O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística, realizou, no dia 28 de março, às 19h00, a Palestra “Novidades no Sistema Ferroviário Brasileiro” no formato híbrido, sendo presencialmente no Centro de Eventos do IEP e virtualmente via Zoom.
O tema foi apresentado por Sergio Misse que é Engenheiro Civil, pela Universidade Federal do Espirito Santo (1968), com especialização em Estradas, pela UFES (1969), Master of Science (M.Sc.) Transport (1972) – University of California – Berkeley, USA. Atuando no ramo de Engenharia Consultiva no setor de transportes (1977-2023), em empresas públicas e privadas. Iniciou como estagiário na Companhia Vale do Rio Doce (CRVD), atuou com engenheiro residente EFVM, engenheiro de estudos e projetos, assessor técnico na superintendência, gerente de custos e controle orçamentário, chefe do setor de custos, coordenação do programa de racionalização de apropriação de Custos da EFVM. Coordenador de projetos na Rio Doce Engenharia e Planejamento. Diretor técnico (1977/1987) e (1992/2002). Diretor presidente (2003 até a presente data), com direção, coordenação e/ou participação em diversos projetos e estudos ferroviários executados pela ENEFER Consultoria, Projetos Ltda. Presidente do DETRO/RJ – Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (1988/1990), Diretor Geral do DNTF – Departamento Nacional de Transportes Ferroviários (1990/1992), Exerceu a presidência de diversos conselhos de administração de companhias ligadas ao transporte ferroviário tais como: CBTU, TRENSURB, AGEF, Membro do Conselho de Administração da RFFSA, coordenador da comissão criada pelo Ministro da Infraestrutura para estudar a privatização dos serviços ferroviários no país. Secretário de Estado da Educação do Espirito Santo (2002). Destaca-se também as atividades didáticas: Professor Conferencista da cadeira de Análise de Sistema de Transporte Ferroviário e Superestrutura ferroviária no Programa de Pós Graduação em Transportes no IME – Instituto Militar de Engenharia – 1979/1994. Coordenador Geral do Programa Específico de Treinamento na Área de transportes, com ênfase no subsetor Ferroviário para o BNDE – 1980. Orientador das Teses de Mestrado: Estudo Intermodal do Transporte de Carga em um Corredor-Aplicação no Macro Eixo Rio de Janeiro – São Paulo – IME – 1979; Transporte de Produtos Químicos no Eixo Nordeste – Centro-Sul – IME – 1980; Dimensionamento da Superestrutura Ferroviária e da Camada Final de Terraplenagem – Coorientador / IME – 1984.
Professor Conferencista e Paraninfo do 1º curso de Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária do Brasil, na UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, com o patrocínio da CVRD – Cia Vale do Rio Doce, em 1989; Professor Conferencista das cadeiras de Análise do Transporte Ferroviário e Sistemas de Custos Ferroviários, no Curso de Pós-Graduação em Logística e Comércio Internacional, na UVV-Centro Universitário Vila Velha, Campus de Vitória, ES, desde 1994 até a presente data; Professor Conferencista das cadeiras de Análise do Transporte Ferroviário e Sistemas de Custos Ferroviários, no Curso de Pós-Graduação, na UFF – Universidade Federal Fluminense, desde 2008.
Participante dos principais congressos e conferências sobre Transportes, no Brasil e no exterior, destacando-se: Congresso internacional de Transportes Públicos – UITP – 1988; Congresso Nacional da ANTP; III e IV Internacional Heavy Haul Railway Conferences Vancouver, Canada e Brisbane, Austrália – 1986 e 1989; The Fifth National Conference on Light Rail transit (LRT). San José, California, USA – 1988; Encontro sobre Desenvolvimento Tecnológico no Setor Ferroviário – FEPASA, apresentando trabalho – 1986;
Participante e Conferencista em reuniões de comissões ferroviárias da ABNT 22nd World Congress – IRU International Road Transport Union World Railways Congress -Washington D.C.- USA – 1991; 1ª Conferência Nacional para Integração e Desenvolvimento do Transporte – CNT’92 – Brasília – 1992; Membro do Conselho Consultivo da Confederação Nacional dos Transportes – CNT.
.
Assista ao evento abaixo ou pelo canal do IEP no Youtube:
.