Uma data para celebrar grandes realizações!
O Dia da Engenharia celebra esta vasta área do conhecimento, marcada por muito trabalho, dedicação, preparo e grandes avanços que nascem de importantes projetos e se transformam em grandes realizações, beneficiando a sociedade em inúmeros aspectos.
Em um mesmo dia temos duas datas relevantes para a Engenharia!
• Dia do Engenheiro Metalurgista, que homenageia o profissional que possui conhecimento em projetos de tratamento de metais e de produção de ligas metálicas, atuando tanto em mineradoras e empresas ligadas à extração de metais quanto em empresas de transporte (aéreo, naval e automobilístico) e do setor químico.
• Dia do Engenheiro Militar, que celebra o trabalho de um profissional que possui atribuições fundamentais ao Exército, sendo o responsável, durante um conflito, pela locomoção da tropa, seja na construção e manutenção de estradas e pontes, seja eliminando obstáculos que dificultam a progressão dos militares. Em tempos de paz, o Engenheiro Militar auxilia também na infraestrutura nacional, sendo responsável pela realização de grandes obras civis, como pontes, estradas, ferrovias, barragens entre outras.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – parabeniza a Engenharia em geral, os Engenheiros Metalurgistas e os Engenheiros Militares pela passagem do seu dia.
Faça a Paz, o Amor e a União serem prioridades.
Celebre a Páscoa valorizando os sentimentos que a definem: a paz, o amor e a união.
O IEP deseja a todos uma Feliz Páscoa.
1ª Partida Solidária do IEP – Campanha de Páscoa, realizada no ultimo sábado (01) contou com cerca de 200 Participantes, 7.500 bombons arrecadados e mais de 500 crianças beneficiadas.
Confira abaixo o vídeo e fotos do evento:
.
.























































































































O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Câmara Técnica de Arquitetura e Urbanismo, e com o Apoio da Tratamento Estratégico, realizará no dia 18 de abril, às 19h00, Workshop “Das Práticas ESG à Jurisdição de Paisagem” o Evento será híbrido, presencialmente no Centro de Eventos do IEP e virtualmente via Zoom.
O Workshop será conduzido por Andréa Leoni, graduada em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Consultora para implementação de Programas de Integridade ESG com GBA em Compliance Empresarial – ISAE. Capacitação pelo PNUD Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento: Integrando a Agenda 2030. Especialista em Compliance. Especialista em Relações Internacionais e Diplomacia. Especialista em Direito Administrativo. Mestranda em Governança e Sustentabilidade – ISAE/FGV. Diretora Geral da Tratamento Estratégico e Programa GEV.BR.”
• Data: 18/04/2023 (terça-feira)
• Horário: 19h00
• Local: Centro de Eventos do IEP/Zoom
.
Serão realizados sorteios de vouchers.
Importante: CLIQUE AQUI e faça sua inscrição!
Participe, se inscreva!
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, realizou no dia 03 de abril, a LIVE com o tema Viajando pela Cultura (Parte 38): Rota das Emoções.
Na oportunidade, palestrou Márcio Porto, Engenheiro Metalúrgico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo formado em 1982, prestou serviços à Cosipa na área de Coqueria e Aciaria, reorientando posteriormente sua carreira para a Engenharia de Software na área financeira.
Trabalhou no Banco Itaú, onde desenvolveu o sistema de gerenciamento de ativos e passivos e em diversas consultorias de software financeiro, gerenciando projetos em mais de 30 instituições financeiras e desenvolvendo sistemas para gestão de fundos de investimento.
