Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná, onde já ocupou o cargo de Chefe do Departamento de Construção Civil, trabalhando intensamente no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, com várias teses e dissertações defendidas e com pesquisas nas áreas de desenvolvimento de novos materiais, sustentabilidade da cadeia produtiva do concreto, reações expansivas e patologia do concreto, bem como segurança de barragens. Participou de mais de 30 projetos de geração de energia, em mais de dez projetos de avaliação de segurança de barragens, e foi Diretor de Desenvolvimento de Negócios e engenheiro civil consultor da Companhia Paranaense de Energia.

Tem atuado principalmente no desenvolvimento de empreendimentos hidráulicos e na questão Segurança de Barragem. Foi coordenador de três pós-graduações strictu senso em segurança de barragens, cada uma com 480 horas. Fez parte por dois anos do Grupo de Trabalho Barragens do CONFEA. Foi presidente do Instituto Brasileiro do Concreto, onde atualmente é Conselheiro. Foi vice-presidente do Comitê Brasileiro de Barragens CBDB, sendo atualmente conselheiro e coordenador da Comissão de Barragens de Concreto e Conselheiro, sendo, ainda, representante do Brasil no Committe on Concrete Dams do ICOLD – International Commission on Large Dams. Foi coordenador geral do Laboratório de Materiais e Estruturas e Diretor do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC. Administrativamente foi Presidente do Conselho de Administração das Centrais Elétricas do Rio Jordão – Elejor. Foi presidente da Paraná Gás, empresa com participação da Copel que tem por finalidade a exploração e produção de gás natural no estado do Paraná. Faz parte do Conselho Editorial da Revista Espaço Energia. É membro da Academia Paranaense de Engenharia.

Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Projetos de Grandes Estruturas, Sustentabilidade da Construção e Tecnologia do Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, barragens, segurança de barragens, ccr, laboratório de concreto e caracterização. Principais projetos de energia: -Projeto Executivo da UHE Pedra do Cavalo, pela CNEC -Projeto Executivo da Pitinga I, para a CNEC -Vertedouro Complementar da UHE Caconde, pela GH Engenharia -Projeto Executivo da UHE Segredo, pela CNEC e pela Proensi -Projeto Básico da Derivação do Rio Jordão, pela Proensi -Projeto Executivo da Derivação do Rio Jordão, pela Copel -Coordenação e engenharia do proprietário da UHE Caxias, pela Copel -Projeto de Viabilidade das Usinas Telêmaco Borba, Mauá, São Jerônimo, pela Copel -Coordenação do Projeto da UHE São Jerônimo, pelo Consórcio São Jerônimo -Desenvolvimento dos projetos das usinas de Santa Clara e Fundão, para a Copel -Engenharia do Proprietário e acompanhamento do Board de Consultores do Projeto Executivo e Construção da UHE Mauá, para a Copel -Engenharia do Proprietário da UHE Colíder, para a Copel -Desenvolvimento da PCH Bela Vista, para a COPEL -Avaliação e projeto de viabilidade das futuras usinas dos rios Piquiri e Chopim. -Avaliação da Segurança das Barragens de Vossoroca, São Jorge, Pitangui, Guaricana, Derivação do Jordão, Caxias, Foz do Areia, Capivari-Cachoeira, Salto do Meio, Campos Novos, Mauá, Machadinho, Lajeado, Santo Antonio do Jari e Cachoeira Caldeirão.

• Data: 07/11/2022 (segunda)
• Horário: 19h00
• Local: Centro de Eventos do IEP / YouTube

Clique aqui e inscreva-se neste evento!

Clique aqui e confira a programação completa da 28ª Semana de Engenharia.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná e Adega Franco promovem no dia 27 de outubro, às 19h00, no 15º andar do IEP, Degustação de Vinhos Cabernet Sauvignon dos 5 Continentes.

A degustação terá apresentação do Sommelier Paul Tudgay sobre Vinhos de Israel, Macedônia, Estados Unidos, Israel, Espanha, Chile e Brasil.

