O Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Engenheiro José Carlos Dias Lopes da Conceição, juntamente com o Presidente do CREA-PR, Engenheiro Ricardo Rocha, estiveram presentes na gravação do programa “Paraná em Pauta Entrevista” falando sobre a Estrada da Graciosa com sua história, beleza e grandes desafios.
Confira algumas imagens:
.




O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, realiza a 6° Edição da Semana Acadêmica de Engenharia, de 14 a 18 de agosto. Serão 5 dias intensos de muito aprendizado e troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da área de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociência.
No dia 18 de agosto, a palestra que irá fechar a 6° SAE ficará por conta de Alessandro de Oliveira Binhara e Leonardo Marques, que abordarão o tema: IA de A a Z: Como a Inteligência Artificial poderá Transformar a Engenharia.
O Palestrante Alessandro de Oliveira Binhara é Engenheiro de Software com 24 anos de experiência na indústria de TI com foco em ambiente opensource como Hadoop e Projeto Mono. Amplo conhecimento em Bigdata ao longo de +12 anos trabalhando em Apache Hadoop e Hadoop EcoSystem para infraestrutura de processamento e armazenamento de Bigdata. Instalou e colocou em produção no Buscapé um dos primeiro cluster em Hadoop. Atualmente é engenheiro de dados senior da RDStation, seu trabalho no datalake hadoop da RDStation virou case internacional na Oracle Cloud em 2022.
O Palestrante Leonardo Marques tem Curso de Especialização em Inteligência Artificial Aplicada (UFPR), Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UFPR), Cientista e Engenheiro de Dados, Especialista em Sistemas Cognitivos.
Trabalha com visão computacional, principalmente com identificação e classificação de objetos, aumento de resolução de imagens de vídeo, RGBD. Também com NLP, text to speech, speech to text e resumo (inglês/português). Projeção e classificação de dados temporais, científicos, financeiros, biológicos entre outros.
• Data: 18/08 (sexta-feira)
• Horário: 18h30
• Local: Centro de Eventos/Youtube
.
18/08 (SEXTA): ENCERRAMENTO
09h00: Visita Técnica à Terra Rica Mineração (AGUARDE).
17h30: Ricardo Bertin – Amortecimento da Ação do Vento em Edificações de Grande Altura.
18h30: IA de A a Z: Como a Inteligência Artificial poderá Transformar a Engenharia.
Palestrantes:
– Alessandro de Oliveira Binhara – Engenheiro de Software
– Leonardo Marques – Cientista e Engenheiro de Dados
19h30: Confraternização com Churrasco.
.
.
PARTICIPE DO EVENTO QUE EVOLUI A CADA ANO.
.
Clique AQUI e faça sua inscrição!
Confira também a programação completa do Evento. Acesse!
.

O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, realiza a 6° Edição da Semana Acadêmica de Engenharia, de 14 a 18 de agosto. Serão 5 dias intensos de muito aprendizado e troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da área de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociência.
A palestra de abertura para o quinto e último dia do evento, 18 de agosto, será ministrada pelo Engenheiro Civil Ricardo José Bertin abordando o tema: Amortecimento da Ação do Vento em Edificações de Grande Altura.
O Palestrante Ricardo José Bertin é Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná (1982), mestre em Transport Engineering and Operation – University of Newcastle Upon Tyne (1992) e doutor em Engenharia Mecânica pela PUCPR. Foi Coordenador do Curso de Engenharia Civil da PUCPR, assessor da Pró-Reitoria Acadêmica da PUCPR, Decano do Câmpus Maringá da PUCPR e Coordenador do Centro de Tecnólogos da PUCPR. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Excelência Pedagógica da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Câmpus Curitiba. É professor adjunto III do curso de Engenharia Civil das disciplinas de Mecânica dos Sólidos e Estruturas de Edifícios. Trabalhou na Rede Ferroviária Federal e na Ferroeste em projeto, construção e manutenção de ferrovias e obras civis.
• Data: 18/08 (sexta-feira)
• Horário: 17h30
• Local: Centro de Eventos/Youtube
.
18/08 (SEXTA): ENCERRAMENTO
09h00: Visita Técnica à Terra Rica Mineração (AGUARDE).
17h30: Ricardo Bertin – Amortecimento da Ação do Vento em Edificações de Grande Altura.
18h30: Alessandro Binhara – “IA de A a Z: Como a Inteligência Artificial poderá Transformar a Engenharia.
19h30: Confraternização com Churrasco.
.
.
PARTICIPE DO EVENTO QUE EVOLUI A CADA ANO.
.
Clique AQUI e faça sua inscrição!
