Jorge Samek, 67 anos, regressa à vida política como candidato a vice de Requião governador do Paraná depois de 20 anos dedicados à gestão pública, especialmente, à Itaipu Binacional como diretor-geral por 14 anos. “É preciso colocar de novo o Brasil e o Paraná no trilho do desenvolvimento com justiça social. Para isso, é fundamental a retomada dos programas de Lula e Requião visando um Estado mais igualitário”, destaca.

Em Itaipu Binacional, no período de 2003 a 2017, Samek modernizou a hidrelétrica; criou o Parque Tecnológico de Itaipu; implantou programa de equidade de gênero; promoveu o turismo e o desenvolvimento regional de 55 municípios do oeste do Paraná; articulou a criação da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana); investiu em energias renováveis e em mobilidade elétrica. Sua gestão foi premiada pela ONU Mulheres, em 2013, por sua política de empoderamento e, em 2015, o programa “Cultivando Água Boa” de Itaipu foi considerado pela ONU como a melhor gestão de recursos hídricos do mundo.

A parceria de Samek e Requião é de longa data. Ainda em 1986, quando Requião assumiu a prefeitura de Curitiba e Samek foi Secretário de Abastecimento, eles implantaram uma política pioneira de segurança alimentar através do Mercadão Popular. Sucesso na capital paranaense, as unidades do Mercadão se tornaram referência na venda de produtos da cesta básica para a população menos favorecida. Na mesma época, presidiu a CEASA-PR.

Natural de Foz do Iguaçu, Samek é engenheiro agrônomo formado pela UFPR. Iniciou sua atuação política na Universidade, onde foi presidente de centro acadêmico. No decorrer, participou da diretoria da Associação de Engenheiros Agrônomos e em 1983, teve seu primeiro cargo público como chefe de gabinete na Secretaria de Estado de Agricultura do governo de José Richa.

CURRÍCULO
Fernando Azevedo (53). Engenheiro Eletricista e Mestre em Sistemas de Potência (UFPR). Pós graduado em Planejamento e Gestão de Negócios (FAE). Engenheiro de Segurança do Trabalho (ESTÁCIO). Técnico industrial de telecomunicações (IFPR) e eletrotécnica (PAROBÉ). Perito (IBAPE-SP).
Prestou serviço militar na FAB. Atuou em projetos de pesquisa da ANEEL. Trabalha na Copel desde 1993, foi técnico e depois engenheiro. É microempreendedor. Presta trabalho voluntário na ABRH-PR. Sócio do SENGE e IEP-PR.

COMPROMISSOS
COPEL pública e eficiente;
Redução dos preços dos serviços públicos (energia, água, esgoto e internet);
Defender direitos dos trabalhadores, microempreendedores, educação e ensino técnico;
Proteção e direitos das crianças, mulheres, negros e idosos;
Acesso à cultura, aposentadoria digna, assistência social e saúde pública;
Combater a corrupção e aumentar os mecanismos de transparência;
Defesa do meio-ambiente e do patrimônio público;

PROJETOS
Ampliação dos polos tecnológicos e investimentos em tecnologia IOT;
Desenvolvimento e financiamento de mini-máquinas para a agricultura;
Redução da tarifa do transporte público e gratuito para estudantes;
Expansão de produção e oferta de energia;
Incentivo a instalação de Minifontes de energia solar, eólica e hidráulica;
Microbolsas de estudo e estágio pagos pelo governo;
Geração de empregos no setor elétrico;
Universalização do acesso à Internet e Internet Grátis;
Inovação e Melhorias na Educação Pública;
Transporte ferroviário – FERROESTE Participativa;
Incubadora de empreendedores sociais;
Integrar a Copel ao braço energético da Petrobrás;
Ressaneamento do centro de Curitiba;
Acessibilidade e rotas acessíveis nas cidades – Projeto Ricardo Mesquita;

Uma data marcante em nossa história está fazendo 200 anos.

Em 7 de setembro de 1822 o Brasil conquistava a sua independência e dava um passo fundamental para se consolidar como nação.

Hoje, mais do que celebrarmos, devemos usar esta data como inspiração para novas realizações, na construção constante de um país cada dia melhor!

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, através da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento, promoveu a Live com o tema “Mudanças Climáticas: Impactos sobre a Sociedade e o Meio Ambiente no Mundo e no Brasil”.

Falou o Geólogo Juarês José Aumond, graduado em geologia pela UFRGS Mestre em geografia pela UFSC Doutor em Engenharia Civil pela UFSC.

Têm publicado uma centena de artigos científicos e capítulos em livros, revistas, congressos e simpósios nacionais e internacionais.

Têm realizado palestras no Brasil, no Marrocos e com Portugal ajudou na organização, do Intercâmbio Internacional de Cooperação entre FURB e Instituto Politécnico de Leiria.

No Marrocos (África) participou no encontro da Comissão Tripartite Brasil-França-Marrocos no Programa Bilateral África-Brazil-France “Climate Changes: Past, Presente na Future – Trend Variability and Impacts” onde realizou a palestra “Mudanças Climáticas no Vale do Itajaí: passado, presente e futuro”.