• Data: 27 de outubro (quinta)
• Horário: 19h00
• Local: 15º andar do IEP

Vagas Limitadas!

Adesão:
• Associado / Dependente: R$ 90,00
• Não Associado: R$ 128,00

Adesões via WhatsApp: (41) 98527-2640

De 07 a 12 de novembro acontecerá a 28ª Edição da Semana da Engenharia (SE). São 6 dias de intensa programação, sendo realizadas visitas técnicas e palestras com profissionais renomados em suas áreas de atuação, que debaterão temas de interesse acadêmico e profissional.

O evento acontecerá de forma híbrida, sendo realizados eventos presenciais e com transmissão ao vivo via YouTube.

A Semana da Engenharia, realizada anualmente, é uma oportunidade de confraternização e aprimoramento no cenário profissional, mobilizando praticamente todos os setores produtivos e contando com palestrantes de renome nacional e internacional, expositores da iniciativa privada e setor público, além de importantes instituições de ensino vinculadas às diversas áreas da engenharia, arquitetura e agronomia.

Confira a Programação do Evento:
.

07 de novembro (segunda-feira)

19h00: Palestra Magna de Abertura “Novas Abordagens de Segurança em Empreendimentos de Infraestrutura”.

20h00: Coquetel de Abertura

.

08 de novembro (terça-feira)

08h00 às 17h30: IV Encontro de Engenharia Química do Paraná – EEQP e 1o Workshop da ACV e Economia Circular.

19h00 às 20h30: Smart Cities “Como Destravar e Impulsionar Projetos de Smart City”.

.

09 de novembro (quarta-feira)

09h00: Visita Técnica ao Lactec

19h00 às 21h00: Geotecnologias Aplicadas a Gestão Territorial

.

10 de novembro (quinta-feira)

09h00 (ESGOTADO): Evento Técnico sobre Aplicações de vidros nas Construções – Visita Técnica Cebrace

14h00 às 17h30: Seminário Panorama Atual do ESG

19h00 às 21h00: O Escopo de Contratação do PDUI na Região Metropolitana

.

11 de novembro (sexta-feira)

19h00 às 21h00: Seminário Paranaense sobre Ensino de Engenharia

.

12 de novembro (sábado)

19h00: Encerramento da Semana
Homenagem Engenheiro do Ano / In Memoriam / Concurso de Fotografia

20h00 (ESGOTADO): Jantar Dançante com a animação da Banda Anauê

É possível melhorar a vida de todos nas cidades ao redor do planeta?

Este questionamento motivou a ONU a instituir o Dia Mundial do Habitat, em 1986. Dez anos depois, a UIA – União Internacional dos Arquitetos, alterou a data do Dia Mundial da Arquitetura, que era comemorado no 1º de julho, para a primeira segunda-feira de outubro, coincidindo com celebração do Dia do Habitat.

Assim, em um único dia, temais importantes podem ser discutidos na busca da garantia de espaços urbanos adequados para todos, em cidades cada vez mais sustentáveis e livres de carbono.  

O movimento internacional conhecido como Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o objetivo de ampliar a conscientização para o controle do câncer de mama – o tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná abraça esta causa, destacando a importância de garantir maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento para contribuir com a redução da mortalidade.

Além disso, pequenas ações ajudam na proteção do câncer de mama, como:

• Manter o peso corporal saudável;

• Ser fisicamente ativa;

• Evitar bebidas alcoólicas;

Importante saber também que qualquer caroço na mama em mulheres com mais de 50 anos deve ser investigado. Em mulheres mais jovens, qualquer caroço deve ser investigado se persistir por mais de um ciclo menstrual.

Fonte das Informações: Instituto Nacional do Câncer – INCA

Pensando sempre no custo-benefício do associado, o Instituto de Engenharia do Paraná firmou convênio com a Duo Light & Design. Empresa com mais de 8 anos de experiência em vendas e projetos em iluminação, a arquiteta Anna Paula Amaral, a frente de sua equipe na Duo Light & Design, desenvolve soluções práticas em iluminação de ambientes internos e externos com qualidade e estilo.