Confira também a programação completa do Evento. Acesse!
.

A Coordenadora da Câmara Técnica de Arquitetura e Urbanismo do IEP, Arq. Elise Bonato, participou na manhã da terça-feira (01) da recepção dos calouros do segundo semestre de engenharia química da Universidade Federal do Paraná.
Elise apresentou o IEP aos calouros, convidando-os para uma visita para conhecer um pouco mais do que o IEP pode oferecer.
O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, realiza a 6° Edição da Semana Acadêmica de Engenharia, de 14 a 18 de agosto. Serão 5 dias intensos de muito aprendizado e troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da área de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociência.
O penúltimo dia de grandes palestras, 17 de agosto, será encerrado por Bill Jorge Costa falando sobre: Hidrogênio Renovável – Uma Nova Fronteira Tecnológica.
O Palestrante Bill Jorge Costa é Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo – USP; Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar; Graduado em Química pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Atua, desde 2002, no Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, na área de bioenergia, incluindo o processamento da biomassa e aplicação de seus produtos e coprodutos, a exemplo do etanol, biodiesel e biogás.
Entre 2003 e 2014 participou da criação do Centro Brasileiro de Referência em Biocombustíveis – CERBIO e da Divisão de Biocombustíveis – DBIO, unidades das quais foi gerente no período 2004-2007 e atuou no Programa Brasileiro de Produção e Uso de Biodiesel.
Foi Diretor Técnico do Tecpar entre 2007 e 2010 e atualmente trabalha na elaboração de projetos com foco em biogás e biometano, entre outros. É um dos editores-chefe do periódico Brazilian Archives of Biology and Technology, publicado pelo Tecpar.
Estagiou no Departamento de Química da Universidade de Massachusetts (EUA), participou de duas missões sobre biodiesel na Alemanha e na Universidade das Nações Unidas na Holanda, participou do curso “Design and Evaluation of Innovation Policy for Developing Countries”.
• Data: 17/08 (quinta)
• Horário: 19h30
• Local: Centro de Eventos/Youtube
.
17/08 (QUINTA): PROGRAMAÇÃO TÉCNICA
• 17h30: José Rodolfo de Lacerda – Recuperação mediante reforço da Estrutura de Concreto Armado de Britador Primário
• 18h30: Rui Gutierrez – Resíduos e Meio Ambiente – Problema ou Solução?
• 19h30: Bill Jorge Costa – Hidrogênio Renovável – Uma Nova Fronteira Tecnológica
.
.
PARTICIPE DO EVENTO QUE EVOLUI A CADA ANO.
.
Clique AQUI e faça sua inscrição!
Confira também a programação completa do Evento. Acesse!
.

O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, realiza a 6° Edição da Semana Acadêmica de Engenharia, de 14 a 18 de agosto. Serão 5 dias intensos de muito aprendizado e troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da área de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociência.
No dia 17 de agosto, a segunda palestra ficará por conta do Oficial da Marinha e Engenheiro Rui Alexandre Sabatke Gutierrez com o tema: Resíduos e Meio Ambiente – Problema ou Solução?
O Palestrante Rui Alexandre Sabatke Gutierrez nasceu em Curitiba – PR, é oficial Reformado da Marinha no Posto de Capitão de Mar e Guerra (FN). Durante os mais de trinta anos em que esteve na ativa na Marinha de Guerra morou nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Karlskoga – SW, Gotemburgo – SW e Washington – DC – EUA.
Na Marinha do Brasil exerceu vários cargos e funções, entre eles foi membro da Subchefia de Política e Estratégia no Estado-Maior da Armada, Oficial de Operações no Estado Maior do Comando da Divisão Anfíbia, Chefe do Estado Maior do Comando da Divisão Anfíbia, Comandante do Batalhão de Viaturas Anfíbias, Imediato do Comando de Material de Fuzileiros Navais e Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília e, simultaneamente, Vice Comodoro do Clube Naval de Brasília.
Em Washington – EUA, onde esteve por dois anos e meio, foi Encarregado da Divisão de Logística – Exportação/Importação na Comissão Naval do Brasil em Washington.
É bacharel em Engenharia Operacional Mecânica, Técnico em Administração, Mestre em Planejamento Militar – ESAO – EB, Mestre em Ciências Navais – EGN – MB, Doutor em Ciências Navais com o Curso de Altos Estudos Políticos Estratégicos e Planejamento de Governo – ESG. Possui ainda o Curso de Especialização em Defesa Antiaérea no Brasil e na Suécia, Curso Avançado de Operações Anfíbias, Curso por correspondência de Iniciação as Ciências Politicas e o de Relações Internacionais pela UNB, e os cursos de extensão no World Trade Center em Exportação e Importação em Nova Yorque, e Logística da Exportação em Menphis – EUA.
