No último dia 25 (quinta), na Semana Acadêmica de Elétrica da UFPR, os Engenheiros Joacir Bonatto e Kelso Krieger da Câmara Técnica de Telecomunicações e Conectividade compartilharam um pouco das suas experiências profissionais em um bate papo muito bacana.
Tem interesse do IEP participar da Semana Acadêmica da sua faculdade? Entre em contato pelo meu perfil @vitvasconceloss – Vitória, coodenadora da Câmara Técnica Universitária do IEP.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – parabeniza hoje aqueles profissionais responsáveis por garantir a viabilidade operacional e econômica de uma obra.
São os Engenheiros de Custos que elaboraram orçamentos e coordenam todos os custos de um empreendimento, desde as estimativas e previsões até a análise de riscos e a avaliação de investimentos.
Por isso, desejamos a todos os profissionais desta área um feliz Dia do Engenheiro de Custos.
O programa é uma parceria com Instituições de Ensino Superior do Paraná, tem como finalidade formar gestores com habilidades de liderança para contribuir com a Transformação Digital, Ecossistemas de Inovação e E-Gov. São 506 vagas para bolsistas, recém-formados em várias áreas, que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos.
As inscrições devem ser feitas de 25/05/2023 a 14/06/2023 pelo site: https://evento.unicentro.br/site/integre/2023/1.
Não perca essa oportunidade, acompanhe o edital e saiba mais: https://www3.unicentro.br/especializacao/wp-content/uploads/sites/64/2023/05/Restec-Integre-02-Edital-030-2023-Vagas_25.05.2023-Assinada.pdf
Mais uma iniciativa que o IEP divulga e apoia.
O TBT desta semana é de 1933, quando o Instituto de Engenharia do Paraná teve papel fundamental na regulamentação das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor junto ao governo de Getúlio Vargas.
Tudo está devidamente documentado no Boletim do IEP de fevereiro de 1934 que fica guardado com todo zelo na instituição.
Clique Aqui, acompanhe as imagens, leia os textos e viaje no tempo.
A Rede Paraná Tecnologia e Metrologia avançando com a programação sobre Compras Sustentáveis, anuncia nova Live que será apresentada pelos especialistas Rodrigo Matos e Rômulo Viel, com o título: “Entenda o roteiro de implementação de Compras Sustentáveis para uma Empresa Sustentável”.
O objetivo desse encontro é apresentar a aplicação das compras sustentáveis na prática, evidenciando que a finalidade é ter como resultado uma empresa, de fato, sustentável.
• Data: 06/06
• Horário: 20h00
• Transmissão: https://www.youtube.com/@paranametrologiaoficial8348
Realização: Rede Paraná Tecnologia e Metrologia
Apoio:
• Universidade Livre do Meio Ambiente
• Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar
• Instituto de Engenharia do Paraná – IEP
• Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP
• Sesi Paraná
• Centro de Inovação Sesi Paraná
Pensando sempre no custo-benefício do associado, o Instituto de Engenharia do Paraná firmou convênio com bares e restaurantes de Curitiba.
Se você é daqueles que gosta de sair do trabalho e antes de ir para casa prefere aproveitar com os amigos, se prepare, pois esta lista foi feita para você!
MUSTANG SALLY CABRAL
• Rua Munhos da Rocha, 1049
MUSTANG SALLY BATEL
• Rua Coronel Dulcídio, 517
MUSTANG SALLY – SHOPPING MUELLER
• Av. Cândido de Abreu 127 – Loja: 001 – Piso: G1
MUSTANG SALLY – SHOPPING PALLADIUM
• Av. Presidente Kennedy, 4.121
• Instagram: @mustangsallybar
SHERIDANS IRISH PUB / TACO EL PANCHO
• Av. Bispo Dom José, 2.293
• Instagram: @tacoelpanchocuritiba
• Instagram: @sheridansirishpub
CANABENTA BAR
• Rua Itupava, 1.431
• Instagram: @canabenta
CHELSEA BURGER
• Rua Marechal Hermes, 113
• Instagram: @chelsea.burger.br
Regra para consumo no local.
Desconto de 10% todos os dias.
*Para o desconto basta apresentar CPF ou carteirinha da entidade.
** Não cumulativo com outros descontos, promoções e festivais especiais.
.
Clique aqui para conferir este e todos os outros convênios exclusivos para os associados
Na manhã desta terça-feira (23) Associados do IEP, acompanhados do Presidente, Engº. José Carlos Dias Lopes da Conceição e do Diretor Técnico, Engº. Antonio Borges dos Reis, realizaram a Visita Técnica à Fábrica da Companhia de Cimentos Itambé, em Balsa Nova – PR.
.

Alimente seu amor!
Venha fazer parte do tradicional Baile dos Namorados que será realizado no dia 17 de junho com um maravilhoso jantar e o baile fica por conta da Banda Madeira.
• Data: 17/06/2023 (sábado)
• Horário: 20h00
• Local: Centro de Eventos
• Animação: Banda Madeira
• Buffet: Marzia Lorenzetti
• Bebidas inclusas: Água e refrigerante – Rolha livre
• Associado: R$ 100,00
• Não Associado: R$ 150,00
Convites limitados e com prioridade para associado IEP.
Adesão no setor de Eventos do IEP até o dia 09/06 ou pelo WhatsApp (41) 98527-2640, não serão feitas reservas.
