MILITAR, ENGENHEIRO, PROFESSOR, UM LÍDER

O líder do movimento pela criação do IEP e seu Presidente Honorário e Benemérito conquista, enfim, nas urnas, a presidência de fato. É a primeira eleição realizada nas dependências da sede do Instituto, que havia alugado uma sala na rua 15 de Novembro. A data, 7 de março de 1929.

Nos demais cargos da nova gestão, figuram: Alexandre Gutierrez Beltrão, vice-presidente; Durval de Araújo Ribeiro, 1º secretário; Lúcio Pereira Junior, 2º secretário; Arnaldo Isidoro Beckert, tesoureiro; Fernando Chaves, orador; e Oliveira Portes, redator de publicações científicas.

Além do projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores e que trata da regulamentação do exercício da engenharia na Capital – aprovado e convertido na Lei 769, de 27/5/ 1929, outro grande tema se transforma no foco das preocupações da nova diretoria: o planejamento global da cidade de Curitiba.

Vários subtemas são abordados nos debates que movimentam as reuniões do Instituto: a evolução e a organização social da cidade, o processo ordenado de urbanização, que envolve a correção do traçado de ruas e praças, o alargamento de algumas vias importantes e a abertura de outras, as galerias de águas pluviais, a rede de esgotos os canais dos rios Ivo e Belém.

O IEP dá sequência dinâmica aos preceitos estatutários que preconizam a presença efetiva nos debates dos assuntos de interesse do desenvolvimento paranaense. Tourinho voltaria à presidência do IEP na gestão 1938-1939, eleito dia 21 de março e empossado dia 27, ao lado de Durval de Araújo Ribeiro, vice-presidente; Raul Zenha de Mesquita, 1º secretário; Walter Scott de Castro Vellozo, 2º secretário; Raphael Klier de Assumpção, tesoureiro; Oswaldo Piltto, orador; e Arnaldo Izidoro Beckert, redator.

Plínio Tourinho, que deixou sua marca na história do IEP, nasceu em 8 de fevereiro de 1882, filho de dona Maria Leocádia Alves Tourinho e do engenheiro militar Francisco Antônio Monteiro Tourinho, construtor das estradas da Graciosa e do Mato Grosso, está ligando o litoral paranaense àquela província. Como o pai, seguiu a carreira militar, diplomando-se em Engenharia Civil e Militar, tornando-se depois catedrático em Astronomia, legando obras importantes nessa área.

Oficial da arma de Engenharia pela Escola Militar da Praia Vermelha e engenheiro militar e civil pela Escola de Engenharia Militar do Realengo (RJ), Plínio participou no início do século 20 da campanha do Contestado. Em 1926, foi promovido a major, passando a prestar serviços de engenharia na 5a Região Militar. Ali, liderou a oficialidade no movimento militar que eclodiu dia 5 de outubro de 1930 e alçou o presidente Getúlio Vargas ao poder, a famosa Revolução de 1930; já conspirava contra o regime desde julho.

Na Revolução de 1930, foi comissionado como general de brigada, mas pediu exoneração do posto depois da vitória do movimento. Foi, então, promovido a tenente-coronel por ato do presidente Getúlio Vargas. Plínio Tourinho foi eleito deputado à Assembleia Nacional Constituinte, em 1933; deputado federal no ano seguinte, cumpriu mandato até 1937. Foi um dos fundadores da Universidade do Paraná, onde dirigiu em várias ocasiões a Faculdade de Engenharia. Morreu no exercício desse cargo, em 29 de agosto de 1950, aos 68 anos de idade, deixando a marca de um líder ousado e competente.

*Texto extraído do Livro Um Pioneiro A Caminho do Centenário, por Júlio Zaruch.

Na tarde desta quarta-feira, 21 de junho, o Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, Engenheiro Civil José Carlos Dias Lopes da Conceição, firma nova parceria com a Associação Paranaense de Escritórios de Arquitetura do Paraná – AsBEA.

