O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP realizará no dia 27 de junho, às 07h30, o CAFÉ DA MANHÃ com o Engenheiro Civil Paulo Sérgio da Silva que abordará o tema: A Manutenção Predial Começa na Primeira Linha do Projeto – O Ciclo Econômico da Edificação.

PAULO SÉRGIO DA SILVA é Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1986. CEO: Planville Engenharia – Planville Tech. Consultor em Patologia de Cerâmicas, Argamassas e Pedras Naturais. Projetista de Revestimentos de Fachadas, Piscinas e de Revestimentos Cerâmicos de pisos e paredes desde 2007. Projetista de Retrofit pós Inspeções Prediais de Fachadas. Ex-Professor de pós-graduação lattu sensu pelo INBEC/UNIP, na cadeira de Revestimentos Cerâmicos e Pedras Naturais. Palestrante por diversas instituições e in-company para construtoras e consumidores. Além de Escritor e Poeta.

Responsável pelo Curso de EAD: “REVISITANDO AS NORMAS DE REVESTIMENTO”.

Possuí um Programa quinzenal de Podcast: “Autores da Engenharia – O podcast para quem escreve a engenharia”.

É autor do Livro: ENGENHARIA MARGINAL, Estudo Invertido, 2022.

Coautor de diversas obras: MANUAL DE ENGENHARIA DIAGNOSTICA III-TITO LÍVIO E OUTROS -Editora Leudi-2021. / ENGENHARIA CONDOMINIAL-MARIO GALVÃO-Editora Leudi-2021. / EBOOK 1 -NOVOS PATOLOGISTAS-UM LEGADO DE PAIXÃO PELA BOA ENGENHARIA -2020. / MANUAL DE MANUTENÇÕES DE EDIFICAÇÕES – Edição luso-brasileira-Editora Leudi-2022. / MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO III – FALCÃO BAUER -Editora Munique-2023.

.

• Data: 27/06/2023 (terça)
• Horário: 07h30 (Café) / 08h00 (Palestra)
• Local: Centro de Eventos do IEP

.

Importante: CLIQUE AQUI e faça sua inscrição para receber os dados de acesso.

Participe!

Nesta quarta-feira, dia 14 de junho, aconteceu no Centro de Eventos do IEP, o lançamento do livro “Reabilitação de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos”.

Foi uma conversa muito rica entre o autor do livro, o Engº. Paulo Sergio Peterlini, e seus convidados, entre eles os integrantes da CRASA Infraestrutura.

A noite terminou com autógrafos, bate papo e um coffee break para confraternização entre os presentes.

Confira algumas imagens do evento:

.

No vídeo comemorativo aos 85 anos do IEP, o Engº. Mario de Mari, Presidente do IEP na gestão 1957/1959, fala sobre a importância do IEP, que se consolida como uma das entidades mais antigas e melhores do País.

Engº. Mário de Mari, Engenheiro da Prefeitura de Curitiba, foi o primeiro diretor do Departamento de Planejamento e Urbanismo. Foi proprietário e responsável técnico por empresa de engenharia responsável por grandes obras em vários estados brasileiros. Presidiu o Badep e a Federação das Indústrias. Sua gestão no IEP representou avanços significativos na construção da sede própria e, com a venda do terreno da avenida Barão do Serro Azul, destinou recursos à continuidade da obra.

Assista!

.

Todos os pets são capazes de grandes demonstrações de afeto e parecem saber muito bem como nos alegrar, por isso o seu bichinho também merece o que há de melhor.

Pensando nisso, o IEP oferece aos seus associados benefícios “bom pra cachorro”, com Centro Veterinário Seres que oferece descontos para cuidar bem de todos os Pets.

.

Saiba mais pelo site em IEP BENEFÍCIOS, clique AQUI!

*Desconto exclusivo para associado ao IEP.

Aproveite!

O Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Câmara Técnica de Licitações, convida para participar do evento realizado pela FUNDEPAR, “DIÁLOGOS E OPORTUNIDADES SOBRE NOVAS LICITAÇÕES EM EDIFICAÇÕES”.

