É com grande pesar que o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, comunica o falecimento do Associado Remido e Conselheiro Titular do Conselho Deliberativo do IEP, Engenheiro Eletricista HARRY KORMAN que faleceu na data de hoje, 23 de fevereiro de 2022, aos 81 anos, em Curitiba.
O velório ocorre na data de hoje, 23/02/2022, na Capela Mortuária do Cemitério Israelita Água Verde e o sepultamento ocorrerá às 16h00min no Cemitério Israelita do Umbará.
Harry Korman era engenheiro mecânico eletricista, formado em 1965 pela Universidade federal de Minas Gerais (UFMG), e Engenheiro de Segurança do Trabalho, formado em 1981 pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). Além desses cursos, tinha graduação em Administração de Empresas pela UFMG (1969), especialização em Engenharia de Segurança pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-1982) e mestrado em Engenharia Elétrica pela UFPR (2003), onde foi professor.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná presta suas condolências à família e aos amigos.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, com o apoio da AEQP Associação dos Engenheiros Químicos do Paraná, realizará no dia 09 de março às 19h00, a Palestra “Propriedades e Aplicações Industriais do Metal Nióbio”. O Evento é uma promoção conjunta da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Química e da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Mecânica.
Falará o Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Angelo Nunes, que possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1991), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP,1997) sendo o trabalho experimental de doutorado realizado integralmente na University of Wisconsin-Madison (EUA) entre ago/1994 e set/1996. Realizou pós-doutorado na Technische Universitat Wien (Viena, Áustria), entre abr/2003 a abr/2004. Realizou estágio sênior em ONERA (Le Centre Français de Recherche Aérospatiale), entre jan/2014 a dez/2014, trabalhando no desenvolvimento de ligas de nióbio para turbinas aeronáuticas.
Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Transformação de Fases, atuando principalmente nos seguintes temas: diagrama de fases, intermetálicos, ligas de metais refratários (Nb, Ta, Mo, W, Re), solidificação, superligas. Já publicou mais de 100 artigos científicos em revistas internacionais indexadas. Já orientou 50 trabalhos entre mestrado e doutorado.
• Data: 09/03/2022 (quarta-feira)
• Horário: 19h00
• Local: Zoom
Importante: CLIQUE AQUI e faça sua inscrição para receber os dados de acesso.
Participe!
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, realizará no dia 15 de março de 2022, com o apoio do Movimento Pró-Paraná, a LIVE com o tema “Viajando pela Cultura (Parte 31): Céus do Brasil”.
Na oportunidade, irá palestrar Márcio Porto, Engenheiro Metalúrgico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo formado em 1982, prestou serviços à Cosipa na área de Coqueria e Aciaria, reorientando posteriormente sua carreira para a Engenharia de Software na área financeira.
Trabalhou no Banco Itaú, onde desenvolveu o sistema de gerenciamento de ativos e passivos e em diversas consultorias de software financeiro, gerenciando projetos em mais de 30 instituições financeiras e desenvolvendo sistemas para gestão de fundos de investimento.
A partir de 1998 passou a especializar-se em risco de mercado com o produto Algorithmics, um líder mundial em soluções para cálculo de risco financeiro. Além de atender a grandes bancos brasileiros, a fundos de pensão e à Bovespa, em 2003 foi gerente de serviços para a Europa do Sul baseado em Madrid e, de 2007 a 2010, foi alocado para gerenciar projetos no Chile, tendo implementado sistemas de cálculo de risco para um banco chileno e para a Bolsa de Santiago.
De 2012 a 2020 trabalhou na IBM, sempre na área de soluções de risco financeiro, e em 2020 passou para a SS&C, empresa multinacional atual detentora da solução Algorithmics. Seu projeto mais significativo no momento é a implementação de um sistema de risco de mercado em tecnologia big data para um grande banco brasileiro.
• Data: 15/03/2022
• Horário: 19h00
• Local: Zoom
Clique AQUI para entrar na sala da Live!
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, com o apoio do Movimento Pró-Paraná, realizou a LIVE com o tema “Viajando pela Cultura (Parte 30): Finlândia”.
Na oportunidade, palestrou o engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, Douglas Moeller Diener com Especialização na Rheinisch – Westfalische Technische Hochschule Aachen – RWTHA – Alemanha – 1975 / 76, Engenheiro de Segurança do Trabalho: PUC-PR / 1992.
Participou de Seminários Internacionais na Alemanha, Chile, Finlândia, Suécia e visitas técnicas internacionais: países acima e China. Já atuou com suas atividades profissionais: na Zanini (Equipamentos Pesados); Votorantim Cimentos; Siemens; Kvaerner (Aker Solution – Metso); Prosegur; DMD Engenharia (sócio proprietário).
Serviços internacionais na Alemanha, Argentina e Angola. Possui Trabalho técnico científico publicado na RWTHA, Alemanha e artigos publicados em veículos de comunicação de Curitiba, PR. Foi Conselheiro da CEEST – Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho – CREA/PR, foi Coordenador da CEEST – CREA/PR e atualmente é coordenador da CEEMM – Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia – CREA/PR. Tem como hobbies viajar entre outros.
Assista ao Viajando pela Cultura abaixo ou pelo Canal do IEP no YouTube:
A Associação Brasileira de Geração Distribuída, juntamente com a Huawei, convida os associados do IEP para participar do RoadShow Huawei Solar que acontecerá em Curitiba nos dias 17 e 18 de fevereiro.
O curso de aprimoramento é gratuito, sendo necessário apenas a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado a uma instituição da cidade.