Nesta noite a receita do amor é se divertir!
Participe!
O IEP, Instituto de Engenharia do Paraná, através do Conselheiro Rafael Pussoli, convida aos amigos e prezados colegas para o Lançamento do Livro Enlutados, de a autoria de Iraci Saboia da Cunha ,filha de nosso Saudoso Presidente Engenheiro Civil Venevérito da Cunha (1947/1948), Construtor da Casa dos Pobres São João Batista em 1954.
A doação de toda a renda da venda será destina à instituição!
João Moreira Garcêz – Prefeito de Curitiba aos 35 anos de idade, um administrador ousado que legou à cidade importantes obras, paranaense da Capital, onde nasceu em 17 de março de 1885, João Moreira Garcez abre a galeria de presidentes do Instituto de Engenharia do Paraná. Foi o escolhido para comandar a entidade não apenas pelo cargo que ocupava, mas pelo seu histórico profissional e por ter sido, também, um dos fundadores da Universidade do Paraná.
Filho de Theophilo Moreira Garcez e de Philomena Viana Moreira Garcez, de famílias de fazendeiros da região de Castro e de comerciantes de Curitiba, diplomou-se pela Escola Politécnica de São Paulo em 29 de junho de 1910. Foi o primeiro aluno da turma, conforme revela a professora e escritora Maria Nicholas no primeiro volume de seu livro “Alma das Ruas”.
Recém-formado, trabalhou durante três anos na Estrada de Ferro Mogiana, com o engenheiro João Pereira Rebouças. Entre 1913 e 1915, realizou incursões de reconhecimento pela Serra do Mar, visualizando os contornos da Estrada da Graciosa, que depois ajudaria a retificar. Foi o autor do primeiro mapa do Paraná com curvas de nível e rios, resultado de uma longa viagem pelo Estado, em lombo de burro, na companhia do engenheiro e professor da Universidade Artur Martins Franco.
Moreira Garcez exerceu, no Paraná, entre outros, os cargos de diretor de Obras Públicas e de secretário da Fazenda, Agricultura e Obras Públicas, além de superintendente da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande. Foi professor catedrático da Escola de Engenharia da Universidade do Paraná, na cadeira de Portos de Mar, Rios e Canais. Em 1921, escreveu o “Memorial sobre a ligação Brasil-Paraguai”, defendendo a ferrovia entre Paranaguá e Assunção, via Guarapuava.
Como prefeito de Curitiba em três gestões (1920-1924, 1924-1928 e 1938-1940), alargou a pavimentou pela primeira vez a rua 15 de Novembro, projetou a abriu as avenidas Visconde Guarapuava, Sete de Setembro, Silva Jardim e Iguaçu, e também a rua Ermelino de Leão, construiu um mercado municipal, remodelou as praças Tiradentes e Osório, construiu o Teatro Guaíra, na rua Dr. Muricy, entre tantas outras coisas. Em 1928, foi eleito deputado federal, mas não assumiu em razão da turbulência política no país, que desaguou na Revolução de 1930.
Como empresário, construiu o primeiro arranha-céu de Curitiba e o terceiro do país – o edifício que leva seu nome na avenida Luiz Xavier. Maior do que o Palacete Garcez, então, somente o Martinelli, em São Paulo, e o prédio do jornal “A Noite”, no Rio de Janeiro. A obra começou em 1927 e foi executada em etapas, a maior parte concluída em 1934. O projeto inicial era de cinco pavimentos, mas terminou com oito. O prédio foi tombado em 1974 pelo Patrimônio Histórico. Foi, também, autor do projeto original da igreja do Sagrado Coração de Maria, na praça Ouvidor Pardinho.
Casou-se em Curitiba com Leonor Silveira da Motta, filha do desembargador Joaquim Inácio Silveira da Motta, fundador e primeiro presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. Faleceu em 19 de março de 1957.
.
PRIMEIROS PASSOS DO IEP
Na condição de presidente do Instituto de Engenharia, João Moreira Garcez colocou em prática intensivamente os fundamentos da instituição, preconizados pelos pioneiros, nos primeiros Estatutos.
O IEP foi concebido como um órgão de defesa da classe e fórum permanente de debates de assuntos de interesse da vida paranaense.
Matriz de todas as entidades profissionais da Engenharia no Paraná, o IEP é a quarta mais antiga do Brasil, depois do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, do Instituto de Engenharia, de São Paulo, e do Clube de Engenharia de Pernambuco.
Hoje uma associação civil declarada de utilidade pública pela lei estadual nº 2.987, de 14 de dezembro de 1956, e pela lei municipal nº 1.369, de 31 de dezembro de 1956, o IEP sempre pautou, ao longo de suas quase nove décadas, pela defesa e valorização dos profissionais e pelo debate de temas de grande interesse para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil.
João Moreira Garcez, ao lado da primeira diretoria do Instituto, deu a largada a esses propósitos, preocupando-se, por exemplo, com a fixação de tabelas de honorários profissionais, pela consolidação e aperfeiçoamento da regulamentação das profissões de engenheiro, arquiteto e de agrimensor, inclusive apoiando projeto que teria abrangência nacional.
Texto extraído do Livro Um Pioneiro A Caminho do Centenário, por Júlio Zaruch