Além de ótima infraestrutura e atendimento, os associados terão descontos exclusivos, 10% a 20% em peças do Showroom e até 13% em produtos da linha técnica.

Entre no site e confira: www.duolight.com.br.


Clique aqui para conferir este e todos os outros convênios exclusivos para os associados ao IEP!

O Instituto de Engenharia do Paraná apoia o CURSO PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS, que será realizado presencialmente nos dias 14 e 15 de outubro, pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná.

Associados do IEP tem desconto, clique aqui, entre e confira!

IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, através Câmara Técnica de Arquitetura e Urbanismo, realizará no dia 04 de outubro, às 18h30, o Evento a “ARQUITETURA CONTRA O CRIME”, no formato híbrido, presencialmente Centro de Eventos do IEP e virtualmente via Zoom.

No evento serão abordados os temas:

ARQUITETURA CONTRA O CRIME NO SÉCULO  XXI COM O CORONEL ROBERSON LUIZ BONDARUK

Coronel da Reserva da PMPR, Ex-Comandante-Geral PMPR;  Consultor, palestrante e escritor.

Atua há 40 anos na área de segurança pública e privada; Formado pela Academia do Guatupê (1983); Formado em Direito pela PUC/PR (2004); Especialista em estratégias de segurança pública pela APMG/UFPR ( 2006); Autor de 22 publicações sobre segurança; Premiado em Paris 2006: Prêmio Hermé de Inovation : Design contra o crime.

E

MANIFESTAÇÕES ESPACIAIS PELA PERCEPÇÃO DO MEDO DA VIOLÊNCIA URBANA EM CURITIBA com Anderson Chagas

Arquiteto e Urbanista graduado pela PUCPR, especialista em História da Arte pela Escola de Belas Artes do Paraná, mestre em Gestão Urbana pela PUCPR. Docente na UFPR entre 2008 e 2009 e desde 2015 na PUCPR com as disciplinas de Representação Gráfica, Projeto Arquitetônico e Arquitetura de Interiores. Atua no desenvolvimento de projetos de edifícios e projeto de interiores residenciais, coorporativos e de hotelaria.

• Data: 04/10 (terça-feira)
• Horário: 18h30
• Local: Centro de Eventos / Zoom

Importante: CLIQUE AQUI e faça sua inscrição para receber os dados de acesso.

Participe!

Instituto de Engenharia do Paraná e CREA-PR – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, no dia 14 de outubro, realizam o Ciclo de Eventos Técnicos de Aperfeiçoamento Profissional, e no segundo da série, apresentam o tema “Recuperação Ambiental” oferecido pela Copel na cidade de Pinhão Paraná.

Saída de Curitiba às 06h30, almoço às 12h00, a Palestra seguida da Visita terá início às 13h30, retorno à Curitiba às 17h00, com previsão de chegada às 21h30. As vagas são limitadas e exclusivas para associados, o associado que se inscrever e não justificar a ausência, até no máximo o dia 07/10 ficará impedido de participar das próximas três visitas técnicas realizadas pelo IEP.

• Data: 14/10 (sexta-feira)
• Horário de Saída de Curitiba: 06h30 (manhã)

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO!


IMPORTANTE: A participação está condicionada a confirmação, que será enviada pelo e-mail: [email protected] para o e-mail informado no formulário de inscrição.

Aguarde a confirmação de sua participação!

O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, torna público que, até 28 de outubro de 2022, estarão abertas as inscrições referentes à concessão de prêmios para o 15º CONCURSO FOTOGRÁFICO “ENGENHARIA NO BRASIL”, visando valorizar a importância desse segmento para a sociedade.

Confira o Regulamento e Participe!

• Regulamento

• Ficha de Inscrição