• Data: 22/06/2023
• Horário: Das 08h às 12h
• Local: Centro de Eventos do IEP

Participe, inscrições pelo link: bit.ly/45GRsnN

A engenharia com olhar para a sociedade: José Niepce da Silva – O segundo presidente do IEP, nasceu em 21 de outubro de 1876, filho do professor Albino José da Silva e de Rosa de Souza e Silva. Diplomou-se em Engenharia pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, em 1899. Foi engenheiro da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, da The Leopoldina Railway e da Prefeitura de Curitiba; comissário de terras no Paraná e diretor de Obras Públicas e Viação da Secretaria de Obras Públicas e Colonização do Paraná, assumindo depois a Pasta; engenheiro do Governo Federal, chefe do Núcleo Colonial de Apucarana (PR), projetista de pontes, diretor de ferrovias no Maranhão e no Piauí e adjunto do gabinete federal de estradas, no Rio de Janeiro. Foi também coronel da Engenharia e jornalista. Autor de livros sobre climatologia do Paraná. Presidiu o Clube Curitibano. Morreu no Rio, em 26 de setembro de 1935.

Ao longo de sua gestão, Niepce da Silva preocupou-se seriamente com a discussão em torno do sistema de transportes urbanos da Capital. Dois meses após sua posse, realizou, em 4 de junho, no Clube Curitibano, uma sessão específica para análise da situação do serviço de bonde e da introdução dos auto-omnibus, mediante concorrência pública aberta pela Prefeitura.

As linhas de ônibus, segundo o edital da Prefeitura, poderiam ser de três tipos: inteiramente independentes das linhas de bondes; ter os mesmos pontos de largada e da saída, correndo paralelamente em trechos descontínuos das linhas de bondes; ou correr paralelamente em toda a extensão, ou seja, fazendo o mesmo trajeto das linhas de bonde.

Pelo parecer da comissão especial do IEP – Niepce da Silva, João Fleury, Gastão Chaves, Guilhermino Baeta de Faria e Francisco Pereira – havia necessidade de se regulamentar e aperfeiçoar os serviços de bondes e as empresas de ônibus deveriam oferecer condições de segurança e conforto aos passageiros e bons horários, entre outros quesitos. O documento condenava a superlotação, tanto nos ônibus como nos bondes, o que deveria ser considerado infração passível de multa.

O representante do prefeito Eurides Cunha, o engenheiro Adriano Gustavo Goulin, julga valiosas as ponderações do IEP e Niepce da Silva encerra destacando o progresso que representou o bonde elétrico, introduzido 15 anos antes por iniciativa do empresário Eduardo Fontaine de Savelli, mas afirmando que o momento era de novas conquistas.

*Texto extraído do Livro Um Pioneiro A Caminho do Centenário, por Júlio Zaruch.

Pensando em viajar ou fazer um intercâmbio?

O associado IEP tem 5% de desconto com a World Place Intercâmbio & Turismo, basta apresentar sua carteirinha de associado.

Seja um associado IEP e tenha descontos e benefícios em diversos estabelecimentos.

.

Saiba mais pelo site em IEP BENEFÍCIOS, clique AQUI!

*Desconto exclusivo para associado ao IEP.

Aproveite!

• Data: 17/06/2023 (sábado)
• Horário: 20h00
• Local: Centro de Eventos
• Animação: Banda Madeira
• Buffet: Marzia Lorenzetti
• Bebidas inclusas: Água e refrigerante – Rolha livre (vinho ou espumante)

• Associado / Dependente: R$ 100,00 por pessoa.
• Não Associado: R$ 150,00 por pessoa

Convites limitados e com prioridade para associado IEP.

Adesão no setor de Eventos do IEP até o dia 09/06 ou pelo WhatsApp (41) 98527-2640, não serão feitas reservas.