.

Clique AQUI e conheça todas as entidades parceiras do IEP!

.

Passe um dia totalmente diferente e saia da rotina.

Associados IEP garantem 10% de desconto para passar o dia na Nova Polska, curtir a natureza, fazer passeio a cavalo, de charrete, pedalinhos e muitas outras atrações, além de apreciar um almoço maravilhoso com a comida típica Polonesa.

Você não vai perder né? Basta apresentar sua carteirinha de associado + documento com foto.

.

Saiba mais pelo site em IEP BENEFÍCIOS, clique AQUI!

*Desconto exclusivo para associado ao IEP.

Aproveite!

O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, apoia o “Curso de Formação de Investidores” realizado pelo Engenheiro Civil Cesar Hauer Doetzer. Esta é uma oportunidade única para quem deseja adquirir conhecimentos sólidos e práticos sobre o mercado financeiro.

Ao longo das aulas, os alunos terão acesso a conteúdos abrangentes e atualizados sobre investimentos, aprendendo desde conceitos básicos até estratégias avançadas.

Entre os tópicos abordados no curso, destacam-se:

• Fundamentos de investimento: os alunos aprenderão os conceitos fundamentais do mercado financeiro, como risco, retorno, diversificação, entre outros.

• Análise de empresas: nesse módulo, os alunos aprenderão a avaliar empresas sob diferentes perspectivas, como a financeira, a econômica e a setorial.

• Análise de mercado: nesse módulo, os alunos conhecerão as principais técnicas de análise de mercado, como valuation e a análise fundamentalista.

• Produtos financeiros: nesse módulo, os alunos conhecerão os diferentes produtos financeiros disponíveis no mercado, como ações, fundos de investimento, títulos públicos, entre outros.

• Gestão de carteira: nesse módulo, os alunos aprenderão a montar e gerenciar uma carteira de investimentos, levando em conta o perfil de cada investidor.

.

Ao final do curso, os alunos estarão preparados para investir com mais segurança e conhecimento, podendo obter ganhos significativos no mercado financeiro. Além disso, os alunos terão acesso a ferramentas e recursos que os ajudarão a tomar decisões mais assertivas na hora de investir.

Currículo: Cesar Hauer Doetzer, engenheiro civil, formado pela UFPR. Consultor de valores mobiliários (registro CVM), especialista em investimentos (CEA, ANBIMA) e gestor de carteiras (CFG e CGA, ANBIMA). Autor do livro “Educação financeira – a tríade do capital” (editora CRV, 2019).

Não perca a oportunidade de se tornar um investidor de sucesso.

Faça sua inscrição pelo WhatsApp (41) 9 8421-9835.

Neste sábado, 17 de junho, o Instituto de Engenharia do Paraná – IEP realizou o famoso Jantar dos Namorados com muita música e a gastronomia irresistível da Marzia Lorenzetti.

A ambientação do Centro de Eventos do IEP, foi toda voltada para um clima romântico e aconchegante, ao chegar no local os convidados puderam tirar fotos em um lounge feito para os apaixonados e eternos namorados.

A música ficou por conta da Banda Madeira que animou o baile e fez com que todos se divertissem e dançassem ao som de músicas que marcaram época.

E o cardápio então? Espetacular! O encaixe perfeito para esta noite que vai deixar saudades.

.

O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, realiza a 6° Edição da Semana Acadêmica de Engenharia, de 14 a 18 de agosto. Serão 5 dias intensos de muito aprendizado e troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da área de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociência.

Acompanhe a programação e faça sua inscrição:

.

14/08 (segunda-feira) – Abertura Oficial

18h30: Abertura oficial com Autoridades (Reitores / Convidados)
18h45: Mauro Carrusca – Palestra MAGNA DE ABERTURA: Os Desafios da Engenharia no Século XXI.
20h15: Coquetel de abertura

FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

.