Possui ainda outros cursos militares no Brasil e no exterior.
Atualmente é empresário, atuando na área de meio ambiente como sócio proprietário da empresa Biogral Soluções Ambientais Assessoria, Comércio e Representações Ltda., com foco principal na utilização de biotecnologia na despoluição e tratamento de efluentes, e Presidente da Instituição Filantrópica Socorro aos Necessitados.
Atuante na área cultural, é poeta, cronista, palestrante e membro do Centro de Letras do Paraná, da Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil, e da Academia de Letras do Brasil, onde atua como Diretor Institucional. É também membro efetivo da Liga de Defesa Nacional.
• Data: 17/08 (quinta)
• Horário: 18h30
• Local: Centro de Eventos/Youtube
.
17/08 (QUINTA): PROGRAMAÇÃO TÉCNICA
• 17h30: José Rodolfo de Lacerda – Recuperação mediante reforço da Estrutura de Concreto Armado de Britador Primário
• 18h30: Rui Gutierrez – Resíduos e Meio Ambiente – Problema ou Solução?
• 19h30: Bill Jorge Costa – Hidrogênio Renovável – Uma Nova Fronteira Tecnológica
.
.
PARTICIPE DO EVENTO QUE EVOLUI A CADA ANO.
.
Clique AQUI e faça sua inscrição!
Confira também a programação completa do Evento. Acesse!
.

O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, realiza a 6° Edição da Semana Acadêmica de Engenharia, de 14 a 18 de agosto. Serão 5 dias intensos de muito aprendizado e troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da área de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociência.
A palestra de abertura para o quarto dia do evento, 17 de agosto, será ministrada pelo Engenheiro Civil José Rodolfo de Lacerda abordando o tema: Recuperação Mediante Reforço da Estrutura de Concreto Armado de Britador Primário.
O Palestrante José Rodolfo de Lacerda é graduado pela Escola de Engenharia da UFPR-Universidade Federal do Paraná. Atuou na Rede Ferroviária Federal, onde realizou o projeto de Implantação e Fiscalização de Pontes e Viadutos, na variante Pinhais/Engenheiro Bley, com um número de vinte e sete obras. Foi coordenador do Curso de Engenharia civil da UFPR e professor da disciplina “Pontes, Grandes Estruturas Metálicas e de Concreto Armado por 22 anos, também foi professor da disciplina “Projeto de Pontes” do curso de Pós-Graduação da UFPR, por seis anos e Conferencista e Palestrante da Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Seção Paraná.
Foi Conselheiro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, pela ABENC-PR, de 2009 a 2011; Diretor 1º Secretário do CREA-PR, em 2011; Membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia do Paraná, na 1ª gestão do Eng. Luiz Cláudio Mehl e Conselho Fiscal na 2ª gestão; Membro da Diretoria do Instituto de Engenharia do Paraná, na 1ª gestão do Eng. Jaime Sunye Neto. José Rodolfo de Lacerda foi presidente do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP na gestão de 2017/2019.
Atua como Engenheiro responsável técnico da empresa ENPLAN ENGª LTDA, com autoria de projetos estruturais de pontes e viadutos; Engenheiro Consultor Projetista de Estruturas do Escritório Técnico desde 1965, com responsabilidade técnica de cerca de 2.000 projetos estruturais.
• Data: 17/08 (quinta)
• Horário: 17h30
• Local: Centro de Eventos/Youtube
.
17/08 (QUINTA): PROGRAMAÇÃO TÉCNICA
• 17h30: José Rodolfo de Lacerda – Recuperação mediante reforço da Estrutura de Concreto Armado de Britador Primário
• 18h30: Rui Gutierrez – Resíduos e Meio Ambiente – Problema ou Solução?
• 19h30: Bill Jorge Costa – Hidrogênio Renovável – Uma Nova Fronteira Tecnológica
.
.
PARTICIPE DO EVENTO QUE EVOLUI A CADA ANO.
.
Clique AQUI e faça sua inscrição!
Confira também a programação completa do Evento. Acesse!
.