A Casa Gomm, sede da Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC), recebe a partir do dia 5 de junho a exposição coletiva Espeleo Artes Visuais. A mostra faz parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente e das atividades do 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia, que este ano está sediado na capital paranaense. Nesta edição, um dos braços inovadores do congresso são as atividades da EspeleoArte, que se propõe a divulgar o universo subterrâneo por meio de eventos artístico-culturais para a população de um modo geral, saindo das fronteiras do Congresso e utilizando espaços públicos conhecidos da cena cultural. A iniciativa conta apoio com a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), Prefeitura Municipal de Curitiba e Secretaria de Estado da Cultura.

A exposição da Casa Gomm é composta por obras de 17 artistas de diferentes regiões do Brasil inspiradas no universo subterrâneo, resultados de meses de trabalho. Algumas delas, inspiradas em experiências próprias em cavidades, outras em uma imersão de dois dias em cavernas do Paraná, no Parque Natural Municipal das Grutas do Bacaetava em Colombo e no Parque Estadual de Campinhos em Tunas do Paraná, assim como de um minicurso teórico ministrado pelo espeleólogo Paulo Rodrigues Simões.

A Gruta do Bacaetava em Colombo, a Gruta dos Jesuítas em Tunas, e a Gruta da Lancinha em Rio Branco do Sul foram fonte de inspiração para alguns artistas. Fazem parte do coletivo os artistas André Brik, Birgitte Tummler, Carlos Alberto Colzato, Claudia Lara, Emerson Oliveira, Hortencia Bueno, Julia Ishida, Lavalle, Luiz Gustavo Vardânega Vidal, Luiz de Souza, Márcia Széliga, Osmar Carboni, Pirilo, Raro de Oliveira, Regina Nunes, Rogério Borges e Sandra Hiromoto.

“Essas artes têm o objetivo de expressar, encantar e sensibilizar a esse patrimônio natural tão importante que são as cavernas e buscar a compreensão para sua conservação”, afirma Birgitte Tümmler, curadora da mostra e coordenadora do EspeleoArte.

.

SERVIÇO:

• Exposição Espeleo Artes Visuais
• Abertura: dia 05 de junho de 2023, às 19h
• De 05 de junho a 15 de agosto de 2023
• Horário de visitação: segunda a sexta, das 9h30 às 17h30
• Casa Gomm – Rua Bruno Filgueira, 850 – Curitiba
• Entrada gratuita com acessibilidade

.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

Dando sequência às palestras sobre finanças, o Instituto de Engenharia do Paraná – IEP realiza o evento “II Finanças Concretas”, com o tema: Economizando uma fortuna na sucessão empresarial e familiar.

Desta vez contamos com a presença de 3 palestrantes com currículo excepcional, vasta experiência e especialistas no assunto:

• Anna Vitória Hyczy Lopes: Advogada graduada pela PUC/PR, especialista em negociação pela Universidade de Harvard, pós-graduada em Direito Societário. Atua na área de Direito Societário e Contratos.

• Daiana Cunha: Formada em Administração de Empresas pela Opet e pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Universidade Positivo, possui certificação internacional em gestão de pessoas. Com mais de 10 anos de experiência no mercado segurador, já passou por instituições como MAG Seguros, Accor e Senac.

• Idevan César Rauen Lopes: Mestre em Direito Econômico e Social, com tese em Direito Societário; Procurador da Junta Comercial do Paraná por 10 anos; Professor da PUC/PR em Direito Empresarial por 19 anos; Vivência como professor na Universidade de Chigago/IL, EUA; Sócio-diretor do escritório Idevan Lopes Advocacia & Consultoria Empresarial. Foi eleito em 4º lugar como profissional mais admirado no Paraná, 1º lugar como profissional mais admirado na especialidade societária e 4º lugar como profissional mais admirado no setor econômico de papel e celulose.

.

• Data: 15/06/2023 (quinta)
• Horário: 19h
• Local: Auditório IEP – 2° andar

.

Venha, participe das palestras e eleve seus conhecimentos.

.

Clique Aqui, participe e se inscreva!