Atualmente é professor da FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau no Mestrado de Engenharia Ambiental e no Doutorado em Desenvolvimento Regional onde leciona as disciplinas Meio Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento, Planejamento Urbano e Recuperação de Áreas Degradadas.

É pesquisador do Paleoclima e vem estudando e desenvolvendo projetos sobre os impactos das Mudanças Climáticas sobre a sociedade.

Assista ao IEP Live abaixo ou pelo Canal do IEP no YouTube:

IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio das Câmaras Técnicas de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento, Arquitetura e Urbanismo e Cartografia, Geociências e Geotecnologias, realizará no dia 22 de setembro, a Palestra “Calçadas de Curitiba: Programa Caminhar Melhor”. O evento será presencial no Centro de Eventos do IEP.

O tema será apresentado por Celia Regina Bim, Arquiteta e Urbanista formada pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica do Paraná; Especialização em Gestão Técnica do Meio Urbano – GTU, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1994; Metodologia de Ensino Superior e Tecnologias de Ensino, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1994; Gestão para Resultados no Setor Público, pela Fundação Getúlio Vargas, em 1999; Treinamento através de estágio no Governo da Província de Nara, Japão “Study of Japan’s Urban Planning”, Local Government Officials Training Program in Japan, através da CLAIR – Council of Local Authorities for International Relations em 2001 a 2002; Administração Pública, Ciências Sociais Aplicadas pelo Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia e Faculdade Educacional de Araucária em 2009; MBA em Gestão, Educação e Planejamento Ambiental pelas Faculdades SPEI, em 2010.

Trabalha no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano – IPPUC desde 1987, tendo assumido função de Coordenação de projetos por diversas vezes, Diretora de Planejamento, Diretora de Implantação e atualmente Diretora de Projetos. Pelo IPPUC elaborou diversos estudos e projetos, entre eles Jardim Botânico e Rua 24 Horas com o Arquiteto Abrão Assad e hoje faz parte da equipe dos projetos de Transporte do Eixo Leste/Oeste e do Programa de Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba.

• Data: 22/09/2022 (quinta)
• Horário: 19h00
• Local: Centro de Eventos IEP

Importante: CLIQUE AQUI e faça sua inscrição para receber os dados de acesso.

Participe!

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, em comemoração ao dia do Engenheiro Químico, com o apoio da AEQP Associação dos Engenheiros Químicos do Paraná, realizará no dia 20 de setembro às 19h00, a Live “Renda Adicional na Agroindústria – Aproveitamento Ótimo de Resíduos Agroindustriais e Outros – Economia Verde e Sustentabilidade”. O Evento é uma promoção da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Química.

O tema será apresentado por Cláudio Peluso de Oliveira, Engº. Químico – UFRJ, M. Sc.; Especialista em Gestão da Sustentabilidade, Lüneburg Universität; e em Gestão da Biodiversidade, ENBT/JBRJ.

Experiência em desenvolvimento de projetos sustentáveis em energias renováveis e aproveitamento de resíduos.

Exposição internacional, tendo residido e trabalhado na França, Holanda e Hungria.

Atuação como executivo em grandes empresas internacionais.

Especialista em desenvolvimento de projetos; avaliação técnico-econômica; implementação e posta em marcha.

Atuando como consultor e engenheiro integrador.

• Data: 20/09 (terça)
• Horário: 19h00
• Local: Zoom

Importante: CLIQUE AQUI e faça sua inscrição para receber os dados de acesso.

Participe!

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, realizará no dia 12 de setembro, às 19h00, com o apoio do Movimento Pró-Paraná, a LIVE com o tema “Viajando pela Cultura (Parte 35): Um circuito por vinhedos em Portugal.

Falará o Engenheiro Mecânico Pedro Jose Steiner Neto, graduado pela UFPR em 1979; Mestre em Engineering Management (1983) Flórida Institute of Technology; Doutor em Administração pela USP(1998); Pos-Doutor em Processos Decisórios pela ULisboa (2014). Atuou no Banco Bamerindus de 1973 a 1998; Professor titular da UFPR (1980-2014); Conselheiro de Administração Curitiba SA (2002-2011); Diretor Superintendente da FUNPAR(2009-2011); Presidente do Conselho de Administração da COOPESF – Cooperativa de Crédito (2018).

• Data: 12/09/2022 (Segunda)
• Horário: 19h00
• Local: Zoom

Clique AQUI para entrar na sala da Live!

O Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Eng. Nelson Luiz Gomez, entrega, hoje, dia 02/09, as sugestões de propostas de Estado para o Paraná, ao Candidato à Vice-Governador, Jorge Samek.

Confira a foto!

O Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Eng. Nelson Luiz Gomez, fez a entrega hoje, dia 02/09, das sugestões de propostas de Estado para o Paraná, ao Candidato à Governador, Joni Correa.

Confira a foto!

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná e Adega Franco promoveram, no último dia 01 de setembro, às 19h00, no 15º andar do IEP, a Degustação de Vinhos Espanhóis.

A degustação foi apresentada pelo Sommelier Guilherme Balbino.

Confira abaixo, algumas imagens do evento: