O objetivo do Dia Mundial do Meio Ambiente é conscientizar pessoas, empresas e governos da importância da preservação e da adoção de modelos mais sustentáveis. Não é à toa que esta data é a mais importante do calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU).

Vale destacar que um planeta melhor para todos pode ser construído por cada um de nós, a cada dia, com pequenas ações.

Mostre a sua consciência e contribua para a preservação do meio ambiente com ações simples, sustentáveis e que se tornam realidade com pequenas mudanças de comportamento.

Desenvolver equipamentos, máquinas e ferramentas capazes de agregar eficiência e muita inovação aos mais variados setores produtivos de nosso país:  é assim que o Engenheiro Mecânico faz a diferença e impulsiona o desenvolvimento brasileiro. Por isso, hoje, o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – parabeniza este importante profissional!

Realizar com muita precisão e técnica a medição, a demarcação e a divisão de áreas, delineando bases sólidas para grandes obras: este é o trabalho do Engenheiro Agrimensor, que o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – parabeniza hoje!

No vídeo comemorativo aos 85 anos do IEP, o Engº. Ivo Arzua Pereira relembra o papel importante do IEP na elaboração do Plano Diretor de Urbanismo de Curitiba.

Engº. Ivo Arzua Pereira, gestão 1961/1963 foi Ministro da Agricultura, legou ao país a Carta de Brasília, que balizou o planejamento da agricultura brasileira. Prefeito eleito de Curitiba, gestão 1962-1967, criou a URBS, O IPPUC, renovou o centro urbano, construiu a Vila Nossa Senhora da Luz de casas populares, a rede de ensino de primeiro grau e muitas outras. No IEP, destaque para reforma do Estatuto, movimento vitorioso pela remuneração mais justa aos engenheiros, execução da estrutura de concreto armado e vedação em alvenaria de tijolos da nova sede.

Assista ao vídeo a seguir:

.

Pensando sempre no custo-benefício do associado, o Instituto de Engenharia do Paraná firmou convênio com o Aquário de Paranaguá.

Associado ao IEP garante R$ 8,00 de desconto no ingresso.

Aberto para visitação todos os dias das 10:00 às 18:00.

*Para o desconto basta apresentar a carteirinha da entidade.

Aproveite!

Ei, você estudante de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geociências, prepare-se!

Vem aí a 6° Edição da Semana Acadêmica de Engenharia.

Não perca a oportunidade de ficar antenado com as mais novas e modernas tecnologias da área.

Anota aí! Será de 14 a 18 de agosto no Instituto de Engenharia do Paraná – IEP.

Logo mais traremos a Programação Completa, fique atento!

Acaba de ser publicada em nossa Biblioteca, a Segunda Revista Técnica do IEP lançada no ano de 1974. Clique AQUI para conferir!

Já conhece a Biblioteca Virtual IEP?

Em uma iniciativa do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, através da sua Diretoria Técnica, em 2022 foi criada a Biblioteca Técnica Virtual IEP, com o objetivo de fornecer conteúdos técnicos de Livros, E-books, Revistas, Dissertações, etc, de forma gratuita aos seus associados e interessados no assunto. São diversos materiais relacionados às Engenharias, Arquitetura e Geociências em um contexto geral, disponíveis em formato digital, em .PDF, para a ampliação do seu conhecimento.

Desfrute de todo o conteúdo que apresentamos a você e boa leitura!

Acesse já www.bibliotecaiep.org.br!

.

O Instituto de Engenharia do Paraná convida para o lançamento do livro “Reabilitação de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos” que acontecerá no dia 14 de junho às 19h00 no Centro de Eventos do IEP, livro de autoria do Eng. Paulo Sergio Peterlini.

Sobre o Livro: Apresentar e aprofundar conhecimentos aos leitores sobre o processo de aplicação de técnicas referente à reabilitação das manifestações patológicas ocorrentes nos pavimentos asfálticos com ênfase aos aspectos das metodologias analíticas das deteriorações que ocorrem nos mesmos, avaliá-las e utilizar os procedimentos tradicionais de dimensionamentos como soluções de reforços estruturais.

Sobre o Autor: PAULO SERGIO PETERLINI. Engenheiro Civil (1978) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Engenharia Civil (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Servidor Público Federal aposentado do antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) substituído pelo atual Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de 1978 a 2013 com atuação na fiscalização de projetos, obras e serviços em rodovias federais ao longo da carreira. Membro Titular da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) de 2006 a 2012. Atualmente atua como professor de cursos de pós-graduação na área da engenharia rodoviária e também consultor independente na mesma área.

• Data: 14/06/2023 (quarta-feira)
• Horário: 19h00
• Local: Centro de Eventos do IEP

.

Clique Aqui, participe e se inscreva!

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná promove no dia 22 junho, às 19h00, no 15º andar do IEP, a Degustação de Vinhos Espanhóis.

A degustação terá apresentação do Sommelier André Porto.

• Data: 22/06/2023 (quinta)
• Horário: 19h00
• Local: 15º andar do IEP

Vagas Limitadas!

Adesão:
• Associado / Dependente:
R$ 100,00
• Não Associado: R$ 150,00

Adesões via WhatsApp: (41) 98527-2640

Na manhã de hoje (29) o Presidente do IEP, Eng. José Carlos Dias Lopes da Conceição recebeu a visita do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Coronel QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior, acompanhado do Tenente-Coronel Emmanuel, Major Lucas, Major Pinheiro e Major Freitas.

A visita foi de agradecimento pela parceria com o IEP que cedeu o espaço para treinamento aos integrantes do Corpo de Bombeiros.

O IEP considera a parceria de grande valia, toda a população ganha com uma equipe sempre pronta e preparada para atender a todos os chamados.