A partir de 1998 passou a especializar-se em risco de mercado com o produto Algorithmics, um líder mundial em soluções para cálculo de risco financeiro. Além de atender a grandes bancos brasileiros, a fundos de pensão e à Bovespa, em 2003 foi gerente de serviços para a Europa do Sul baseado em Madrid e, de 2007 a 2010, foi alocado para gerenciar projetos no Chile, tendo implementado sistemas de cálculo de risco para um banco chileno e para a Bolsa de Santiago.
De 2012 a 2020 trabalhou na IBM, sempre na área de soluções de risco financeiro, e em 2020 passou para a SS&C, empresa multinacional atual detentora da solução Algorithmics. Seu projeto mais significativo no momento é a implementação de um sistema de risco de mercado em tecnologia big data para um grande banco brasileiro.
Assista ao evento abaixo ou pelo canal do IEP no Youtube:
.
O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP realizará no dia 17 de abril, às 18h30, mais um encontro “Gestão com Pipoca” no Auditório do 2º andar do IEP. O filme deste encontro será “Homens de Honra”, com tema “Ética” e será mediado pelo Presidente, Eng° Nelson Luiz Gomez que fará análises e analogias do filme.
Carl Brashear, um jovem negro, entra para a Marinha americana nos 50, época em que o racismo prevalecia no país. O jovem enfrenta o preconceito de seus colegas brancos e de seu instrutor, mas sua coragem e determinação conquistam o respeito de todos.
Não dá para perder!
- Data: 17/04/2023 (segunda-feira)
- Horário: 18h30
- Local: Auditório 2º andar
Vagas Limitadas, Garanta já sua!
Inscrição pelo WhatsApp (41) 98527-2640
O Presidente do IEP, Engº. Nelson Luiz Gomez, participou hoje (03) pela manhã de Reunião na FACIAP para discutir sobre o Pedágio no Paraná.
Participaram, além do IEP, Congressistas, G7 e Movimento Pró-PR. Foram debatidos e consensados os seguintes pontos: leilão por menor tarifa, garantia de execução de obras, ampla transparência (na licitação e nos 30 anos de concessão) com segurança jurídica.
.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná realizará no dia 25 de abril, às 9h00, a Visita Técnica à Furukawa Electric, em Curitiba.
Soluções para Redes de Comunicação – Empresarial, Industrial, Data Center e Operadoras. Produz tecnologia de ponta, para atender os mais diversos setores do mercado.
As vagas são limitadas e exclusivas para associados, o associado que se inscrever e não justificar a ausência, até no máximo o dia 13/04, ficará impedido de participar das próximas três visitas técnicas realizadas pelo IEP.
• Data: 25/04/23 (terça-feira)
• Horário: 09h00 (com saída às 8h15 do IEP)
IMPORTANTE: A participação está condicionada a confirmação, que será enviada pelo e-mail: [email protected] para o e-mail informado no formulário de inscrição.
.
Clique AQUI, faça sua inscrição e aguarde a confirmação de sua participação!
O Instituto de Engenharia do Paraná promoverá neste sábado, a 1ª Partida Solidária do IEP – Campanha de Páscoa, nosso objetivo é a arrecadação de caixas de bombom, que serão distribuídas para as crianças carentes da Comunidade Pantarolla e outras.
• Data: 01 de abril (Sábado)
• Horário: 09h às 15h
• Local: Associação dos Engenheiros do DER/PR
.
• 09h00: Recepção
• 09h30: Futebol
• 11h30: Confraternização
• 14h00: Sorteio de brindes
Ingresso: 3 caixas de bombom (entregar no dia do evento).
Engenharia e Arquitetura de mãos dadas em prol dos mais carentes. Afinal “Nenhum de nós é melhor do que todos juntos”!
VAGAS LIMITADAS!
.
Clique AQUI, faça sua inscrição e participe!
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística, realizou, no dia 28 de março, às 19h00, a Palestra “Novidades no Sistema Ferroviário Brasileiro” no formato híbrido, sendo presencialmente no Centro de Eventos do IEP e virtualmente via Zoom.