Link de inscrição: https://www.roadshowhuaweisolar.com.br/
Descontos em escolas de idiomas fazem parte do pacote de benefícios lançados em 2021 aos associados do IEP.
O Goethe-Institut Curitiba está com as matrículas dos Cursos de Alemão de março de 2022 abertas. Este ano festivo marca o cinquentenário de história do Goethe-Institut em Curitiba. Há opções de cursos presenciais e online.
Nos dias 25/02 e 07/03 serão ofertadas duas aulas experimentais gratuitas especialmente aos associados do IEP. Aproveitem para aprimorar seu conhecimento.
Entre em contato através do e-mail: [email protected] ou do telefone: (41) 3262-8244 para saber mais.
Dentre os eventos realizados pelo Instituto, destacam-se as visitas técnicas, e para lançar a programação 2022, será realizada no dia 10 de março, a Visita Técnica às Obras do Contorno Rodoviário na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. As vagas são limitadas e exclusivas para associados, o associado que se inscrever e não justificar a ausência até no máximo o dia 05/03 ficará impedido de participar das próximas três visitas técnicas realizadas pelo IEP.
Confira a programação:
DATA: 10/03/2022
06h00: Saída de Curitiba com transporte fornecido pelo IEP
10h30: Previsão de Chegada à Florianópolis.
11h00: Palestra e Apresentação da Arteris às 11h00
12h00: Intervalo para Almoço (encargo do associado)
13h30: Visitação nas obras (Visita técnica, para conhecimento de estrutura, como Pontes, Obras especiais, morros, Suspensão)
16h30: Retorno à Curitiba
21h00: Previsão de Chegada à Curitiba.
CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO!
IMPORTANTE: As vagas são limitas e exclusivas para associados, participação está condicionada a confirmação que será enviada pelo e-mail: [email protected] para o e-mail informado no formulário de inscrição. Aguarde a confirmação de sua participação!
Você tem interesse em voluntariado e engenharia? Quer usar seus conhecimentos para transformar realidades e não sabe como? Vem conhecer o Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Curitiba!
O ESF Curitiba anuncia a abertura das inscrições do Processo Seletivo 2022/1 abertas com vagas fixas e pontuais nas áreas de comunicação, projetos, gestão de pessoas e jurídico financeiro.
O PS contará com 2 etapas eliminatórias:
1) Preenchimento de formulário de interesse
2) Entrevista dos perfis selecionados
Inscrições no formulário: 07/02 a 01/03
Entrevistas: de 12 a 27/03
Fiquem atentos ao calendário e, para qualquer dúvida, estaremos disponíveis para contato pelo direct.
Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/bMcyDHfZ2ZQEiz8j9
Alunos, professores e profissionais de todas as área podem se inscrever!
Faça parte do nosso time sem fronteiras!
Mais informações: https://www.facebook.com/101968282187306/posts/153042657079868/?d=n
O Instituto de Engenharia do Paraná realizou ontem, no dia 07 de fevereiro de 2022, as 19h00, a comemoração de 96 anos e Posse da Academia Paranaense.
Estiveram presentes, o Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes, o Presidente do Movimento Pro-Paraná, Eng. Marcos Domakoski, além de diretores, conselheiros, ex-presidentes, coordenadores das câmaras técnicas, associados, convidados e amigos.
Como parte da programação, aconteceu o Lançamento do Livro “Memórias sobre a Construção da Estrada de Ferro Central do Paraná.” – autor: Engenheiro Alceu Schneider e o Lançamento do Livro “Criando Valor com Gestão de Projetos” – autor Professor Amaro dos Santos que participou de virtualmente.
No evento foi realizado o Descerramento da foto do Eng. Horácio Hilgenberg Guimarães, que será integrada à galeria dos Ex-Presidentes.
Na Academia Paranaense de Engenharia foram empossados os seus gestores liderados pelo Presidente Horácio Hilgenberg Guimarães e os integrantes dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e da Comissão de Ética, clique aqui e veja a lista completa.
Confiram as fotos do evento:
A declaração de pessoas nas mídias sociais, incluindo um Deputado Federal, no dia 4/2 (sexta-feira), associando o acidente da Linha 6 do Metrô de São Paulo ao trabalho de engenheiras, tem um teor social inaceitável de misoginia.
A Diretoria do Instituto de Engenharia do Paraná que completa 96 anos de existência sempre buscou na diversidade de sexo, cor, etnia, etc, fundar seus alicerces para o desenvolvimento da boa engenharia.
Dentre as engenheiras que participaram desta construção destacamos: a primeira engenheira agrônoma Biruta Dergint Rawicz, formada em 1936, a primeira engenheira civil negra do Brasil Enedina Alves Marques, que honraram a profissão e participaram da formação de engenheiros e das atividades do IEP.
Voltando, as palavras do texto das mídias são um afronta contra TODAS as MULHERES, não somente às engenheiras, mas as profissionais de todas as modalidades (medicina, advocacia, administração, etc). Nessas palavras há cometimento de falta grave contrariando projeto de Lei nº 1960/2021 e aviltando a função das profissionais.
O breve ensaio do Deputado, no último sábado, buscando uma interpretação diversa para as palavras que digitou, não é elemento suficiente para apagar o verdadeiro teor machista das mesmas. É necessário sim, um mea-culpa vigoroso no Plenário da Câmara dos Deputados, bem como de todos àqueles que deram eco a tal discriminação.
Curitiba, 06 de fevereiro de 2022.
Diretoria do IEP