15/08 (terça-feira) – Programação Técnica

17h30: Euclésio Manoel Finatti – Panorama Internacional do Wood Frame:
Oportunidades e Perspectivas desse sistema construtivo no Brasil.
18h30: Humberto Gabardo – Palestra Resultados Práticos da Aplicação com Drones na Agricultura.
19h30: Irineu Gomes de Amorim Junior – A Construção do Conceito de Segurança do Trabalho na Formação do Engenheiro.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

.

16/08 (quarta-feira) – Programação Técnica

17h30: Ricardo Rocha de Oliveira – O Crea-PR faz parte do seu mundo.
18h30: Omar Akel – Planejamento Urbano – Um Desafio Permanente.
19h30: 2° Tenente do Corpo de Bombeiros, André Perine Gomes de Araújo – Elaboração e aprovação do projeto técnico de prevenção a incêndio e a desastre: exigências, composição, responsabilidades e equívocos comuns.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

.

17/08 (quinta-feira) – Programação Técnica

17h30: José Rodolfo de Lacerda – Recuperação mediante reforço da Estrutura de Concreto Armado de Britador Primário.
18h30: Rui Gutierrez – “Resíduos e Meio Ambiente – Problema ou Solução?”.
19h30: Bill Jorge Costa – Hidrogênio Renovável – Uma Nova Fronteira Tecnológica.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

.

18/08 (sexta-feira) – Encerramento

09h00: Visita Técnica à Terra Rica Mineração (Inscrições abertas e exclusivas para os associados).
17h30: Ricardo Bertin – Amortecimento da Ação do Vento em Edificações de Grande Altura.
18h30: Alessandro Binhara e Leonardo Marques – “IA de A a Z: Como a Inteligência Artificial poderá Transformar a Engenharia.
19h30: Confraternização com Linguiçada.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

.

*Programação sujeita a alterações.

Participe do evento que evolui a cada ano.

.

O Bar da Amizade do IEP, que é realizado todos os sábados das 11h30 às 14h00, no próximo sábado, dia 24 de junho, estará no clima junino, com pinhão e quentão e outras guloseimas juninas, tudo por conta do IEP. As demais bebidas a preço de custo.

• Data: 24/06/2023 (sábado)
• Horário: 11h30
• Local: 15º andar do IEP

Venha construir novas amizades!

Nesta sexta-feira (16) o Presidente do IEP, Engº. José Carlos Dias Lopes da Conceição participa da Visita ESG no Porto de Paranaguá, promovida pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE/FIEP.

Programas e Projetos de Responsabilidade Social do Porto, alinhados ao ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Visita as áreas Porto (Cais), com destaque nos equipamentos e infraestrutura que tornam o Porto mais sustentável e competitivo.

Confira algumas imagens da visita:

.

A noite desta quinta-feira (15) gelada esquentou com a sequência de palestras da “II Finanças Concretas – Economizando uma Fortuna na Sucessão Empresarial e Familiar”, organizada pelo Instituto de Engenharia do Paraná – IEP.

Com a presença de 3 palestrantes de alto calibre, Anna Vitória Hyczy Lopes, Daiana Cunha, Idevan César Rauen Lopes, todos saíram com a mente aquecida e enriquecida de conhecimento. Ao final das palestras, aconteceu um sorteio com brindes oferecidos pela UNIMO Investimentos.

Confira algumas imagens do evento:

.

Na tarde da quarta-feira (14) O IEP, Pró Paraná, UFPR e APE realizaram visita à SEIL, foram recebidos pelo Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

Estiveram presentes na Visita, o Presidente do IEP, Engº. José Carlos Dias Lopes da Conceição, o Presidente da Academia Paranaense de Engenharia, Engº. Horácio Guimarães, acompanhados do Engº. Eduardo Gobbi, do Engº. Eugenio Stefanelo e Engº. Pedro Dias.