribuição e apoio, possibilitaram a realização deste evento.

Agradecemos à Comissão Organizadora, pela importante colaboração e participação, pelo esforço, pelo tempo disponibilizado e elevado empenho.

Agradecemos aos apoiadores que acreditaram na importância do evento, aos reitores e autoridades presentes no dia da abertura.

Agradecemos e parabenizamos aos palestrantes por preparar suas palestras com o que há de mais relevante sobre os temas apresentados.

Nossos sinceros agradecimentos a todos os inscritos, pelo interesse e participação.

Graças à participação de empresas da iniciativa privada e órgãos governamentais, a Semana da Engenharia do IEP se mantém entre os mais importantes eventos do Paraná, discutindo os avanços nas engenharias e os desafios deste setor estruturante para a economia nacional.

Nesta edição tivemos público de vários Estados do país com transmissão simultânea pelo YouTube e em nosso salão de eventos.

Todas as palestras estão disponíveis para acesso no Canal do IEP no YouTube. Clique aqui e confira!

Confira algumas imagens do evento: