O Primeiro Grupamento de Bombeiros implantou o Serviço Remoto de Atendimento ao Público disponibilizado aos cidadãos por meio dos aplicativos de mensagens instantâneas WhatsApp e Telegram.
Criado com o objetivo de proporcionar maior agilidade e comodidade tanto para o cidadão quanto para a instituição, o atendimento remoto se apresenta como uma alternativa eficaz por meio da qual as principais demandas dos cidadãos são atendidas de maneira instantânea.
O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP promove o Curso de Negociação para Engenheiros, com o Engenheiro Civil, Empresário e Consultor Sady Pezzi, Experiência em empresas de diversos portes e segmentos, nas áreas de engenharia civil, comercial e marketing, na gestão de projetos de grande escopo, no planejamento estratégico (BSC), no acompanhamento e implementação de projetos de qualidade (ISO-9000 / 2000, Serviço Total, Quality Care, Ford Mobility), reposicionamento mercadológico, no treinamento e desenvolvimento de equipes de alta performance. Empreendedor. Conselheiro Editorial na área de Administração da Editora Juruá, Conselheiro Editorial da Ithala Editora, Parecerista do EAD Universidade Positivo. Co-autor do Livro Gestão de Marketing para Organizações do Terceiro Setor. Diversos artigos publicados em Revistas e Jornais. Professor de Pós-graduação da disciplina Força de Vendas, Comportamento do Consumidor, Pesquisa e Análise de Mercado, Gestão de Marketing, Marketing Social, Geomarketing e Inteligência Competitiva na Universidade Positivo, UNINTER, EBS, ESIC, FAE, Instituto Euvaldo Lodi e PUC-PR. Consultor de Gestão para o Grupo NIPONSUL-HONDA, Cooperativa Integrada, Cooperativa Coamo, Cooperativa Frisia-Batavo, TIM, CNH, Autotrac , ALL ,Cooperativa Nova Produtiva , Formighieri Pisos e Decks, Premier IT , Formobili e Fundação Museu do Futuro .Membro do Instituto de Engenharia do Paraná , Membro da Associação Comercial do Paraná , Membro do CREA-PR. Experiência em diversos segmentos .
Curso:
Negociação é um processo de tomada de decisão entre partes interdependentes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos (Neale, citado por Chiavenato);
Baseada nesta definição percebemos ser pertinente dentro do escopo de conhecimento que o engenheiro saiba negociar de forma eficiente, oportunizando o alcance de seus objetivos.
Objetivo:
O curso de formação executiva em negociação para engenheiros, desenvolverá as habilidades desta metodologia através de uma visão inovadora, que não se limita a métodos e técnicas , mas a vivência e atividades práticas , estudos de caso sempre orientando ao entendimento da negociação como um processos de diversas dimensões distintas , com olhares voltados a construção de acordos , ponto fundamental da negociação específica para exatas .
Programa:
1-Otimizando a Qualidade de Análises e Decisões – 04 horas
2-Mind Reset – Reconstruindo Modelos Mentais – 04 horas
3-Métodos e Técnicas para Otimizar Resultados – 04 horas
4-Negociação em Situações Complexas – 04 horas
• Datas: 02, 03, 04 e 05 de Agosto
• Horário: 18h30 às 22h30
• Local: IEP – 11° andar – Sala 01
Investimento:
• Associado: R$ 600,00
• Não Associado: R$ 800,00
Inscrição pelo e-mail: [email protected] ou presencial no setor de eventos do IEP – 2°andar.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná realizará mais uma Palestra Internacional com o tema “Construção do 3D da Coimbra Medieval”, uma promoção da Câmara Técnica de Arquitetura e Urbanismo, no dia 28 de junho às 18h30, via Zoom.
Na oportunidade falarão os seguintes palestrantes:
Isabel Anjinho, Arquiteta e engenheira civil com pós-graduação em “Recuperação e Valorização de Conjuntos e Edifícios Históricos”. Mestre em História da Arte, foi investigadora bolseira da FCT. Trabalha nas suas próprias empresas de arquitetura, engenharia e intervenção na área patrimonial: “Jorge Anjinho, AEGP” e “IdemIbidem”. Colaborou na organização de eventos culturais: comissariado da “Exposição dos 70 anos do Diário de Coimbra” (2000), comissariado das comemorações dos “900 Anos de Almedina” – União de Freguesias de Coimbra (2019-2020), colaboração na exposição “Coimbra e a Água dos primórdios até meados do séc. XIX” – Museu da Água de Coimbra (2019). Autora do livro “Fortificação de Coimbra, das origens à modernidade”, coautora do “Modelo 3D de Coimbra Medieval”.
Rúben Vilas Boas, mestrado Integrado em Arquitetura, Universidade de Coimbra (2011), com tese “A Rua Larga de Coimbra, das origens à atualidade”. Trabalhou como arquiteto em Portugal, China e Índia, antes de se estabelecer, em 2019, em Nainamo, no Canadá. Como arquiteto estagiário em Raymond de Beeld Architect Inc., explora a realidade da profissão num país com uma indústria da construção diferente, com a madeira como frequente elemento estrutural, e com códigos de construção e eficiência energética bastante exigentes. A experiência profissional em outros locais foi bastante enriquecedora em termos profissionais, pessoais e culturais. Desenvolve desde 2018, em conjunto com Isabel Anjinho, a reconstituição da cidade de Coimbra em tempos medievais, fruto de interesses comuns, refletidos na sua tese de mestrado e na obra de Isabel Anjinho “Fortificação de Coimbra – das origens à modernidade”.
• Data: 28/06 (terça)
• Horário: 18h30
• Local: Zoom
Importante: CLIQUE AQUI e faça sua inscrição para receber os dados de acesso.
Participe!
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, realizará no dia 22 de junho, a Palestra “Cidades do Futuro e os Desafios para a Engenharia”, uma promoção da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística. O evento acontecerá no formato híbrido, podendo ser assistido presencialmente no Centro de Eventos do IEP, ou virtualmente pelo Zoom.
O tema será abordado por Silvio Barros, Engenheiro civil pela Universidade Estadual de Maringá. Foi Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná. Atua como consultor e palestrante na área de sustentabilidade e de Governança Colaborativa através da empresa Solução Consultoria. Trabalhou 15 anos na Amazônia com desenvolvimento de produtos e destinos de turismo sustentável, tento atuado nesta área em vários estados do Brasil. Foi secretário de estado de Turismo no Amazonas e no Paraná. Foi prefeito de Maringá por duas gestões quando implementou uma inovadora parceria com a sociedade civil organizada no planejamento futuro e na administração da cidade.
• Data: 22/06/2022 (quarta-feira)
• Horário: 19h00
• Local: Centro de Eventos do IEP / Zoom
Importante: CLIQUE AQUI e faça sua inscrição para receber os dados de acesso.
Participe!
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – parabeniza hoje os Engenheiros Mecânicos pela passagem do seu dia.
A escolha data está relacionada ao nascimento do industrial Delmiro Gouveia (5 de junho de 1863), que construiu a segunda hidrelétrica do Brasil e também fundou a Companhia Agro Fabril Mercantil, a primeira na América do Sul a fabricar linhas para costura e fios para malharia.
O dia de hoje marca o trabalho do profissional desta área da engenharia responsável por projetar, construir e testar dispositivos mecânicos e maquinários. E que merece os nossos parabéns!
Hoje comemoramos o dia de um profissional que prepara o terreno para receber grandes obras, realizando com competência e precisão ações como levantamento, medição, divisão e demarcação de áreas.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – parabeniza hoje todos os Engenheiros Agrimensores.
O presidente do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, Nelson Luiz Gomez, recebeu a visita no último dia 31 de maio de 2022, do Ex-Prefeito de Guarapuava e Pré-candidato ao Governo do Paraná, Cesar Silvestri Filho.
O Instituto de Engenharia do Paraná realizou o CAFÉ DA MANHÃ com o Engenheiro Eduardo Sciarra, que falou sobre sua “Experiência de Vida”.
Eduardo Francisco Sciarra, é nascido em Londrina-PR e mora em Curitiba-PR, formado em Engenharia Civil pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). é empresário dos setores de parques, atrações turísticas, entretenimento, energia e construção civil, de 1977 até o presente momento. Exerceu cargo eletivo na Câmara Federal (2003- 2014), sendo o autor da lei que criou, em 2010, a figura do Micro Empreendedor individual (MEI). Foi Secretário de Estado da Indústria e Comércio do Paraná (1998-2002) e Secretario Chefe da Casa Civil do Governo do Estado (2015-2016). Participou dos seguintes conselhos de administração: Cohapar (2019-2020); Sanepar (2015-2018); e Ferroeste de (1998-2002). Foi membro do Conselho do SEBRAE / PR entre 1998 e 2002. Na Fomento Paraná participou do Conselho de Administração (2000-2002) e do Conselho Fiscal de (2019 até 29/04/2021). Participa do Conselho de Administração da Sanepar desde 2020.
Com relação às empresas administradas, individualmente, é proprietário da empresa EFS Consultoria Empresarial, que atua na prestação de serviços de consultoria e assessoria nos temas de desenvolvimento: empresarial, econômico, infraestrutura, engenharia de planejamento, apoio organizacional e relações institucionais. Por meio de procuração administra a Holding familiar GS Participações Ltda, que detém participações acionárias em companhias operacionais turísticas como: Soul Parques S/A, Cataratas do Iguaçu S/A (Parque Nacional do Iguaçu, Marco das 3 Fronteiras, Eco Noronha, Paineiras Corcovado, AquaRio e BioParque), além da operação comercial de geração de energia renovável – CER Energia – Companhia de Energias Renováveis, com foco em parques eólicos e solares fotovoltaicos no Estado da Bahia, e em Pequenas Centrais Hidrelétricas-PCHs nos Estados do Paraná e Mato Grosso.
Assista ao evento do Café da Manhã abaixo ou pelo Canal do IEP no YouTube:
Confira algumas imagens do Evento:




O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, a Secretaria Municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, a ASSOMEC – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba e Pró-Metrópole realizam o 1º ENCONTRO METROPOLITANO DE GESTORES DE MEIO AMBIENTE, que acontecerá no dia 30 de junho de 2022, das 8h00 às 16h00 no Centro de Eventos do IEP.
O evento que será híbrido, é uma promoção da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento.
Confirma a Programação:
8:00 RECEPÇÃO/CAFÉ
8:30 ABERTURA
• Diretor da Secretaria para o Desenvolvimento da RMC e Cerimonialista do Evento – Luiz Ribeiro (currículo)
• Diretor Executivo da ASSOMEC – Neco Prado (currículo)
• Vice-prefeito de Curitiba e presidente do PRÓ-METRÓPOLE – Eduardo Pimentel Slaviero (currículo)
• Secretário Municipal para o Desenvolvimento da RMC – Leverci Silveira (currículo)
• Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná – Engº Eletricista Nelson Gomez (currículo)
09:00 ESCOLA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Marilza Dias (SMMA-CURITIBA) (currículo)
09:20 PARQUES URBANOS – Ana Carolina Brito (INSTITUTO ÁGUA E TERRA) (currículo)
09:40 PSA DE PIRAQUARA – Ana Giordani (P.M. PIRAQUARA) (currículo)
10:00 ASPECTOS AMBIENTAIS DO PDUI – Gilson dos Santos (COMEC) (currículo)
10:20 COMPENSAÇÃO DA RESERVA LEGAL – Johnny Flores de França (ENGBIO) (currículo)
10:40 POTENCIAL CONSTRUTIVO DAS RPPNMs – Alessandro Panassolo (APAVE) (currículo)
11:00 DEBATE / MODERADOR – Antonio Borges dos Reis (IEP-SEDRMC) (currículo)
11:50 / 13:30 INTERVALO PARA ALMOÇO
13:30 PROJETO SOLAR – Adriane Nunes Ferreira (AMBIENS) (currículo)
13:50 PGRS DIGITAL – José Carlos de Farias (GESTÃO BRASIL) (currículo)
14:10 LOGÍSTICA REVERSA DO ISOPOR – Tatiane Soares (A RIQUEZA DOS RESÍDUOS) (currículo)
14:30 RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL – Fernando Bunn (Engº.Amb. QUATRO BARRAS) (currículo)
14:50 PLANEJAMENTO INTEGRADO DE SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM ÁREAS CONURBADAS – Fernando Salino Cortes (AMBIENGE) (currículo)
15:10 DEBATE/ MODERADOR – Eng. Rodrigo Pasqual (Diretor Técnico IEP) (currículo)
16:00 ENCERRAMENTO
Importante: CLIQUE AQUI e faça sua inscrição para receber os dados de acesso.
Participe!
O Engenheiro Civil Joel Krüger, Presidente licenciado do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e pré-candidato a deputado federal, esteve neste sábado (28), no Bar da Amizade do IEP, para um bate-papo descontraído.
O Bar da Amizade do IEP, é realizado todos os sábados das 11h30 às 14h00, salgadinhos por conta do IEP, bebidas a preço de custo para os associados. Venha construir novas amizades e praticar networking!

