A noite de 29 de abril foi histórica no Instituto de Engenharia do Paraná – IEP com a Cerimônia de Posse da nova Diretoria para o Biênio 2019/2021, bem como a posse dos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.
O evento solene teve a presença de diversos convidados não só do IEP, mas de outras personalidades incluindo Darci Piana Vice-Governador do Estado do Paraná.
O Presidente empossado, Horácio Hilgenberg Guimarães, disse momentos antes de assumir seu novo cargo, que se sentia muito orgulhoso em assumir a presidência do Instituto de Engenharia do Paraná dando continuidade ao trabalho do Professor José Rodolfo de Lacerda:
“Nunca tivemos a pretensão, de alcançar o cargo de presidente. Estava coordenando o conselho deliberativo há três gestões e me preocupo muito com o IEP, tentando ajudar a levar a nossa instituição sempre adiante. Surgiu a indicação dos colegas, de ex-presidentes e do próprio Lacerda. Sofremos bastante para batermos essa campanha e me sinto orgulhoso pelos votos de confiança depositados, não só dos amigos mas, também da maioria dos associados”.
Horácio lembrou que não é qualquer um que assume esta posição, o que lhe traz mais orgulho e responsabilidade: “É uma cadeira que foi ocupada por muitos dos nossos ex-professores da faculdade e esse fato só aumenta a minha vontade e empolgação para começar esse desafio de fazer algo muito bom para o IEP, dando sequência ao que foi feito até hoje. E sempre com inovação”.
O ex-presidente José Rodolfo de Lacerda, momentos antes da troca de bastão, explicou que o que veremos é uma gestão de continuidade e que vai levar o nome do IEP àquele patamar que ele sempre mereceu, valorizando a instituição, o associado, o funcionário e toda a estrutura:
“Há uma mensagem mais incisiva do protagonismo que o IEP possui principalmente nesta nova era com novos governantes. São muitas coisas que estão sendo reestudadas em todos os planos e o IEP vai mostrar o seu protagonismo. Tenho certeza de que esta gestão vai primar pela continuidade do que vínhamos fazendo, obras de melhorias do nosso patrimônio e a vanguarda desta gestão que será de protagonismo”.
A partir de agora, Lacerda vai contribuir assumindo a Câmara Técnica de Estruturas e fará parte do Colégio de Presidentes: “Sempre serei ouvido pela minha experiência, assim como sempre são consultados os outros ex-presidentes. Não nos desligamos nunca do IEP”.
Para o novo Diretor Administrativo, José Ernesto Mion Guariza, a posse é um dia especial, de muita festa, mas os trabalhos já começam no dia seguinte: “Eu vinha de uma coordenação da Comissão de Obras e agora continuamos com as obras. Temos agora mais dois anos para dar continuidade com as melhorias, cuidando do nosso patrimônio. Precisamos permanecer com o que foi criado há 93 anos e é nossa obrigação manter e preservar todo o nosso patrimônio. Me sinto no dever de cuidar do IEP com projetos como a adequação contra incêndio e o novo térreo. Temos bastante trabalho pela frente”.
Ferrucio Kochinski, novo Diretor Técnico, lembrou que o exercício da democracia, muitas vezes, chama a atenção pela prática que não é comumente realizada nas instituições e o IEP conseguiu seguir por esta prática: “Trouxemos, por conta disso, muitos associados para participar do processo mas gostaríamos que muitos outros tivessem participado do processo de eleição. As campanhas foram bem trabalhadas pelas duas chapas, fazendo com que o envolvimento das atividades fossem bastante contextualizadas. Vamos operacionalizar, já na primeira semana de atividades, tudo o que está dentro do nosso plano e a intenção é disseminar a tecnologia, valorizando as Câmaras Técnicas e fazer com que mais sócios e engenheiros possam estar presentes”.
O Vice-Presidente José Alberto Pereira Ribeiro lembrou que as duas chapas que disputaram eram muito representativas e esse foi o motivo da eleição ter sido tão disputada:
“Isso aumenta a nossa responsabilidade. Agora vamos fazer uma maior interação com outras entidades como o CREA e demais entidades produtivas. Essa foi uma das minhas intenções quando voltei para o IEP . Como eu não convivi com o IEP nos últimos anos e eu cheguei agora, tenho uma visão de algumas coisas muito simples de serem resolvidas. No regime presidencialista, a gestão é muito importante e essa é uma das muitas coisas que me motivaram a fazer companhia ao Horácio que fará uma ótima gestão”.
Nova composição da diretoria do Instituto de Engenharia do Paraná
PRESIDENTE: ENG. HORÁCIO HILGENBERG GUIMARÃES
VICE-PRESIDENTE: ENG. JOSÉ ALBERTO PEREIRA RIBEIRO
DIRETOR ADMINISTRATIVO: ENG. JOSÉ ERNESTO MION GUARIZA
DIRETOR FINANCEIRO: ENG. ALEXANDRE MATTAR SOBRINHO
DIRETOR TÉCNICO: ENG. FERRUCIO KOCHINSKI