REITOR DA UFPR E MINISTRO DA EDUCAÇÃO
Presidente do IEP: 1933 – 1934
Professor destacado na Faculdade de Engenharia, liderança emergente, o engenheiro Flávio Suplicy de Lacerda presidiu o Instituto apenas em uma gestão (1933- 1934, eleito em 25 de março e empossado dois dias depois), mas deixou sua marca na história da entidade ao comandar um grupo de profissionais da casa que criaria, em junho de 1934, o Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná, então denominado de Crea da 7ª Região). Sete meses antes, o Decreto nº 23.569, baixado por Getúlio Dornelles Vargas (“Chefe do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil”), estabeleceu a regulamentação profissional e técnica no Brasil e instituiu oficialmente o Conselho Federal daquelas profissões (Confea), que hoje é regido pela Lei nº 5.194/66. Os arquitetos, que criaram em 2011 seu próprio Conselho, não fazem mais parte do Sistema.
No IEP, o período Suplicy de Lacerda contou, nos demais cargos de diretoria, com Roberto Pimentel, vice-presidente; Ângelo Lopes (que seria secretário de Estado e prefeito de Curitiba), 1º secretário; Antonio Batista Ribas, 2º secretário; Arlindo Loyola de Camargo, tesoureiro; Alexandre Gutierrez Beltrão (outro futuro prefeito da Capital), orador; e Eduardo Chaves, redator.
A par do dia-a-dia administrativo no Instituto, onde, por exemplo se preocupou em gestionar junto ao Ministério da Agricultura para que as licenças de pesquisas de ouro no Paraná fossem dadas de preferência “aos engenheiros nacionais”, Flávio Suplicy de Lacerda dava forma ao “Crea da 7ª Região”, que foi instalado dia 11 de junho de 1934, na sede do IEP, já na segunda presidência de Arnaldo Beckert.
Naquela data, uma segunda-feira, foram eleitos os primeiros conselheiros da nova entidade: representando o IEP, João Moreira Garcez, Durval de Araújo Ribeiro, Alexandre Gutierrez Beltrão, Linneu Ferreira do Amaral, Carlos Ross e Antonio Batista Ribas; pela Congregação da Faculdade de Engenharia, Arnaldo Izidoro Beckert, Adriano Gustavo Goulin e Eduardo Fernando Chaves. Todos, na verdade, associados do Instituto.
Suplicy foi eleito presidente e fez um breve discurso destacando “o grande alcance social do Decreto 23.569/33, bem como as vantagens auferidas pela classe”, como cita o Boletim do IEP daquele ano. Arnaldo Beckert ficou com a vice-presidência, Linneu do Amaral, com a secretaria e Batista Ribas, com a tesouraria.
Um fato interessante é que em junho de 1935, a diretoria do Crea encaminhou ao Confea sua renúncia coletiva, em razão de um impasse criado pelo pedido de registro do cidadão Francisco Pinnow, arquiteto licenciado pela Escola Prussiana de Koenigsberg. O Crea era contrário, mas o Confea, em recurso, deferiu o pedido. Depois de muita discussão, chegou-se a um meio-termo: o arquiteto licenciado teria atribuições de projetar edifícios, cabendo, porém, os cálculos e projetos estruturais a engenheiros ou a arquitetos diplomados. A paz voltou a reinar no Sistema e a diretoria voltou a trabalhar normalmente.
Ministro da Educação e Cultura do Governo Castello Branco, depois de ter sido reitor da UFPR durante 15 anos consecutivos, o engenheiro e professor Flávio Suplicy de Lacerda nasceu na Lapa (PR) em 4 de outubro de 1903, filho de Manuel José Corrêa de Lacerda e de d. Alice Maria Virmond Suplicy. Diplomou-se em Agrimensura em 1922 pelo Colégio Militar de Barbacena (MG) e em Engenharia Civil, em 1928, pela Escola Politécnica de São Paulo. Foi engenheiro chefe da Rede de Viação Paraná – Santa Catarina e membro do Conselho de Transportes dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Em 1946, exerceu o cargo de secretário de Estado de Viação e Obras Públicas, na interventoria de Brasil Pinheiro Machado.
Autor de livros importantes, como “Estudos do Fenômeno Flambagem” e “Resistência dos Materiais”, foi professor da UFPR de 1930 a 1948, quando se elegeu vice-reitor na chapa do professor João Ribeiro de Macedo Filho, que faleceu no ano seguinte. Suplicy completou o mandato, foi reeleito várias vezes e ficou no cargo até 1964, retornando três anos depois, ao deixar o ministério. Em 1949, lançou a campanha pela federalização da Universidade. Construiu o conjunto da Reitoria, o Hospital de Clínicas, a Imprensa Universitária e o Centro Politécnico, entre outros empreendimentos. Foi membro da Academia Paranaense de Letras e primeiro presidente do Instituto Goethe no Paraná. Morreu em Curitiba, em 1 de julho de 1983.
