Começou oficialmente na noite de 13 de agosto, segunda-feira, a Primeira Semana Acadêmica de Engenharia do Instituto de Engenharia do Paraná. Até o dia 17 de agosto, as portas da instituição se abrem para que os futuros engenheiros das quatro principais universidades de Curitiba – Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Universidade Positivo (UP), acompanhem palestras envolvendo que o IEP em parceria com CREA-PR trarão ao longo dos dias.
Para o Presidente do IEP, José Rodolfo de Lacerda, o evento é histórico e marcante para a instituição por ser a primeira vez que os estudantes de engenharia contarem com um evento exclusivo para eles, uma verdadeira oportunidade de se aproximarem e conhecerem ainda mais sobre a profissão que escolheram. Lacerda destacou em seu discurso de abertura o papel fundamental que as quatro principais universidades de Curitiba e o CREA-PR tiveram para a concepção deste evento, que é um antigo sonho da entidade e que agora ganha vida.
Quem abriu oficialmente a primeira noite da Semana Acadêmica foi Adeildo Nascimento, consultor e palestrante com mais de 20 anos de atuação trabalhando com gestão de pessoas e cultura organizacional para alta performance e economia exponencial. Falando sobre O Profissional do Futuro focado na economia exponencial (ou digital), a transformação que o mundo está passando e que tipo de competência de modelo mental os profissionais precisam ter a partir de agora, o palestrante despertou a atenção dos alunos:
“Para o pessoal da área de exatas, como é o caso dos engenheiros, o desafio é maior ainda. Estamos vivendo uma evolução tecnológica exponencial e há o risco destes estudantes que estão começando a sua vida acadêmica terminarem seus estudos e tudo o que eles aprenderam ficar obsoleto, haja vista a velocidade em que as coisas estão acontecendo.”
Presidente do CREA destaca importância da Semana Acadêmica
Ricardo Rocha de Oliveira, presidente do CREA-PR, considera o evento fundamental dentro deste sistema de entidades de classe. Oliveira lembrou o início do projeto:
“Quando o presidente Lacerda nos procurou com a ideia, nós nem pensamos duas vezes. É o tipo de evento que busca incentivar nossos estudantes a entender melhor nosso tema profissional e a porta de entrada por uma instituição como o IEP é fundamental. As entidades de classes fazem um papel dentro do nosso sistema que é único.”
Ricardo Rocha de Oliveira também destacou a tradicional Semana de Engenharia criada pelo IEP que acontece sempre em dezembro e traçou um paralelo com esta Semana Acadêmica, afirmando que o que está sendo presenciado nesta semana é algo pensando exclusivamente no calendário dos estudantes: “Inaugura-se, de forma histórica, um evento em que os alunos poderão participar mais ativamente dos assuntos envolvendo a engenharia no Paraná. Os estudantes entenderão que esta é uma porta muito importante para começarem a perder o medo de exercer a profissão, conhecer quem são os profissionais e entender como eles podem se inserir no mercado adequadamente. O IEP e o CREA estarão no dia a dia deles a partir de agora” destacou Oliveira.
Confira as fotos da abertura da Primeira Semana Acadêmica de Engenharia!