O tema foi apresentado por Sergio Misse que é Engenheiro Civil, pela Universidade Federal do Espirito Santo (1968), com especialização em Estradas, pela UFES (1969), Master of Science (M.Sc.) Transport (1972) – University of California – Berkeley, USA. Atuando no ramo de Engenharia Consultiva no setor de transportes (1977-2023), em empresas públicas e privadas. Iniciou como estagiário na Companhia Vale do Rio Doce (CRVD), atuou com engenheiro residente EFVM, engenheiro de estudos e projetos, assessor técnico na superintendência, gerente de custos e controle orçamentário, chefe do setor de custos, coordenação do programa de racionalização de apropriação de Custos da EFVM. Coordenador de projetos na Rio Doce Engenharia e Planejamento. Diretor técnico (1977/1987) e (1992/2002). Diretor presidente (2003 até a presente data), com direção, coordenação e/ou participação em diversos projetos e estudos ferroviários executados pela ENEFER Consultoria, Projetos Ltda. Presidente do DETRO/RJ – Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (1988/1990), Diretor Geral do DNTF – Departamento Nacional de Transportes Ferroviários (1990/1992), Exerceu a presidência de diversos conselhos de administração de companhias ligadas ao transporte ferroviário tais como: CBTU, TRENSURB, AGEF, Membro do Conselho de Administração da RFFSA, coordenador da comissão criada pelo Ministro da Infraestrutura para estudar a privatização dos serviços ferroviários no país. Secretário de Estado da Educação do Espirito Santo (2002). Destaca-se também as atividades didáticas: Professor Conferencista da cadeira de Análise de Sistema de Transporte Ferroviário e Superestrutura ferroviária no Programa de Pós Graduação em Transportes no IME – Instituto Militar de Engenharia – 1979/1994. Coordenador Geral do Programa Específico de Treinamento na Área de transportes, com ênfase no subsetor Ferroviário para o BNDE – 1980. Orientador das Teses de Mestrado: Estudo Intermodal do Transporte de Carga em um Corredor-Aplicação no Macro Eixo Rio de Janeiro – São Paulo – IME – 1979; Transporte de Produtos Químicos no Eixo Nordeste – Centro-Sul – IME – 1980; Dimensionamento da Superestrutura Ferroviária e da Camada Final de Terraplenagem – Coorientador / IME – 1984.
Professor Conferencista e Paraninfo do 1º curso de Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária do Brasil, na UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, com o patrocínio da CVRD – Cia Vale do Rio Doce, em 1989; Professor Conferencista das cadeiras de Análise do Transporte Ferroviário e Sistemas de Custos Ferroviários, no Curso de Pós-Graduação em Logística e Comércio Internacional, na UVV-Centro Universitário Vila Velha, Campus de Vitória, ES, desde 1994 até a presente data; Professor Conferencista das cadeiras de Análise do Transporte Ferroviário e Sistemas de Custos Ferroviários, no Curso de Pós-Graduação, na UFF – Universidade Federal Fluminense, desde 2008.
Participante dos principais congressos e conferências sobre Transportes, no Brasil e no exterior, destacando-se: Congresso internacional de Transportes Públicos – UITP – 1988; Congresso Nacional da ANTP; III e IV Internacional Heavy Haul Railway Conferences Vancouver, Canada e Brisbane, Austrália – 1986 e 1989; The Fifth National Conference on Light Rail transit (LRT). San José, California, USA – 1988; Encontro sobre Desenvolvimento Tecnológico no Setor Ferroviário – FEPASA, apresentando trabalho – 1986;
Participante e Conferencista em reuniões de comissões ferroviárias da ABNT 22nd World Congress – IRU International Road Transport Union World Railways Congress -Washington D.C.- USA – 1991; 1ª Conferência Nacional para Integração e Desenvolvimento do Transporte – CNT’92 – Brasília – 1992; Membro do Conselho Consultivo da Confederação Nacional dos Transportes – CNT.
.
Assista ao evento abaixo ou pelo canal do IEP no Youtube:
.