*Texto extraído do Livro Um Pioneiro A Caminho do Centenário, por Júlio Zaruch
O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP irá realizar no dia 24 de agosto, às 07h30, o CAFÉ DA MANHÃ com Leandro Pescuma que irá abordar o tema “Segurança Pública: dever do Estado, responsabilidade de todos nós”.
O palestrante Leandro Pescuma é servidor público federal, ocupante do cargo de analista do Ministério Público da União. Há mais de 20 anos atua na área jurídico-criminal, com especialização em Segurança Pública, atividades de Investigação e de Inteligência, entre outras. Integrou a Força-Tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba; colaborou nos trabalhos da Força-Tarefa CC-5 (caso Banestado) e das Operações Integração, Piloto, Carne Fraca. Representou o Ministério Público Paranaense em reuniões na Secretaria Municipal de Defesa Social de Curitiba para criação do Conselho Municipal de Segurança. Como cidadão curitibano, mobilizou uma centena de vizinhos e empresários para o desenvolvimento da cultura de segurança comunitária.
• Data: 24/08/2023 (quinta-feira)
• Horário: 07h30 (Café) / 08h00 (Palestra)
• Local: Centro de Eventos do IEP – 1° andar / Zoom
Venha tomar um delicioso café e ampliar seus conhecimentos.
IMPORTANTE! O Evento tem vagas limitadas e com prioridade aos associados IEP, para não associados a adesão é de R$ 20,00, pagamento na recepção do evento.
Clique AQUI, faça sua inscrição e participe!
No dia 16 de agosto, compondo a programação da 6ª Edição da Semana Acadêmica de Engenharia, às 19h30 será apresentada a Palestra “Elaboração e aprovação do projeto técnico de prevenção a incêndio e a desastre: exigências, composição, responsabilidades e equívocos comuns”, com o 2º Tenente André Perine Gomes de Araújo, possui as graduações: Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar e bacharelado em Biologia. Especialização em instituições civis em Direito Militar e Gestão Pública. Dentro da corporação possui os cursos de Guarda-vida, Socorrista, Operações em Combate a Incêndios e atualmente está cursando o Curso de Planejamento e Gestão de Projetos pela Polícia Militar do Paraná. Atualmente é Chefe da Subseção de Atividades Técnicas do 1º Grupamento de Bombeiros – Curitiba.
A palestra será realizada no centro de eventos do IEP com transmissão pelo YouTube.
• Data: 16/08 (quarta)
• Horário: 19h30
• Local: Centro de Eventos/Youtube
.
16/08 (QUARTA): PROGRAMAÇÃO TÉCNICA
• 17h30: Ricardo Rocha de Oliveira – O Crea-PR faz parte do seu mundo.
O Palestrando Ricardo Rocha de Oliveira é Presidente do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) desde 2018, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010).
Professor adjunto da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Na Unioeste foi Coordenador de Curso de Engenharia Civil em dois períodos, de 1995 a 1997 e de 2012 a 2016, Chefe do Departamento de Engenharia de 1998 a 1999, Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) de 2000 a julho de 2003, Reitor Pró-Tempore de julho de 2003 a janeiro de 2004, Assessor da Direção do Campus Cascavel de fevereiro de 2004 a maio de 2005. Foi Coordenador da Comissão de Ensino do Crea-PR no ano de 2005.
• 18h30: Omar Akel – Planejamento Urbano – Um Desafio Permanente.
O Palestrando Omar Akel é Arquiteto e Urbanista pela UFPR, foi Presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – COMEC, Diretor Presidente da Agência Reguladora do Paraná – AGEPAR, Diretor Técnico da Companhia de Habitação Popular de Curitiba COHAB, Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, Presidente do Instituto de Assistência aos Municípios do Estado do Paraná – FAMEPAR, Presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES, Presidente da Minerais do Paraná – MINEROPAR.
• 19h30: 2° Ten. do Corpo de Bombeiros, André Perine Gomes de Araújo – Elaboração e aprovação do projeto técnico de prevenção a incêndio e a desastre: exigências, composição, responsabilidades e equívocos comuns.
O Palestrante André Perine Gomes de Araújo é Chefe da Subseção de Atividades Técnicas do 1º Grupamento de Bombeiros – Curitiba, possui duas graduações: Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar e Bacharelado em Biologia. Especialização em instituições civis em Direito Militar e Gestão Pública. Dentro da corporação possui os cursos de Guarda-vidas, Socorrista, Operações em Combate a Incêndios e, atualmente, está cursando o Curso de Planejamento e Gestão de Projetos pela Polícia Militar do Paraná.
.
PARTICIPE DO EVENTO QUE EVOLUI A CADA ANO.
.
Clique AQUI e faça sua inscrição!
Confira também a programação completa do Evento. Acesse!
.
